05 dicas para otimizar seu site e converter leads

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Ainda muito popular desde que foi inventado, ter um site pode ser algo que acaba contribuindo para ganhar uma notoriedade dentro da internet, especialmente, se tratando do mercado e suas transformações digitais.

Embora a internet tenha chegado alguns anos antes, mas funcionando como uma comunicação apenas entre empresas, ganhou ainda mais força na sociedade por volta da década de 90, mesmo período em que os sites foram inventados.

Tendo sua base com o www, sigla para World Wide Web ou rede mundial de computadores, as plataformas que surgiram posteriormente a partir desse modelo de página passaram a ser procuradas cada vez mais, podendo ser:

  • Blog;
  • Site institucional;
  • Loja virtual;
  • Portais.

O que levou a muitos serviços que anteriormente eram feitos de modo presencial como um aluguel de gerador pequeno, podendo ser feito de modo virtual e com isso, abrangendo ainda mais o número de consumidores para uma empresa.

A popularização da internet conforme os anos foram passando e o avanço da tecnologia com dispositivos que poderiam acessá-la, acabou também ocasionando em um aumento na procura por sites.

Sejam usuários que estão em busca de algo como também as empresas procurando se estabilizarem no mundo online conforme as transformações foram ocorrendo, com isso, o marketing digital passou a integrar os sites como um modelo para conquistar leads. 

Tanto os pequenos empreendimentos de locação de futebol de sabão como as grandes empresas, os sites começaram a ser otimizados para que não apenas fossem um local de visita, mas também, uma fórmula para as empresas conquistarem mais clientes.

Podendo ser iniciado de forma simples e sendo personalizado aos poucos, de acordo com as possibilidades das plataformas ou o orçamento da empresa, ter um site dentro de um mercado é um ponto essencial em meio a tecnologia presente na sociedade.  

A importância e as vantagens de uma empresa ter um site

Com boa parte de produtos e serviços podendo serem encontrados online, desde um bico aspersor para torre de resfriamento até um serviço de instalação de televisão nas paredes, as empresas que possuem site acabam conquistando bons pontos no seu nicho. 

Isso porque a presença online proporciona benefícios, tanto para a empresa que ter um site como também para o consumidor que mesmo que a compra não seja feita virtualmente, poderá utilizar a página como uma pesquisa antes de adentrar o funil de vendas. 

Outra importância, que também é uma vantagem para quem utiliza esse recurso, está em torno das possibilidades de acesso, sendo possíveis em qualquer horário que o usuário desejar.

Por exemplo, se um cliente comprar em um site de uma loja virtual um disco de desbaste para esmerilhadeira fora do horário comercial, os procedimentos da página irão operar normalmente, desde a compra até a confirmação de pagamento. 

Ter um site também proporciona uma credibilidade dentro do mercado, de modo que pode até mesmo fazê-lo ser encontrado em plataformas de busca quando o usuário digitar uma palavra-chave ou termos relacionados ao que o site oferece em seus conteúdos. 

Ganhando assim, pontos com o consumidor porque demonstra um entendimento no campo que a empresa atua, gerando assim, uma movimentação do mercado com a concorrência, que passará a buscar meios para se destacar entre os consumidores do nicho. 

Outro ponto importante dentro do site está nos resultados que ele retorna para o negócio, que ao investir um montante para uma boa plataforma ou para o design da página, acaba valorizando o site da empresa, sendo ele de conteúdo ou institucional. 

Ocasionando assim, em um aumento no número de vendas por conta da condução que o usuário passa ter pelas páginas, que podem até mesmo estarem interligadas por meio de links que, ao serem clicados, encaminham para outros conteúdos. 

O que permite uma fidelização ainda maior dos consumidores quando se há um site, e com esse relacionamento que é estabelecido, ter um site é um investimento que é benéfico para a empresa que o utilizar. 

Dicas de como otimizar para converter leads

Se uma empresa de toldo policarbonato fume já possui um site mas ainda sim, quer aprimorá-lo para trazer ainda mais resultados para o negócio, um bom modo para isso é buscar dicas para realizar essa ação. 

01. Práticas de UI e UX

O visual de um site é um dos primeiros pontos que chamam a atenção do usuário, por isso, a interface do usuário, também conhecida como UI, e a experiência que ele pode ter, UX, devem ser de modo que as taxas de conversão possam aumentar. 

