5 automações comerciais que todo comércio deveria experimentar

5 automações comerciais que todo comércio deveria experimentar

O termo automação comercial tem se tornado cada vez mais presente em nosso cotidiano, e não é para menos, afinal, cá entre nós, ser gestor comercial de uma loja não é uma tarefa fácil e contar com boas ferramentas pode deixar o cotidiano muito mais dinâmico, produtivo e otimizado. 

Dentre as atividades diárias, é preciso gerenciar a parte financeira com o fluxo de caixa, o estoque, cuidar da contabilidade, do marketing digital e até mesmo do setor de vendas, entre diversas outras ações, o que acaba sobrecarregando a gestão e fazendo com que as tarefas se tornem até certo ponto, complicadas para serem executadas. 

Realizar todos esses processos de forma manual, pode fazer com que a demanda atrase, e toda a engrenagem do seu negócio fique preso como um exaustor centrífugo quebrado, então é claro que, nada melhor do que procurar soluções que otimizem essas ações, e entre elas a principal é justamente as automações comerciais. 

O sistema de automação comercial deve preencher as necessidades do seu negócio, e o software deve ser completo a ponto de te ajudar em praticamente todas as partes comerciais. 

Se você está procurando contar com o auxílio da tecnologia em sua loja, no texto de hoje separamos 5 automações comerciais que todo comércio deveria experimentar e aplicar em suas atividades, bora conferir quais são? Então vamos lá!

CRM

Customer Relationship Management, também apelidado de CRM, é um software de gestão comercial que tem como principal foco, o gerenciamento de relacionamento com o cliente, acompanhando por completo o trabalho dos seus vendedores além de ter como foco, os consumidores de um negócio. 

Essa é uma automação que possui opções gratuitas e pagas dentro do mercado, sendo considerada imprescindível para todo comércio já que ele tem como principal foco o armazenamento de dados e o gerenciamento de vendas. 

Status das propostas comerciais, desempenho da equipe de vendas, relatório de clientes inativos e ativos, histórico dos consumidores, status das metas a serem batidas, andamento das vendas e follow-up e agenda dos vendedores. 

Todas essas informações podem ser consultadas e averiguadas por um CRM, que ainda tem a vantagem de funcionar em nuvem.

ERP

Enterprise Resource Planning ou ERP, é outra automação comercial focada para todos os setores do seu comércio, fazendo com que as diferentes áreas não fiquem mais bagunçadas como se tivesse batido tudo em uma batedeira industrial, gerando organização e integrando todos os processos por meio da automatização. 

Desta forma, não só a parte comercial é atendida, mas também os setores financeiros, de estoque, administrativo e por aí vai. 

É possível construir um fluxo único de informações sobre os mais diferentes segmentos, o que facilita dentro do cotidiano da loja e faz com que ela possa controlar tudo que engloba o seu comércio em um só local, interligado com o CRM, o ERP ainda ajuda no crescimento em praticamente todos os âmbitos de um comércio. 

B.I

Business Intelligence, ou inteligência dos negócios é um sistema completo funcionando na automação comercial principalmente quando falamos de coleta, tratamento e análise de dados, tanto na parte interna quanto na parte externa de um comércio. 

Através deste sistema de automação, você consegue ter mais insights sobre o mercado, o que te ajuda a tomar decisões assertivas e faz com que o seu comércio adote uma abordagem  mais relevante até mesmo se antecipando a potenciais problemas. 

Desta forma, é possível atender demandas e modificar posicionamentos de acordo com as suas necessidades, o B.I é considerado o braço direito do CRM, assim como uma esteira transportadora para o estoquista. 

Workflow

O Workflow se trata de uma automação comercial mais voltada para o público interno de um comércio, auxiliando a troca de informações, insights e a comunicação geral que ocorre em uma loja, colaborando para o complemento entre os vendedores e demais funcionários. 

Com ele, é possível compartilhar dados e manter um diálogo mais direto, onde cada um terá sua própria responsabilidade e prazo, mas também tornando o trabalho mais colaborativo, identificando falhas e atuando em um processo mais completo. 

As diferentes áreas se juntam e se conectam em um só local, executando suas tarefas de forma muito mais organizada e produtiva, o que ajuda no desenvolvimento geral do comércio. 

Automação de marketing

Todo mundo sabe que para uma loja conseguir bons resultados é preciso que o marketing dela esteja em dia, sendo assim, a automação de marketing aparece como a última e uma das mais importantes.

É preciso procurar sistemas que forneçam um fluxo inteligente de envio de mensagens, nutrição de leads, prospecção contínua de clientes, e por aí vai, isso ajuda a manter a produtividade, e faz com que o diálogo esteja sempre estabelecido e a constância seja a marca registrada da sua loja. 

Quanto mais você trabalhar com a automação em suas campanhas de marketing comercial, mais as pessoas se lembraram sobre sua marca, e até mesmo a cor de seus rótulos adesivos , aumentando o número de suas vendas, atraindo novos clientes, fidelizando consumidores e encurtando o fechamento de negócios. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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