SEO Off-page: 4 dicas para você aplicar essa estratégia

SEO Off-page: 4 dicas para você aplicar essa estratégia

Ninguém pode ignorar a importância da internet e do marketing digital nos dias de hoje, seja para uso pessoal ou profissional. Um dos maiores exemplos disso são os próprios motores de busca e estratégias como a de SEO Off-page.

De fato, grandes portais de busca como o Google, o Bing, o Yahoo! e Ask Brasil, que estão entre os mais utilizados em nosso país, simplesmente acabaram se tornando uma das maiores vitrines do mundo nos últimos anos e décadas.

Para ter noção disso, basta pesquisar algo como empresa de decoração para restaurantes, que em poucos segundos aparecem milhares de resultados, alguns deles atrelados ao GPS do smartphone para ajudar o cliente a ir até a empresa.

Antes da internet e dos buscadores, era muito mais difícil divulgar uma empresa, assim como os clientes em potencial tinham muito mais trabalho para fazer pesquisas e cotações, ficando bastante limitados a mapas impressos e telefones.

Por isso dizemos que a revolução do marketing digital e da esfera digital como um todo é algo que revolucionou nossas vidas pessoalmente e profissionalmente, pois as duas esferas são igualmente impactadas ao mesmo tempo.

Tanto que alguns serviços podem ser contratados como pessoa jurídica ou pessoa física, a depender do mix de produtos que a empresa tiver e de seu modelo de negócios. Tal como uma empreiteira ou demolidora de casas, por exemplo.

Ela pode atender desde outras organizações, que desejam terceirizar o serviço, a clientes finais que queiram recorrer a essa solução em relação a sua própria casa. Em todo caso, os motores de busca podem ser essenciais para ambos.

No caso da empresa, justamente, ela vai precisar de algo ainda mais eficiente, ao menos se quiser crescer como marca, dialogar com seu público e vencer a concorrência. Aí é que entra o papel de estratégias com a de SEO Off-page, que é um tipo bem específico.

Lembrando que em si mesmo o SEO já é fundamental para qualquer site que queira ter suas páginas bem posicionadas ou bem ranqueadas nas primeiras páginas dos buscadores, como veremos abaixo. Mas o termo Off-page torna a tática ainda mais precisa.

Desse modo, compreendemos como sendo melhor aprofundar este assunto, trazendo aqui não apenas as 4 melhores dicas para você realmente aplicar as estratégias de SEO Off-page, mas também os conceitos que ajudam a compreender esse recurso.

Até porque é muito comum as pessoas entrarem no assunto de maneira genérica e sem se preocupar com a base teórica, tornando quase impossível tirar proveito real do caso. Para evitar isso, também usamos exemplos práticos e concretos.

Um ponto bacana disso tudo é justamente o fato de que atualmente a estratégia já está tão evoluída que pode contribuir para o crescimento digital de qualquer negócio, seja uma indústria ou uma autoescola de bairro que faz regularização cnh.

Disto isto, se o seu interesse mais genuíno e urgente como leitor é entender de uma vez por todas como utilizar os motores de busca ao seu favor, fortalecendo a sua marca e ampliando as vendas e negociações, basta seguir na leitura com a gente.

O que é SEO Off-page e por que utilizar?

Ao falarmos sobre a natureza do SEO Off-page e quais as vantagens e benefícios de aplicá-lo, vemos logo que é preciso explicar do que se trata o próprio SEO, já que ele é a categoria maior na qual a questão do Off-page se insere.

Sigla para Search Engine Optimization (Otimização de Páginas para Motores de Busca), o que esse recurso faz é formatar ou configurar cada página de internet para que ela atenda os algoritmos e parâmetros de um buscador.

Por exemplo, uma página sobre doces para brindes que queira aparecer com destaque quando o cliente buscar esse termo precisa atender alguns requisitos de excelência, sendo os principais deles os seguintes:

  • Precisão da palavra-chave;
  • Responsividade mobile da página;
  • Qualidade do conteúdo original;
  • Qualidade das multimídias;
  • Gestão de links internos e externos.

Aliás, é justamente da gestão de links, também chamada de link building, que entra a questão do Off-page. Basicamente, o que um link interno faz é levar de uma página sobre doces para outra que explica os cuidados a tomar com uma dieta balanceada.

Tudo isso pode ocorrer sem que o leitor saia do mesmo site ou domínio, embora ele mude de página. Já algumas estratégias de link dizem respeito ao que acontece fora do site principal, remetendo a outros domínios ou marcas.

