5 ferramentas de gerenciamento que todo empreendedor deve conhecer 

06/23/2021 Por companiaweb

Realizar o gerenciamento de todas as áreas de uma empresa, independentemente do tamanho do seu negócio, é uma tarefa delicada que exige atenção e pode se tornar bastante complicada, especialmente conforme ela vai crescendo.

Ao mesmo tempo, uma boa organização é capaz de representar o crescimento das vendas, a consolidação da imagem no mercado, uma estruturação estratégica mais eficiente, a diminuição de riscos e uma maior assertividade em previsões financeiras.

Por isso, conhecer métodos que possibilitem um gerenciamento mais facilitado e efetivo é fundamental para todos os micro e pequenos negócios.

Importância de uma boa gestão

Atualmente, com o avanço da tecnologia e o aumento da competitividade no mercado, o uso de ferramentas de gestão se tornou essencial para garantir a organização das empresas e para realizar estratégias de crescimento mais realistas e constantes.

Uma boa gestão garante a fluidez dos processos, rotinas mais bem definidas, a manutenção de equipes mais produtivas, além de propiciar o planejamento financeiro e a identificação de falhas nos processos e setores que precisam ser desenvolvidos.

Essas ações mais efetivas são capazes de gerar benefícios que são sentidos em todos os setores do negócio, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Geração de melhores resultados;
  • Melhora na competitividade da empresa;
  • Minimização de vulnerabilidades;
  • Finanças mais estáveis.

5 ferramentas que facilitam a gerência do seu negócio

Gerir o setor financeiro, a produção dos produtos, o setor de vendas, o marketing, publicidade, comunicação e etc., pode ser exaustivo e desafiador. 

Por isso, é preciso conhecer as ferramentas digitais que facilitam e otimizam o controle e a organização de todas essas áreas.

  1. Sistema de gestão

Os softwares de gerenciamento, como o CRM (gestão de relacionamento com o cliente) ou o ERP (sistema de gestão integrado), são ferramentas fundamentais para unificar dados e processos, automatizar procedimentos, digitalizar documentos e facilitar toda a operação.

Por meio de plataformas mais simplificadas, intuitivas e personalizáveis, as empresas conseguem monitorar o desempenho dos processos, organizar o setor financeiro com dados mais precisos e minimizar erros individuais.

Os melhores sistemas de CRM e ERP salvam os arquivos na nuvem, o que garante a segurança dos dados e a conveniência do acesso facilitado, são mais econômicos e dispensam a necessidade de técnicos ou de instalações de maquinário específicos.

  1. Comunicação

A comunicação com os consumidores e entre a própria equipe é fundamental para garantir um bom relacionamento, bem como a melhoria dos processos e vendas. Por isso, o uso de ferramentas que facilitem o diálogo é essencial para um bom gerenciamento.

As plataformas mais utilizadas costumam ser o Skype, Google Hangouts, Facebook Messenger e os chats disponibilizados pelas redes sociais, como o Instagram ou o Twitter.

  1. Prontuário digital

A tecnologia para gerir as empresas chegou até mesmo nos escritórios odontológicos e médicos.

O prontuário digital é uma forma de armazenar digitalmente todas as informações relativas ao paciente em um software digital que pode ser acessado por qualquer dispositivo eletrônico.

Ele permite que o médico acesse exames, prescrições médicas, anotações, datas de consultas e procedimentos, mais intuitivamente e em pouco tempo. Isso evita a realização de novas anotações em todas as consultas e otimiza os atendimentos.

As informações também são guardadas na nuvem e podem ser acessadas, caso solicitado, pelo próprio paciente ou responsável legal, bem como outros profissionais, principalmente em quadros que demandem acompanhamento multiprofissional.  

  1. Planejamento estratégico

Os softwares de planejamento estratégico facilitam a realização de pesquisa de mercado, ajudam na análise de dados (oferecendo reproduções gráficas de desempenho e relatórios automáticos) e ainda possibilita a elaboração de metas mais alcançáveis.

Além disso, é possível delimitar as características da persona da sua empresa e potencializar os resultados das ações de marketing e publicidade.

  1. Gestão de tarefas

Além de definir bem as tarefas que precisam ser desempenhadas, o gestor precisa garantir que o tempo está sendo bem aproveitado, com maior foco nas atividades importantes e rentáveis.

Deste modo, o uso de ferramentas de controle e organização de tarefas é fundamental para a geração de melhores resultados e o aumento da produtividade, sendo que os softwares no modelo kanban se destacam 

Isso porque elas disponibilizam as tarefas pendentes em forma de checklist, que podem ser transferidas e demarcadas conforme a sua prioridade e a sua conclusão. Além disso, elas podem ser compartilhadas por um setor e ainda mandam notificações por e-mail.

Além dessas ferramentas, existe uma infinidade de opções de softwares e aplicativos que podem ajudar a organizar os processos e as seções da sua empresa, garantindo a melhoria do desempenho e a unificação dos procedimentos.

É importante manter-se atualizado com essas tecnologias, pois elas são cruciais para o crescimento do negócio e o aumento dos lucros, otimizando todos os processos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.