Como evitar que o mofo apareça em sua casa?

Como evitar que o mofo apareça em sua casa?

Quando se tem uma residência, além dos gastos fixos, como contas de água e luz, devem ser considerados pequenos reparos, como remoção de mofo.

A manutenção de imóveis é considerada a parte mais difícil em se administrar o lar, a boa gestão das contas requer minuciosa atenção no cotidiano.

A contratação de prestadores de serviço especializados em manutenção de imóveis é importante pois com a constância em inspeções é possível evitar o surgimento de problemas que possam prejudicar a estrutura.

Além disso, com a manutenção constante são evitados problemas maiores como o mofo. Para evitar a proliferação de fungos e bactérias, cuidados como a limpeza de carpetes são essenciais.

Isso pois ambientes úmidos e com pouca incidência solar são aliados principais do aumento de bactérias, ácaros e fungos. 

A manifestação destes independe da higiene tendo em vista que basta a combinação da umidade e falta de luz solar em grande frequência para surgirem os primeiros sinais. 

Se engana quem pensa que esse problema precisa receber atenção nas paredes de casa somente, pois o surgimento de mofo pode acontecer em utensílios domésticos, roupas, calçados e embora mais difícil, nas áreas externas de casa.

O cuidado deve ser redobrado para quem possui área externa repleta de umidade em casa, mofo pode ser encontrado também em filtro para piscinas, área de difícil acesso seja para manutenção ou inspeção.

Contar com o apoio de especialistas pode garantir que as áreas de difícil acesso recebam a limpeza e manutenção corretos, proporcionando mais segurança e proteção contra este vilão. Mas, afinal como identificar o mofo e quais os perigos para a saúde?

O que é mofo?

Mofo é o termo que se refere a um conjunto de fungos microscópicos que se acumulam em ambientes úmidos e se manifestam com manchas de diferentes cores como vermelhas, cinzas, azuis e pretas. Sua presença pode indicar problemas mais complexos.

Considerando que o mofo é causado pela umidade em locais fechados, sabemos que se houve o surgimento, sem dúvidas há alguma fonte de umidade em determinado cômodo, para exemplificar. 

Essa umidade pode vir de vazamentos no encanamento, pisos e azulejos mal colocados ou então infiltração pelas paredes de casa. Mesmo o menor dos vazamentos é capaz de comprometer toda a rotina antimofo adotada.

Esse problema afeta não só os imóveis residenciais como também são uma preocupação de empresas grandes e pequenas.

Sabendo que quando tratado no contexto corporativo, pequenos problemas tendem a se multiplicar com facilidade e se tornar um problema maior em pouco espaço de tempo, semelhante ao processo de formação de mofo.

Estes pequenos problemas no final das contas acarretam em prejuízos, e para evitar perdas nesse sentido, muitas empresas buscam realizar com maior frequência a manutenção de escritórios.

Cuidados como a limpeza de piso industrial ajudam na preservação do imóvel, pois evita que possíveis ácaros, bactérias ou fungos se acumulem no local.

Todavia os custos para manter a constância nas manutenções contratadas e inspeções pode ser elevado para famílias e empresas. As últimas por sua vez tem a oportunidade de terceirizar essa atividade.

Com a finalidade de reduzir custos surge a tendência de se ter uma sala comercial compartilhada em condomínios especializados na área. 

Também conhecido como coworking, o compartilhamento de escritórios ajuda na redução de custos.

Essa redução de custos abrange o escopo dos custos em se manter a administração de um escritório. Uma vez terceirizada essa atividade, a empresa tem uma preocupação a menos em sua lista.

A tendência de coworking tem tido crescimento relevante atualmente, com o isolamento social e o aumento da modalidade de teletrabalho, empresas notaram que a necessidade de espaço físico poderia ser apenas esporádica.

Por isso, hoje é possível também encontrar disponível no mercado aluguel de sala comercial por hora, modalidade de baixo custo e responsabilidade para empresas.

Analisando o cenário residencial, no entanto, embora o mercado disponha de condomínios residenciais com boa administração fornecida aos moradores, os cuidados para evitar o surgimento de mofo devem ser majoritariamente dos respectivos moradores.

Como evitar e combater o mofo?

Sabendo que o mofo surge com o excesso de umidade e em locais com pouca iluminação, já temos meio caminho trilhado para combater esse problema que traz tanta dor de cabeça.

Além de estabelecer uma rotina de limpeza não só no imóvel, mas contemplar os utensílios nesse escopo, é importante que haja espaço para circulação de ar como também abrir janelas e portas para permitir a entrada dos raios solares. 

