6 erros em uma estratégia de SEO

6 erros em uma estratégia de SEO

Uma estratégia de SEO bem elaborada é algo que muitas empresas procuram fazer, entretanto, poucos dos empreendedores que estão começando agora sabem do que se trata.

Todavia, é por meio dessa prática que o site ou blog de um negócio consegue aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google e aparecer entre as primeiras posições é fundamental para alcançar seus objetivos.

Antes de entender do que se trata o SEO, é muito importante compreender a necessidade de estar entre os primeiros resultados.

Quando uma pessoa procura sobre determinado assunto no Google, obtém como resultado diversos links que apontam para o mesmo assunto. São várias páginas que contêm respostas para aquela pesquisa.

Mas, assim como qualquer outro usuário, muitas vezes, não chega nem mesmo até o final da primeira página.

Nós sabemos que o resultado que nos interessa está entre os 3 primeiros links, portanto, quem está lá embaixo ou na página seguinte, nem mesmo será visitado.

Isso significa que se você não souber utilizar o SEO, vai perder boas oportunidades de negócio. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito dessa estratégia e quais são os principais erros ao colocá-la em prática.

Entenda o conceito de SEO

Em primeiro lugar, SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca.

O buscador mais utilizado no mundo todo é o Google, e nossa intenção é encontrar sempre a melhor resposta para aquilo que pesquisamos.

Se você procurar informações sobre buffet completo para casamento, terá como retorno de sua busca uma série de links de sites contendo informações sobre o assunto, de empresas que atuam nesse setor.

Todavia, todos nós, não passamos dos 3 ou 4 primeiros resultados que aparecem nas páginas, por essa razão, esses lugares são ocupados pelas marcas que se destacam.

Mas, veja, elas não estão lá porque são grandes empresas ou porque são muito famosas, mas, sim, porque sabem utilizar as estratégias de SEO.

Com ele, temos acesso a uma série de técnicas que ajudam a posicionar as suas páginas entre os primeiros resultados de pesquisa. É como se você usasse o GPS das buscas e fosse facilmente encontrado.

Entretanto, isso requer várias melhorias em seu conteúdo em suas páginas, de modo que o buscador consiga identificar a relevância do seu material e categorizá-lo como conteúdo de qualidade para os usuários.

Seu site será capaz de ultrapassar os demais que estão entre as primeiras posições e assim se tornar o principal colocado nos resultados de pesquisa. 

Naturalmente, seu negócio consegue atrair a atenção dos usuários, por meio de conteúdos relevantes.

A maioria das empresas, como uma de cabeamento estruturado, sabe que dentre as principais estratégias de SEO estão:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Site responsivo;
  • Bom uso das palavras-chave;
  • URL amigável.

Existem muitas outras práticas que envolvem esse trabalho, mas só para você saber, o conteúdo de qualidade deve ser priorizado, de modo a responder às principais dúvidas do seu público.

O primeiro passo nesse sentido é saber quais são as principais características da sua audiência. Você precisa entender quais são suas necessidades, desejos, problemas, expectativas, dentre outros aspectos.

É a partir disso que vai selecionar os assuntos que precisam ser abordados em seus conteúdos, o tom de voz e a linguagem mais adequada a essas pessoas.

O site do seu negócio também precisa ser responsivo, aliás, o Google prioriza esse design, pois sabe que a maioria das pessoas acessa a internet por meio dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Um site responsivo nada mais é do que um design que se ajusta a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar o posicionamento dos elementos e a experiência do visitante.

Suas páginas e o conteúdo que você produz também precisam contar com as palavras-chave correspondentes às pesquisas do seu público.

Por exemplo, um fabricante de cadeira de rodas descobriu que um dos termos mais pesquisados pelas pessoas é cadeira de rodas adaptada. Por essa razão, vai inserir essa palavra ao longo de seu conteúdo e da página onde ele será publicado.

Por fim, a URL da página precisa ser amigável, ou seja, deve ser fácil de ser decorada e digitada pelo usuário. 

Além disso, esse tipo de URL permite que o próprio buscador identifique com mais facilidade o conteúdo da página.

Portanto, você já sabe quais são as principais práticas do SEO, mas apesar de parecer algo muito simples, não é raro ver empresas cometendo erros ao colocá-lo em prática.

