Não tenho tempo.

A gente pensa nessa questão o tempo todo e acaba tendo que achar um jeito de aumentar nossa produtividade diária, certo?

Afinal, como muitas pessoas, imagino que você muitas vezes pense que não está administrando bem o seu tempo. E isso é normal. O excesso de informação e a quantidade de atividades que temos que fazer nos desgastam e sentimos cada vez mais que o dia não é produtivo.

O tempo parece curto, mas vale a pena. E se soubermos como administrá-lo adequadamente, podemos nos beneficiar muito com isso. Uma forma de organizar o seu dia a dia é usar o Excel ao seu favor, portanto faça  Cursos Online de Excel.

No entanto, se você se sente cansado e nada parece possível, continue lendo o artigo. Descubra 14 dicas para aumentar sua produtividade diária em sua vida profissional e pessoal e aprenda a administrar melhor seu tempo.

1. Faça um plano para o dia anterior

Se você não está acostumado a escrever suas tarefas para o dia seguinte, comece a escrever. Escreva um diário, um pequeno caderno e anote tudo o que você precisa fazer no dia seguinte na agenda do seu celular.

Desta forma, fica mais fácil visualizar as tarefas, executá-las da melhor forma e também evita que você se desorganize ou se esqueça de algo importante.

2. Medite

Meditar alguns minutos por dia é bom para sua saúde mental e ajuda a manter o foco. A meditação é recomendada por muitos especialistas e não ajuda apenas nisso.

Os benefícios são diversos, tais como: redução do estresse, ajuda na organização, combate à depressão, contribuição para o sono, melhora da memória e cognição, entre outros.

Aqueles que procuram melhorar sua produtividade no trabalho ou em um ambiente pessoal devem praticar este hábito. Afinal, focar no trabalho é essencial.

Se você ainda não sabe meditar ou fazer yoga, faça  Cursos Online, e aprenda essa técnica milenar.

3. Atribuir missão

Ninguém pode dominar o mundo. Infelizmente, essa é a verdade.

Portanto, não tente fazer tudo sozinho. Isso o deixará mais exausto e no final as chances de você se sair bem no que deseja são muito pequenas.

Se a atividade ou compromisso não tem importância e demora muito, dê a outra pessoa ou livre-se dele.

4. Faça a coisa mais importante primeiro

Determine o que você precisa fazer em termos de importância. Escolha as atividades mais importantes, faça-as primeiro e depois passe para as menos importantes.

No final do dia ou da jornada de trabalho, você não sentirá que está correndo contra o tempo, porque o mais importante já foi feito. Simplifique o máximo possível.

5. Diga não

Não assumir as tarefas de outras pessoas pode prejudicá-lo. Dizer não também envolve desistir de algumas coisas que amamos, mas que não nos ajudam em nada ou, pior, elas atrapalham. Mudar hábitos tóxicos também é necessário para ser eficaz.

Não se sinta culpado por abandonar uma aula que não o beneficiou ou por uma reunião semanal com amigos que durou horas. Eventualmente, você descobrirá que valerá a pena.

6. Fique focado

Multitarefa é extremamente prejudicial porque no final você gastará sua energia em muitas coisas e não obterá nada de bom. Concentre-se em uma atividade de cada vez.

Desempenhe uma tarefa de forma brilhante e você descobrirá que tem sido produtivo e que sua energia foi usada corretamente.

7. Exercício

O exercício é uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade pessoal. O exercício ajuda a manter o foco e alerta, tem muitos benefícios para a sua saúde física e mental.

8. Não tente ser perfeito

O perfeccionismo pode atrasar muitas outras tarefas na lista de prioridades. Às vezes, feito é melhor do que perfeito.

Muitas atividades e tarefas realizadas, mesmo que imperfeitas, continuam a ser eficazes se bem executadas. Portanto, busque a excelência, mas não se preocupe em ser perfeito.

9. Durma bem

O sono de má qualidade pode afetar o desempenho durante o dia. Portanto, tente ter uma boa noite de sono e tente obter as horas de que seu corpo precisa.

Lembre-se de que uma pessoa descansada produz e pensa melhor.

10. Ouvir Música

Ouvir música pode ajudá-lo a estudar, relaxar, aumentar sua produtividade e até estimular sua criatividade. Se você sentir necessidade de se concentrar, escolha as músicas ideais para ajudá-lo a se concentrar melhor e realizar o que deseja ou precisa.

Por exemplo, quem precisa aumentar a produtividade em pesquisas pode tentar ouvir música clássica ou sons de um ambiente relaxante.

11. Evite interrupções

Este truque é provavelmente o mais difícil de colocar em prática. Afinal, somos sempre interrompidos, pessoalmente ou por e-mail e aplicativos para celular.

Por favor, sempre tente responder aos e-mails e mensagens somente uma vez!

Outro problema é a interrupção pessoal. Isso costuma acontecer no trabalho. Muitas vezes somos interrompidos por colegas por motivos sem importância.

Depois disso, demoramos algum tempo para nos concentrarmos no que estávamos fazendo. Se isso acontecer com frequência, tente deixar claro que você não deseja ser interrompido.

12. Definir metas diárias

Definir metas diárias pode ajudá-lo a determinar se o seu dia é produtivo. Portanto, antes de ir para a cama e escrever o que fazer no dia seguinte, estabeleça também algumas pequenas metas para o dia, como ler um certo número de páginas, aprender novas palavras, etc.

13. Evite Multidões

Você sabe quando amigos se encontram em determinado horário, seja na faculdade ou no trabalho? Pode ser divertido às vezes, mas o tempo será perdido.

Você não precisa ser a pessoa “anti-social” na equipe, mas pode deixar claro que tem muito trabalho a fazer. Com o tempo, seus colegas entenderão e respeitarão sua posição.

14. Torne o seu tempo útil

Todos nós temos momentos em que não produzimos nada, seja assistir TV, pegar o ônibus, almoçar ou trabalhar, seja o que for. Esses tempos podem parecer curtos, mas se você somá-los ao longo do dia, descobrirá que mais horas foram “perdidas” nesses momentos.

Portanto, aproveite a oportunidade para aprender algo novo, aprender um idioma, ler ou ouvir um podcast sobre tópicos específicos em seu tempo livre. Portanto, torne este momento cada vez mais útil para você!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.