Durante o combate ao mofo muitas pessoas relatam que embora tenham uma rotina estabelecida de limpeza continuam a sofrer constantemente com os ataques de fungos. 

Por isso, é importante saber que bactérias, fungos e ácaros sobrevivem no ar.

Isto é, não adianta higienizar a região afetada por mofo e deixar que essa não tenha acesso a corrente de ar tampouco de luz. Essas ações devem ser combinadas e não isoladas.

De mesmo modo que abrir janelas e portas para permitir a entrada de luz e ar, mas sem higienizar e desinfetar a região afetada não irá solucionar o problema. Pode sim ser uma solução momentânea, mas o mofo novamente retornará.

Como consequência de sua rápida proliferação em questão de horas, os fungos se espalham e dominam todo um cômodo ou objeto. Sendo assim, o combate para seu surgimento exige constância. 

Visando facilitar a rotina de cuidados anti mofo, o mercado hoje conta com múltiplas soluções assertivas em benefício de quem sofre com esse vilão. 

É possível encontrar no mercado pastilhas, sprays e desumidificadores eletrônicos que ajudam no combate ao mofo. Também é possível encontrar objetos que ajudam na administração da entrada e saída de ar e luz, como a persiana automática interna.

Essa automatização de persiana apresenta mais praticidade no cotidiano para a gestão do lar ou escritório, tornando mais simples o combate.

Todavia, nem tudo são flores, em alguns casos, os fungos são resistentes e precisam de produtos mais resistentes e de mão de obra especializada, com isso se for notada qualquer resistência no combate, é indicado buscar ajuda profissional.

Se existe a desconfiança de algum vazamento ou infiltração, recomenda-se buscar serviços de inspeção.

Digamos que um motorista tem sentido diferença em seu veículo, por isso, decidiu realizar a inspeção para averiguar se de fato algo estava acontecendo e evitar acidentes que coloquem sua vida em risco e a de seus passageiros.

Durante a inspeção, foi informado que haveria a necessidade de trocar a embreagem para ônibus, pois a anterior estava desgastada e poderia causar acidentes.

Essa é justamente a importância da inspeção constante, além disso seus benefícios são:

  • Evitar surpresas futuras;
  • Diminuir perdas;
  • Identificar problemas específicos;
  • Trazer soluções assertivas.

Contanto a inspeção tal como a manutenção constante são essenciais durante o combate do mofo.

Ajuda especializada para soluções desafiadoras

Lidar com problemas em um imóvel é uma tarefa desafiadora, algo que tira o sono dos responsáveis pela administração de uma residência ou empresa.

Isso pois, muitas vezes o problema funciona como um iceberg, ou seja, embora possamos ver a manifestação de que algo está errado a raiz desse problema pode ser muito maior do que aquilo que é visualizado por olhos comuns.

A perspectiva de um especialista além de trazer rapidez no diagnóstico, na maioria das vezes vem com a solução correta. Isso pode ser aplicado a diferentes cenários.

Considerando uma estudante de arquitetura, que recebeu uma maquete como trabalho na faculdade e necessita fazer o molde para acrescentar à sua tarefa. Essa tentou por diversas formas fazer o molde sozinha, mas sem sucesso.

No entanto, ao entrar em contato com uma empresa de injeção de plástico, o molde foi rapidamente feito, seguindo os parâmetros desejados e orientados para a construção da maquete.

Sem dúvidas a ajuda profissional é primordial para se obter resultados satisfatórios quando identificamos um problema desafiador. Isso se aplica também no combate aos fungos. 

Considerações finais

Conforme observado, o mofo é uma questão a ser enfrentada na maioria dos imóveis, não discriminando por cor, tamanho ou atividades exercidas ali.

Certamente que determinadas atividades em um imóvel contribuem para o seu surgimento, mas se os cuidados forem tomados, o mofo será apenas um pequeno incômodo e de fácil solução.

Portanto, o ideal é que os cuidados sejam tomados de forma prévia a manifestação de possível infestação. Assim, além de ser mais fácil manter a rotina dos cuidados, não existirá tanta complexidade para lidar.

Todavia o surgimento do problema não significa o fim do mundo, pois com dedicação no combate do mofo ou com o apoio profissional se necessário, certamente será apenas um período relativamente curto sob a infestação.

Por fim é importante ressaltar os cuidados: manter o local arejado, abrir portas e janelas para entrar luz, higienizar e desinfetar o imóvel, para então evitar a infestação não só de fungos, como ácaros e bactérias. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.