5 práticas de e-mail marketing para aumentar a taxa de abertura

e-mail marketing

O e-mail marketing, de forma resumida, é uma estratégia de marketing digital muito utilizada pelas empresas na atualidade, muito embora já tenha sido considerada como uma prática pouco eficiente e invasiva.

Ao longo do tempo e com o avanço da tecnologia, as organizações perceberam que existe uma maneira mais eficiente de se comunicar com as pessoas por e-mail, e tudo parte de uma autorização prévia.

Existe todo um processo de comunicação que vem antes de conseguir o contato dos consumidores, para só então começar a enviar os e-mails e isso tornou a estratégia extremamente eficiente para o funil de vendas.

As pessoas realmente começaram a se interessar por esse tipo de comunicação, tendo em vista que recebem algo de valor em troca e não apenas propaganda.

Além disso, o e-mail é um canal muito eficiente porque todo mundo precisa ter uma conta de e-mail para que possa acessar outras plataformas na internet, como as redes sociais, cadastros em lojas virtuais, contas em sites de notícias, entre outros.

Entretanto, é muito importante saber como evitar que essas mensagens caiam na caixa de spam ou sejam marcadas como spam pelos usuários, compreender a importância da estratégia para os negócios e como aumentar a taxa de abertura.

Como evitar que a mensagem vire spam

Spam é uma palavra usada para se referir a mensagens não solicitadas, tanto por autorização prévia quanto pelo conteúdo enviado e que prejudica muito a estratégia de e-mail marketing.

Quando a mensagem é considerada um spam, não é lida pelo destinatário ou dificilmente será lida por ele. Os provedores fazem isso para evitar mensagens indesejadas e até mesmo golpes.

No entanto, para que o e-mail marketing de uma empresa de laminação bopp com plastificadora seja bem-sucedido, precisa evitar que isso aconteça com seus conteúdos. Algumas estratégias são:

Obter a permissão dos destinatários

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é conquistar a permissão das pessoas para enviar e-mail, principalmente quando deseja enviar mensagens em grande quantidade.

Ter uma base de leads bem qualificada exige tempo e esforço, e uma forma de fazer isso é conhecer as preferências dos usuários e desenvolver conteúdos que sejam relevantes para eles.

Em contrapartida, comprar listas de e-mail prontas é extremamente errado e só faz com que a mensagem seja considerada spam.

Enviar conteúdos relevantes

As pessoas recebem uma grande quantidade de e-mails, por isso, é importante que o conteúdo da marca se destaque entre as outras mensagens. É assim que o contato vai se interessar e continuar abrindo os e-mails.

Uma empresa de montagem de cabine primária deve explorar conteúdos divulgados no blog, assim como vídeos publicados no YouTube, entre outros materiais importantes.

Mesmo que isso seja um pouco óbvio, muitas empresas não incluem o link de descadastro nos e-mails que envia para os clientes, mas isso pode irritar o contato, caso ele não queira mais receber as mensagens.

Todos os e-mails precisam ter o link de descadastro, pois o usuário pode até mesmo denunciar o remetente como spammer porque quer parar de receber as mensagens mas não tem essa opção.

Qual a relevância do e-mail marketing?

Segundo a pesquisa E-mail Marketing Trends, 72,2% das organizações usam e-mail todos os dias e 96,2% acreditam na eficácia dessa estratégia para se comunicar com os clientes.

Investir em e-mail marketing é importante por conta das vantagens que traz para as empresas. Por exemplo, ele é muito mais rápido do que um telefonema e ainda disponibiliza métricas de abertura, erros e cliques.

É um tipo de conteúdo que não interrompe o usuário, além de ser de baixo custo, mesmo que a organização envie está em uma ferramenta de automação.

Também é indispensável porque um fabricante de envelope A4 personalizado empresa pode trabalhar essa estratégia de maneira segmentada e personalizada.

É crucial lembrar que o e-mail possui um amplo alcance e que a quantidade de pessoas que vão receber as mensagens depende do tamanho da lista de contatos.

Com a ajuda desse recurso, a companhia consegue construir e desenvolver uma audiência engajada com o negócio, uma vez que o contato é direto e de longo prazo com prospects, leads e clientes.

