5 dicas para empreendedores iniciantes

5 dicas para empreendedores iniciantes

Abrir uma nova empresa é uma tarefa empolgante e, ao mesmo tempo, complicada, empreender no Brasil não é nada simples devido à alta burocracia e dificuldades econômicas no país, porém, mesmo assim, foi registrada uma alta de 19,8% na abertura de novos negócios durante o ano de 2021, o que significa que as pessoas estão cada vez mais sendo donos de suas próprias empresas. 

Mas, é claro que para concretizar o sonho de se tornar um empreendedor, é preciso muito mais do que uma boa ideia escrita no papel, é necessário ter determinação e encarar vários desafios, principalmente nos primeiros anos, já que de acordo com o IBGE, 25% das empresas fecham antes do seu primeiro ano de vida, enquanto 48%  antes dos seus três anos, e cá entre nós, ninguém quer estar no meio dessas estatísticas, certo?

Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados, calçar sua Bota de Segurança e adotar algumas medidas cautelosas e eficazes, os resultados não vão vir da noite para o dia, então a paciência e o planejamento podem ser a chave para o sucesso. 

Se você quer ajuda para começar seu empreendimento com o pé direito então fique de olho no texto de hoje, nós separamos 5 dicas para empreendedores iniciantes que vão te ajudar na sua jornada, bora conferir? Vamos lá!

  1. Estude e conheça muito bem o seu mercado em geral

A nossa primeira dica fica por conta do conhecimento, assim que você abrir o seu negócio e até mesmo antes de realizar essa ação, é fundamental que você conheça extremamente bem, sobre todo esse universo no qual está sendo inserido, sendo assim, a análise do mercado é crucial. 

Muitos empreendedores começam um empreendimento apenas por afinidade ou oportunidade, mas não conhecem o seu público-alvo, seus concorrentes, os seus produtos, serviços, como se encaixar e nenhum outro fator. 

Essa falta de conhecimento prejudica o desempenho, então antes de qualquer coisa, procure estudar muito, veja alguns detalhes como: quem é o seu público, as grandes marcas, como você pode estar inserido ali. Conheça muito bem antes de qualquer coisa.

  1. Saiba administrar bem suas finanças

A maioria das empresas que fecham suas portas acabam tendo problemas justamente financeiros ou relacionados a gestão de sua marca, por melhor que você seja naquilo que se propõe, se não tiver uma boa administração dificilmente alcançará o sucesso. 

Saiba administrar bem as suas finanças, tenha uma boa equipe de contabilidade para te auxiliar, entenda os limites de gastos, faturamento, fluxo de caixa e outros termos importantes para o andamento do seu negócio, não pense só em lucrar, mas também em pagar contas e manter o funcionamento da sua empresa, se atente a cada detalhe, desde gastos pesados com infraestrutura até o valor gasto para a compra da Impressora fiscal

  1. Monte um ótimo plano de negócios

É simplesmente impossível fazer sucesso sem ter um bom planejamento, concorda? Para que você consiga ser eficaz é preciso validar um modelo de negócios robusto e sólido, com tudo aquilo que você pensa para a sua nova empresa, desde os seus objetivos e metas, até mesmo o seu funcionamento. 

Coloque todos os detalhes para que a sua empresa seja funcional, identifique sua execução e todos os pontos que vão compor a sua jornada, seja criterioso e monte um plano realmente eficaz, lembre-se um bom planejamento pode ser a chave para o sucesso. 

  1. Se especialize e tenha profissionais competentes ao seu lado

Por mais que você tenha uma ideia brilhante e dê os primeiros passos sozinho, dificilmente vai conseguir alcançar o sucesso sem ter alguém ao seu lado para te ajudar, então é sempre importante contar com profissionais competentes, seja na posição de sócios ou colaboradores, o importante sempre é ter um time qualificado e que esteja disposto assim como você a alcançar o sucesso. 

Mas além de boas companhias também é preciso garantir a sua parte, então procure sempre se especializar, nunca pare de estudar principalmente sobre empreendedorismo, a sua Luminária De Emergência deve estar sempre ligada para novos ensinamentos, tanto do seu segmento quanto administrativas que todo empreendedor deve saber. 

  1. Administre seu tempo e separe o pessoal do profissional

Outro problema comum que ocorre em várias novas empresas é porque muitas pessoas acabam não separando o pessoal do profissional, isso faz com que o empreendedor fique perdido e até mesmo muito sobrecarregado, o que resulta em um ambiente e desempenho ruins. 

Procure saber administrar seu tempo, o empreendimento vai demandar esforço, então se prepare para isso, mas também busque ter um bom período de descanso, e é claro, quando sair da empresa, procure colocar o botão no “off”, se desligue um pouco, e separe o lado pessoal e profissional, principalmente na parte financeira, por mais que pareça que tem um Eletroimã puxando sua imaginação para o trabalho, tente separar e sua mente ficará mais tranquila para o próximo dia.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.