7 formas de utilizar uma palavra chave 

palavra chave

A palavra chave ou key-word é o instrumento para realizar pesquisas na internet. Sendo ela a forma como um usuário registra a dúvida nos buscadores com o objetivo de obter respostas e solucionar um determinado problema.  

O termo é auto explicativo, porém, existem várias maneiras das empresas utilizarem as palavras chave e são elas que vão definir se o cliente vai encontrar ou não as respostas que realmente está precisando nas pesquisas realizadas pela internet. 

Esse termo é muito importante para pessoas que atuam de forma profissional com a internet. Por esse motivo é importante compreender o que são palavras-chave, qual a importância delas, além de saber como utilizá-las de forma a gerar resultados.  

O que é palavra chave?

São termos construídos por uma ou mais palavras, sendo os principais instrumentos da busca, que são utilizados para obter respostas e solucionar problemas quando é necessário comprar algo ou conseguir alguma informação.  

Para um profissional de marketing, as palavras-chave são importantes para criar páginas, postagens em blogs e sites de curso de pilotagem de avião, por exemplo. 

Isso significa que ao serem definidas, as palavras chave passam a mensagem para os buscadores, informando que pode se tratar de um assunto específico ou até mesmo algo complexo, sobre o qual o usuário sequer ouviu falar algum dia.  

Se tudo der certo na escolha da palavra chave, o conteúdo será exibido exatamente da forma como a pessoa realizou a busca, podendo ser uma pesquisa sobre clínicas de tratamento para dependentes químicos e recebendo diversas opções de sites.  

Na verdade, mecanismos de buscas grandes como o Google tem parâmetros internos para analisar as palavras chave mais utilizadas, sejam elas longas ou curtas. E a partir do que é estipulado pelo buscador é que se deve apostar na prática.   

A importância das palavras-chave para os negócios

São elas que, quando formadas adequadamente, abrem as portas para o mundo da internet, porque são a diferença entre aquilo que se quer encontrar, o que é lido, compartilhado, curtido ou que não é acessado por total desconhecimento no assunto.    

Portanto, ao serem elaboradas, as empresas vendedoras de pele de vidro champanhe conseguem enfrentar a concorrência com mais facilidade, no sentido de aumentar os leads e clientes e, consequentemente, as vendas. 

Elas também são importantes para aumentar as fronteiras de pesquisa, tornando a empresa muito mais competitiva na área de atuação, ainda que os concorrentes sejam inúmeros, porque os resultados geram milhões de oportunidades em cada pesquisa.   

Tipos de palavras-chave

De acordo com o livro “SEO 2019”, o americano Adam Clarke explica que elas, quando mal formuladas, podem levar a erros de pesquisa, e devem ser compostas por frases e elenca cinco tipos: 

  • Palavras-chave de cabeçalho; 
  • Palavras-chave de cauda-longa; 
  • Palavras-chave de navegação; 
  • Palavras-chave de informação; 
  • Palavras-chave transacionais. 

As palavras chave de cabeçalho são as formadas com apenas uma ou duas palavras, por exemplo: “batom vermelho”. 

As de cauda longa, ou long tails, são compostas por três ou mais palavras, ou formando frases. Por exemplo: mictório inox 1 metro

As palavras-chave de navegação são utilizadas para marcas ou sites, como Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Hotmail ou Gmail.  

Quanto às palavras-chave de informação, são as usadas para descobrir um determinado assunto. Por exemplo: “como fazer bolo de chocolate light”.  

E, as transacionais, são as que os consumidores digitam nos buscadores, aleatoriamente, quando querem passar o tempo nas pesquisas de carta de moto, sem nenhum compromisso.  

Há de se ter mais estratégia e cuidado na formação das palavras chave, para que o negócio se destaque e, para isso, é imprescindível que a empresa identifique o porquê que está usando o termo correto e que vai gerar resultado.  

7 formas de utilizar uma palavra-chave

Os buscadores são uma ponte que irá unir o cliente certo ao produto ou serviço certo, pelo qual ele procura na internet, mas ele precisa identificar com exatidão qual é o público-alvo que a empresa quer atingir.   

Abaixo, seguem 7 maneiras de escolher as palavras-chave adequadas, o que faz toda a diferença no Google Ads, por exemplo. São elas: 

  • Colocar-se no lugar do cliente; 
  • Manter coerência entre a palavra-chave e o anúncio; 
  • Escolher termos específicos; 
  • Fazer lista de variações e termos relacionados; 
  • Entender os tipos de correspondência de palavras-chave; 
  • Excluir as palavras-chave negativas; 
  • Alinhar a quantidade de palavras-chave e intenção de pesquisa. 

