5 melhores práticas para marketing omnichannel em 2022

marketing omnichannel

Se você está atrás das melhores práticas para marketing omnichannel em 2022, com certeza você está no lugar certo.

Nesta lista você vai aprender todas 5 principais práticas do marketing digital utilizadas pelas maiores agências de marketing do Brasil para realmente dominar o marketing digital.

Aqui estão cinco práticas recomendadas para ajudá-lo a vencer no marketing digital em 2020:

 

  1. Torne-se omnichannel

 

Organizações bem-sucedidas adotaram a abordagem de marketing omnichannel para orientar seus clientes potenciais pelo funil.

O marketing omnicanal é uma forma evoluída de marketing multicanal que ajuda você a fornecer uma experiência de compra holística aos seus compradores. Trata-se de entregar a mensagem certa na hora certa no canal de marketing certo.

Ser omnichannel significa entregar uma experiência consistente em toda a jornada do comprador. Isso significa que sua estratégia deve girar em torno do cliente e não de canais específicos.

Para construir uma estratégia omnichannel , crie uma voz de marca consistente em diferentes canais. Uma estratégia de marketing omnichannel coesa deve levar em consideração todos os canais de marketing digital e mapear sua utilidade em cada etapa da jornada do comprador e trabalhar nas mensagens de acordo.

Exemplo: a Starbucks é conhecida por aproveitar a mídia digital para melhorar a experiência do cliente (CX). Nesse caso específico, o aplicativo da Starbucks permite que os usuários encontrem lojas, façam pedidos pelo aplicativo, paguem usando o telefone, rastreiem Stars e Rewards.

Os usuários também ganham pontos de recompensa por fazer pedidos pelo telefone e com sua colaboração com o Spotify , os usuários também podem identificar as músicas que estão tocando em suas lojas.

 

  1. Aproveitar a IA no Marketing Digital

 

IA e ML permitiram que os profissionais de marketing alcançassem seu público-alvo com precisão como nunca antes. Usando aplicativos baseados em IA e ML, você pode se conectar com seus compradores das seguintes maneiras:

 

  • IA de conversação: IA de conversação, como assistentes digitais e chatbots , tornaram-se onipresentes para se comunicar com clientes em potencial e clientes. Eles são capazes de fornecer conteúdo, reunir os requisitos do cliente, fornecer suporte ao cliente, ajudar os clientes a comprar um item ou fazer uma reserva e mantê-los atualizados sobre seus pedidos. 

Por exemplo, o Wall Street Journal criou um chatbot do Facebook Messenger para entregar conteúdo diretamente nas caixas de entrada dos assinantes

 

  • Personalização: o sucesso do marketing omnichannel depende de quão bem você personaliza o CX, e a IA pode ajudá-lo a fazer isso. As ferramentas baseadas em IA são capazes de entender e prever o comportamento do usuário. Isso pode ajudá-lo ainda mais a oferecer uma experiência personalizada criando segmentos de usuários que compartilham características semelhantes.

 

  1. Não ignore o e-mail

 

O e-mail marketing ainda é um potente canal de marketing digital. Se você tem uma base de assinantes considerável, pode comunicar uma mensagem aos seus assinantes sem gastar um centavo!

Você pode usar o email marketing para enviar campanhas de gotejamento, integrar novos usuários/clientes/assinantes, promover novos conteúdos, oferecer descontos e ofertas exclusivas, solicitar feedback por meio de pesquisas e assim por diante.

Para iniciativas de marketing por e-mail bem-sucedidas em 2020, use conteúdo interativo e gerado pelo usuário para gerar engajamento, manter seus e-mails compatíveis com dispositivos móveis e criar uma comunidade de e-mail exclusiva que pode atuar como sua tribo.

 

  1. Ênfase no marketing de vídeo

 

De acordo com a pesquisa State of Video Marketing 2020 da Wyzowl , 85% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing. As pessoas preferem vídeos porque facilitam a compreensão das informações e são um meio eficaz para contar histórias.

Use vídeos em suas iniciativas de marketing de conteúdo para aumentar o engajamento e ampliar seu alcance. Uma ótima maneira de conseguir isso é criar vídeos em diversos formatos.

Por exemplo, a maioria das plataformas de mídia social permite que você coloque conteúdo de vídeo efêmero/de curta duração. Portanto, enquanto você cria conteúdo de vídeo padrão, experimente vídeos efêmeros, verticais e ao vivo para ver o que gera engajamento a mais e foque nisto.

Exemplo: Uma empresa de games consegue passar uma visão de como está o jogo através de um vídeo e com isso aumentar o “hype” entre gamers.

 

  1. Crie uma experiência de conteúdo coesa

 

Além de executar campanhas publicitárias digitais contínuas e outras atividades, a criação de experiências de conteúdo coesas pode ajudá-lo a chamar a atenção para sua marca. Criar experiências de conteúdo coesas significa diversificar seus esforços de marketing de conteúdo.

Crie conteúdo em tantos formatos quanto você puder. Mergulhe em texto, podcasts , infográficos, vídeos, conteúdo fechado e assim por diante.

Cada peça de conteúdo que você cria deve apoiar uma à outra, e é aí que o redirecionamento de conteúdo entra em cena.

Você pode turbinar a estratégia de marketing de conteúdo apoiando-a com uma estratégia de distribuição inteligente. Se você escreveu uma postagem de blog de 2.000 palavras , converta-a em um infográfico , crie um episódio de podcast e grave um vídeo no quadro branco.

Ao fazer isso, você está diversificando sua presença em diferentes plataformas e criando conteúdo de acordo com a conveniência do usuário.

Exemplo: Leadpages criou uma estratégia de experiência de conteúdo coesa que abrange vários formatos de conteúdo.


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