Erros mais comuns ao utilizar SEO

Se você pesquisar na internet sobre dicas de otimização para sites vai encontrar uma extensa quantidade de conteúdos sobre o assunto. Mesmo assim, muitos empreendedores erram a mão na hora de tirar o projeto do papel.

Se você pesquisar sobre camisa social atacado, as empresas que encontrar entre os primeiros links são aquelas que sabem usar a estratégia.

Por outro lado, as que aparecem a partir da segunda página, costumam cometer erros, como:

1.    Não planejar as palavras-chave

Você já parou para pensar quais termos quer utilizar para que apareça bem posicionado nos resultados de pesquisa? Se você não sabe responder essa pergunta de maneira assertiva, provavelmente não está utilizando os termos corretos.

Para escolher as palavras certas, você precisa entender quais são aquelas que os seus clientes utilizam para fazer uma pesquisa relacionada às soluções que você vende.

Para não errar nesse sentido, um fabricante de catraca com biometria pode usar algumas ferramentas de planejamento de palavras-chave, pois elas auxiliam na escolha desses termos.

2.    Não investir em links internos

É muito importante incluir links em seu site para direcionar suas páginas, caso contrário, pode perder ótimas oportunidades.

Quando você recebe uma visita em sua plataforma, é natural que o visitante acesse links posicionados dentro do seu conteúdo.

Por essa razão, dentro das páginas mais bem posicionadas do seu site inclua links que apontem para outras que você gostaria que tivessem uma visibilidade melhor.

Mas, é muito importante tomar cuidado com exageros, visto que os links em excesso podem ser considerados spam e prejudicar o ranqueamento.

3.    Não trabalhar a qualidade dos conteúdos

Existem diferentes critérios que caracterizam o conteúdo de baixa qualidade, como materiais plagiados ou copiados de outras páginas, conteúdos duplicados e aqueles que não mostram informação relevante o que acrescente informações.

Esse tipo de material é conhecido como thin content, algo que toda empresa, como um fabricante de churrasqueira gourmet de parede, deve garantir que não esteja presente em sua página.

É fundamental criar materiais relevantes e ricos em informação, capazes de informar e educar o seu público.

4.    Desconsiderar os dispositivos móveis

O SEO também está relacionado ao desempenho do site quando ele recebe visitas. Por conta disso, é muito importante que ele tenha um tempo de carregamento curto que seja fácil de navegar, principalmente por meio dos dispositivos móveis.

Se a sua página não é compatível com eles, pode ter certeza de que o posicionamento dela está comprometido. Verifique se a experiência do usuário em sua plataforma é agradável, independentemente do tipo de aparelho que ele utiliza.

5.    Não utilizar imagens

Em diversos tipos de pesquisa, por exemplo, sobre massagem redutora de medidas, os usuários gostam de visualizar imagens, por conta disso, elas são muito importantes para as estratégias de SEO.

São elementos que ajudam a enriquecer o conteúdo e favorecem a experiência do usuário. Sem falar no fato de que elas atraem as pessoas, portanto, você tende a receber um número maior de acessos.

É fundamental ilustrar seus materiais e preencher os parâmetros alt text para que os buscadores consigam entender o contexto dessas figuras.

6.    Site muito lento

Se você está procurando, por exemplo, por ortopedista para cachorro, quer acessar as informações de maneira rápida e fácil. Seus clientes também têm o mesmo desejo, por isso, um site lento pode prejudicar seus negócios.

É fundamental pensar na velocidade de carregamento da sua plataforma, visto que a lentidão pode prejudicar o seu posicionamento. 

Além disso, ela deixa seus visitantes frustrados e pode levar ao abandono da página.

Pense que esse visitante poderia ser um futuro cliente e que se ele tivesse uma boa experiência logo no início, poderia indicar a sua marca para outras pessoas.

Para evitar dores de cabeça e não perder mais nenhuma oportunidade, garanta uma velocidade adequada para o seu site.

Conclusão

Portanto, o SEO tem como objetivo fazer com que o seu site seja encontrado pelo maior número possível de pessoas. Mas, para isso, ele deve ser bem trabalhado, além de evitar os erros que mostramos aqui.

Um bom posicionamento é a oportunidade perfeita para ser encontrado pelas pessoas que procuram suas soluções, no momento em que elas mais precisam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


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