Daí o termo Off-page, uma expressão em inglês para algo como “fora da página”. Isso ocorre justamente porque os grandes motores de busca valorizam muito quando outros sites que já têm autoridade mencionam um terceiro.

O que ocorre é que esse terceiro também ganha em termos de pontuação de SEO, o que acaba por aumentar sua importância e favorecer no SEO, ajudando-o a ganhar destaque em termos de ranqueamento ou posicionamento nas primeiras páginas.

O motivo de utilizar as estratégias Off-page que detalharemos abaixo é justamente o fato de que tem se tornado cada vez mais difícil ganhar um espaço nos grandes buscadores.

Porém, vale muito o esforço, visto que com isso a marca se torna muito mais forte no meio digital, ganhando em termos de autoridade e também em termos práticos, como ao falar sobre captação de leads e novas oportunidades comerciais.

1. O valor do conteúdo

Um ponto fundamental de aplicação da estratégia SEO Off-page é criar conteúdos originais e de qualidade, que realmente possam ser uma referência no seu segmento, a ponto de outras marcas transversais quererem compartilhar.

Logo, se você está sempre a par das novidades sobre curso de manicure, muito provavelmente vai chegar um momento em que uma fabricante de esmalte vai querer fazer algum tipo de parceria digital com você.

Portanto, a origem de tudo foi a qualidade do seu conteúdo, o que também precisa refletir na qualidade de sua solução. Mas o fato é que só vão querer compartilhar o conteúdo se ele for bom em si mesmo.

Então, tenha artigos, e-books, infográficos, vídeos explicativos, áudios que permitam ao visitante ouvir em vez de precisar ler o conteúdo, além de lives, podcasts e todos os demais formatos que possam ajudar seu cliente na pesquisa.

2. Sobre o co-marketing

Além da qualidade do conteúdo, também não adianta criar postagens incríveis e ficar esperando que as grandes marcas façam links com sua página. Pelo contrário, você pode ir ativamente atrás dela e adiantar consideravelmente o esforço.

Hoje em dia, essa estratégia se chama co-marketing, e nada mais é do que um marketing de colaboração, que no fim das contas acaba contribuindo para todas as partes envolvidas.

O maior exemplo é o do guest post, que consiste em criar conteúdos desde o princípio já em parceria com outras marcas, como na área de empresas de motoboy, em que uma firma de moto pode criar em parceria com outra de entrega.

Aqui é que entra a noção de segmento transversal, que é de grande relevância. Afinal, você não pode propor guest post para uma marca que concorre diretamente, mas pode fazer isso se for um nicho transversal, como a fabricante da moto em relação a um entregador.

Novamente, vá além do óbvio, propondo criar não apenas artigos escritos, mas todos os demais formatos e gêneros que mencionamos acima.

3. Promovendo os conteúdos

Outro ponto fundamental que poucos levam em conta é a questão de promover os conteúdos, em vez de simplesmente criar um portfólio variado em termos de formato.

A grande dica para isso é usar o próprio artigo inicial do blog como base para scripts e demais roteiros de criação de conteúdo. O maior exemplo é o das redes sociais, que atendem desde influencers de maquiagem até quem vende bandeja de isopor.

Ao usar essas plataformas para divulgar os links do seu blog, eles próprios crescem em termos de SEO e ranqueamento. Como o link é externo ao próprio site, isso entra na categoria de SEO Off-page.

4. Atenção à parte técnica

Por fim, uma última dica fundamental é prestar muita atenção também na parte técnica. Afinal, dizer que o conteúdo é rei ou que ele importa acima de tudo não significa negligenciar questões como links quebrados e afins.

Por exemplo, se você tem um artigo excelente sobre cursos de doula, certifique-se sempre de que ele está devidamente atualizado e não conta com backlinks quebrados ou duvidosos.

O maior exemplo é o da famosa página de “Erro 404”, que torna a experiência do usuário bastante negativa, diminuindo sua autoridade e enfraquecendo seu SEO Off-page. Logo, também é preciso ficar de olho nessa parte mais técnica.

Considerações finais

Falar em SEO Off-page é o mesmo que falar sobre os grandes motores de busca, portanto, trata-se de algo fundamental para qualquer marca atual.

Com as dicas práticas que demos acima, além das informações essenciais que trouxemos, fica bem mais fácil dominar esse recurso e extrair disso os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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