A organização consegue trabalhar qualquer etapa do funil de vendas e ter ótimos resultados sem muita complexidade. Ao conseguir o e-mail de alguém interessado, só precisa trabalhar os conteúdos no tempo certo para obter resultados.

A combinação entre e-mail marketing e marketing de conteúdo no funil de vendas torna a ferramenta essencial para converter leads, de acordo com as etapas em que eles se encontram.

Mas a organização também precisa trabalhar boas estratégias que vão aumentar a taxa de abertura de e-mail.

Aumentando a taxa de abertura de e-mail

Um fabricante de bateria de carro 70 amperes precisa enviar e-mail, mas também fazer com que os destinatários abram a mensagem. Para isso, é interessante investir nas seguintes estratégias:

1. Criar títulos atrativos

Os títulos de e-mail estão presentes no campo de assunto e é uma das partes mais importantes do conteúdo. É com base nele que o destinatário vai decidir se abre ou não a mensagem ou se envia direto para a lixeira.

O título precisa ser instigante para atrair o consumidor de maneira natural, e para fazer isso, precisa apresentar algumas características, como:

  • Ser atraente;
  • Ser curioso;
  • Ser imperdível;
  • Ser instigante.

Para fazer tudo isso em uma única frase, muitas organizações escolhem colocar uma pergunta no título de e-mail, pois isso instiga a pessoa a pensar nas respostas e abrir a mensagem.

Independentemente de qual técnica um fabricante de caixa anel oring vai utilizar, é importante ter em mente que o título é o primeiro contato entre o usuário e a campanha, por isso, precisa mostrar o que o conteúdo oferece.

2. Criar campanhas temáticas

É interessante usar datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Ano Novo, Natal, entre outras para inovar o conteúdo dos e-mails.

Algumas marcas podem explorar períodos que não são tão óbvios no comércio, por exemplo, o dia do orgulho nerd, algo que cai muito bem para uma loja geek.

O importante é que a data esteja de acordo com as preferências do público, pois é uma forma de surpreender a audiência de maneira divertida, sempre mantendo o foco em atender os interesses dos potenciais clientes e resolver seus problemas.

3. Usar a frequência certa

Encontrar a frequência certa no envio é muito importante para engajar a audiência e conquistar bons resultados, e isso fica ainda mais claro porque o envio excessivo de mensagens acaba incomodando as pessoas e elas passam a ignorá-las.

Uma escola infantil tempo integral encontrou a frequência ideal porque a falta de e-mail também faz com que as pessoas se afastem, e algumas até mesmo estranham quando chega alguma mensagem.

A sequência pode depender do interesse do destinatário e da campanha da empresa, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal. A verdade é que tudo depende das estratégias e do tipo de produto ou serviço que está sendo promovido.

4. Acompanhar as métricas

Acompanhar o desempenho da mensagem é fundamental para saber o que precisa ser melhorado. A taxa de abertura indica problemas com horários, histórico de envios, assuntos, entre outras informações.

Uma creche particular pode analisar a taxa de cliques para saber se existe algum problema na segmentação da mensagem ou na qualidade do conteúdo enviado.

Existem diferentes métricas que podem ser avaliadas, como taxa de abertura, taxa de cliques e até mesmo a taxa de crescimento da lista.

5. Enviar mensagens objetivas

Para que essa ação realmente seja efetiva, é crucial segmentar o disparo e fazer direcionamentos compatíveis com as preferências dos potenciais consumidores.

Existem várias maneiras de fazer isso, mas a organização primeiro deve compreender o comportamento do usuário e usar informações dessas pessoas a seu favor.

Nesse sentido, um fabricante de portas de aço para banheiro deve seguir algumas etapas importantes, como criar a persona do negócio, direcionar as campanhas para pessoas em nível gerencial e pensar no porte da empresa e na área de atuação.

Outra recomendação é avaliar a origem dos cliques e enviar mensagens a partir de um link que o contato clicou.

Considerações finais

Como foi possível ver, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital inteligente e que ajuda a estabelecer uma comunicação entre a marca e os consumidores de maneira segmentada e bem direcionada.

É uma forma de se aproximar do público e oferecer conteúdos compatíveis com suas necessidades e interesses. Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil otimizar a estratégia e obter excelentes retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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