Desde a acessibilidade até o desempenho do site acabam também se enquadrando nestas práticas e, por isso, quanto melhor fluído estiver durante a navegação entre os conteúdos de esquadrias de alumínio, melhor será para a empresa converter o lead. 

02. Marketing de conteúdo

Um dos principais meios para atrair consumidores e novos leads para os sites é por meio do marketing de conteúdo. 

Postado majoritariamente em blogs, o marketing de conteúdo é um formato que permite à empresa emergir o consumidor, ainda mais no assunto do qual o produto ou o serviço está relacionado, podendo dar dicas de como usar e como ter uma maior manutenção.

Personalizado de acordo com orçamento, objetivos e nicho do qual a empresa tem, o marketing de conteúdo é um dos motivos que fazem a fidelização com os consumidores ocorrerem de forma mais fácil e duradoura.

Do mesmo modo que através dele, é possível que os consumidores compartilhem em suas redes sociais ou divulguem para amigos e familiares o que a empresa oferece, aumentando ainda mais sua cartela de consumidores. 

Por isso, criar um site que tenha marketing de conteúdo sobre PPRA de padaria, por exemplo, é um meio para que a empresa possa se destacar entre a concorrência e ganhar ainda mais notoriedade dentro do segmento mercadológico que atua. 

Principalmente, se a página contar com estratégias de SEO, que otimizam os motores de busca para que, ao serem digitadas as palavras-chaves em uma página de buscas, possam aparecer em boas posições dentro do ranking. 

Com um site com marketing de conteúdos, é possível criar anúncios e utilizá-los no formato pago, assim como, conteúdos para que possam ter acesso de forma orgânica, sendo um modo para que a empresa personalize de acordo com as suas metas. 

03. Boa velocidade

Um dos pontos importantes dentro de um site é a velocidade para carregar conteúdos que a página irá ter, sendo que, quanto melhor for a velocidade para abrir imagens, reproduzir vídeos ou passar de uma sessão para a outra, melhor será para a empresa.

Isso porque carregamentos lentos de site acabam afastando os usuários que desistem de esperar a abertura da aba em que clicaram, por isso, é importante que a página esteja em sintonia com a tecnologia de velocidade de internet e processadores para os clientes. 

04. Disponibilidade em aparelhos móveis

Com a modernidade cada vez mais constante, os aparelhos móveis ganharam um grande espaço dentro da sociedade que cada vez está mais adepta aos tablets e aos smartphones que se conectam em qualquer lugar na internet. 

Sendo possível solicitar uma cópia de chave codificada, por exemplo, para uma empresa através dos celulares e tablets, criar um site e configurar para que eles possam ser abertos nestes dispositivos é um ponto positivo para a empresa.

Que demonstra estar cada vez mais por dentro das modernidades e pretendendo incluir seus clientes que estão pelo computador, ou que navegam pelo celular em uma rotina movimentada. 

Algumas plataformas podem oferecer leves mudanças entre um formato de site para computadores e para celulares, por isso, é importante se certificar de que funcionará perfeitamente em ambos os casos.

05. Realizar testes e observar feedbacks

Dentro das plataformas de sites, é possível que alguns testes possam ser realizados como um modo de descobrir quais são as melhores opções para atrair o consumidor.

Por isso, após ser lançado um conteúdo ou alguma novidade dentro do site, é importante que os feedbacks dos consumidores sejam observados para ter uma base do que deve ser mantido e o que deve ser melhorado.

Pelos feedbacks também é possível saber se ocorreu algum erro ou os pontos positivos dentro de uma estratégia que a empresa elaborou, colaborando para que as metas e os objetivos possam ser cumpridos. 

Considerações finais

Sendo assim, ter um bom site e atualizá-lo, proporciona bons resultados para as empresas que investirem nesta modalidade de marketing digital. 

Sendo um sucesso desde que foi inventado e popularizado, diferentes modelos de site surgiram ao longo dos anos. 

Para os empreendimentos que criam um site, seja uma loja virtual, blog ou até mesmo um site institucional, acabam ganhando uma importância dentro do seu segmento devido a credibilidade que a página passa para os seus consumidores. 

Se a empresa já tiver uma página, otimizá-la para que os resultados sejam ainda melhores é importante e com isso, os benefícios logo serão notados, como um aumento no número de tráfego na página como também, mais clientes e mais vendas. 

Portanto, a criação de um site contribui para uma efetivação ainda maior na conversão de leads, que por estarem no começo do funil de vendas, uma simples página pode proporcionar um início de relacionamento entre empresa e consumidor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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