Colocar-se na posição do cliente é pensar na perspectiva do cliente ideal para a empresa, focando em palavras chave para uma marca ou produto, para gerar leads qualificados. 

Portanto, basta imaginar quais são os termos que caracterizam os materiais para forro de gesso, tentando identificar o que o cliente digitará no buscador, para que o cliente encontre o que pesquisa.  

Existe uma diferença entre o cliente estar na fase de pesquisa e mais perto de tomar uma decisão. 

Uma coisa é buscar por aluguel de carros à álcool e outra é comprar estes veículos. Colocar palavras chave como “comprar carros a álcool”, até pode gerar tráfego, mas não atinge as pessoas certas para alugá-lo.  

É importante levar em consideração a jornada de compra do cliente, escolhendo a palavra chave que se adequem ao momento em que ele se encontra, evitando, assim, que o anúncio apareça para pessoas desinteressadas em peças carretas

Não se deve colocar palavras chaves incoerentes com o tipo de anúncio, mas é um erro muito comum entre os anunciantes. Portanto, é importante que as palavras-chave estejam alinhadas com o texto proposto no anúncio. 

Isso, para que o buscador entenda a importância dessas palavras, e posicione melhor as páginas de vendas de aço corten perfurado, quando elas forem pesquisadas.  

Essa estratégia também é válida para as landing pages, no momento em que esses termos são escolhidos para guiar o usuário ao link do anúncio, porque eles devem estar de acordo com o que está sendo proposto.  

Escolher termos específicos traz mais oportunidades de negócios, do que realizar campanhas que não sejam interessantes para a audiência.  

Sendo específico, a empresa não gasta dinheiro com cliques de pessoas desinteressadas nos produtos e serviços que ela oferece.   

Para isso, se pode fazer uma lista de variações e termos relacionados com a pesquisa, utilizando sinônimos ou expressões coloquiais, por exemplo, ou outros mais comuns entre os pesquisadores, quando buscam por produtos ou serviços.  

Existem quatro tipos de correspondência de palavras chave, no momento de fazer a lista para fazer o anúncio: 

  • Correspondência ampla; 
  • Correspondência ampla modificada; 
  • Correspondência de frases; 
  • Correspondência exata.  

O objetivo dessas correspondências é ajudar os anunciantes a disparar os anúncios para o público exato que está pesquisando e conforme elas são avaliadas pelo buscador, ele vai definir quais as melhores para os negócios. 

As palavras-chave negativas não devem ser utilizadas, devem ser excluídas, para que não prejudiquem os resultados dos anúncios, deixando claro para o buscador quais termos são negativos que a empresa não quer usar nas pesquisas dos usuários.  

É um erro comum achar que quanto mais palavras chave forem cadastradas, mais pessoas são alcançadas pelos anúncios.  

A quantidade deve estar alinhada à intenção de busca do público-alvo, para gerar leads qualificados. Não existe um número exato delas, porém o importante é escolhê-las com critério e cadastrar as que fazem mais sentido com o negócio. 

Benefícios do uso das palavras-chave

Quanto mais precisas forem as palavras-chave, maiores são as chances de que o usuário encontre o que ele precisa. Elas perfazem benefícios para as empresas, em todos os tipos de negócios, tais como: 

  • Maior visibilidade; 
  • Maior credibilidade; 
  • Encontrar clientes com mais facilidade; 
  • Aumentar as vendas. 

É por meio das palavras chave que os negócios e empresas ficam mais visíveis pela internet, quando usadas corretamente, desde que elas sejam coerentes.  

Através dela é criada maior confiança entre empresa e cliente, no sentido de resolver as necessidades e os problemas, conquistando-a por meio da transparência, dedicação e atenção aos clientes.  

Os clientes são encontrados com mais facilidade, se forem criadas palavras chave que façam sentido com os negócios, e elas devem fazer sentido com as pesquisas realizadas pelos clientes. E, por fim, elas são responsáveis pelo aumento de vendas.  

Considerações finais

Utilizar esses termos é uma estratégia importante para as empresas encontrarem mais facilmente os clientes pela internet, e elas são de diferentes tipos podem se adequar à realidade de qualquer negócio. 

Todas muito importantes para alavancar as vendas e angariar mais leads qualificados, tornando os negócios mais rentáveis. 

Elas devem estar condizentes com as pesquisas realizadas nos buscadores, que possuem critérios específicos de análise, para que se tornem as mais indicadas para direcionar os clientes para sites de vendas de produtos ou serviços. 

As sete maneiras para utilizá-las, aqui apontadas, são estratégias importantes para posicionar a empresa no topo das pesquisas, sem contar que com elas, a empresa recebe muitos benefícios, seja qual for o tipo de negócio com o qual lida no mercado.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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