8 dicas excelentes sobre SEO para e-commerce que não pode faltar

SEO

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que auxilia os mecanismos de busca na web. O seu objetivo principal é promover o melhor posicionamento orgânico de blogs, sites e e-commerces.

É comum que os proprietários de lojas virtuais desejem que elas sejam encontradas com facilidade por qualquer internauta nas plataformas de pesquisa da internet, como o Google. Para auxiliar nessa missão, existe um conjunto de técnicas que costuma.

Com a utilização do SEO nos negócios digitais é possível transformar um e-commerce em referência no mercado de atuação e, consequentemente, mais procurado pelas pessoas pertencentes ao grupo de interesse no varejo.

Qualquer página da web, seja ela de venda de produtos ou de oferta de serviços, pode ser beneficiada com o investimento do aprimoramento dos mecanismos de busca, conquistando maior visibilidade e maior popularidade.

De acordo com a segunda edição da State of Search Brasil, realizada pela Hedgehog em parceria com a Opinion Box, 67% dos consumidores usam buscadores para pesquisar sobre algum item antes de comprá-lo em uma loja física ou online.

O mesmo estudo ainda aponta que, dentro dessa estatística de prospects adeptos da pesquisa, 47% efetivamente realizam a compra de algum produto ou a contratação de algum serviço após obter as informações necessárias.

Considerando que mais da metade dos possíveis clientes são influenciados pelos conteúdos presentes na internet, é essencial que os comércios digitais comecem a investir fortemente em um recurso que potencialize o alcance de suas páginas.

A melhora da experiência do usuário pode ser uma grande aliada do crescimento de um negócio. Por isso, apostar em SEO pode ser a chave para o seu sucesso e proporcionar os seguintes benefícios:

  • Incentivo às visitas nas lojas físicas;
  • Maior reconhecimento da marca;
  • Destaque em meio à concorrência;
  • Aumento da credibilidade da marca;
  • Uso do marketing a longo prazo;
  • Crescimento das mídias sociais.

Para conquistar as vantagens acima mencionadas, é primordial investir na produção de conteúdos relevantes, que sejam recomendáveis para suprir a dúvida levantada por uma pessoa que esteja pesquisando no buscador da Google.

Esse deve ser um dos pontos de atenção principais dos redatores que estiverem produzindo esses textos para sites, blogs e e-commerces, pois além de ganhar um bom ranqueamento, a marca poderá ser vista como autoridade em um assunto.

Não basta apenas encontrar uma página que possua uma das palavras-chave pesquisadas. É importante que ela contenha informações e conhecimentos técnicos, que apresente dados e bases que gerem credibilidade ao público-alvo.

Além do investimento dessa técnica, há várias formas de aplicar o SEO em um e-commerce e conquistar sucesso nas vendas e no aumento do número da clientela. Para isso, é essencial estar atento ao conjunto de estratégias de marketing digital.

Como ranquear um e-commerce com o SEO?

Se você ainda é iniciante no assunto, certamente precisa de um incentivo para começar hoje mesmo a aplicar estratégias de SEO em seu negócio, para conquistar destaque, popularidade e um maior crescimento no ambiente cibernético.

Existem inúmeras possibilidades de ranquear melhor um site na internet, algumas simples, e outras mais complexas. Para adentrar a essa esfera do universo digital, é possível usar as seguintes dicas de otimização de mecanismos de busca:

1. Pense como um prospect

Antes de começar a aplicar alguma das técnicas de SEO em um site, é primordial pensar como um possível cliente. Imagine qual a palavra-chave ou de que forma ele poderia pesquisar sobre um serviço de borracheiro 24 horas ou qualquer outro.

A partir disso, comece a pensar em como seria possível se posicionar de forma assertiva e que pudesse, rapidamente, atender às necessidades dele, sem que seja necessário se dirigir até uma loja física para obter informações.

A internet precisa ser um lugar de esclarecimento e funcionar, muitas vezes, como uma ponte até um estabelecimento físico onde o consumidor possa de fato efetuar compras de alguns itens de interesse.

2. Utilize palavras-chave

Além de pensar como um prospect, é recomendável agir com o intuito de solucionar suas possíveis ações e anseios. Provavelmente, você já precisou pesquisar sobre algum serviço, como o de limpeza de vidros profissional e usou palavras certas.

Esses termos específicos usados nos mecanismos de busca são chamados, pela técnica de Search Engine Optimization, de palavras-chave. As expressões selecionadas auxiliam no ranqueamento de um site, blog ou e-commerce.

Por isso, ao criar um texto dentro das normas de SEO, o redator deve se preocupar em usar termos que seriam utilizados ao usar o Google, para encontrar algo desejado. Dessa forma, as chances de encontrá-lo na web são muito maiores.

3. Seja original nas produções

Conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca é importante, mas se preocupar em ser referência em um assunto é imprescindível. Portanto, apostar na originalidade das produções deve estar entre as prioridades do SEO.

Não basta que uma lavanderia industrial de uniformes seja facilmente encontrada, sua página na web deve apresentar informações originais, de preferência, sem cópias de terceiros, bem como interessantes aos leitores.

Assim, o comércio poderá se tornar referência nos assuntos abordados referentes ao segmento. Consequentemente, a credibilidade perante o público será maior e renderá boas vendas e parcerias a médio e longo prazo.

4. Invista na qualidade textual

O assunto e informações apresentadas são tão importantes quanto a estrutura textual de um texto que segue as normas de SEO. Um dos requisitos básicos é investir em uma linguagem simplificada, breve e assertiva, que possa ser facilmente encontrada.

Não adianta usar termos complexos e técnicos sobre uma persiana horizontal motorizada. O ideal é apresentar todas as suas características, importância e benefícios usando palavras fáceis e compreensíveis para todos.

Com essas técnicas, é possível conquistar, além de um bom ranqueamento, leitores interessados nas produções apresentadas e, assim, uma audiência maior e engajada nos conteúdos.

5. Capriche nos títulos e subtítulos

Pense em quantas vezes você já clicou em uma reportagem ou no título do texto de um blog somente por que o título era interessante e, ao entrar na página, permaneceu lendo a publicação só porque os subtítulos prenderam a sua atenção.

Esses cuidados são premissas básicas para que as informações a respeito de qualquer negócio sejam atraentes aos internautas. Um prospect que esteja buscando por uma oficina mecânica completa certamente se atentará a esses detalhes.

Chamadas interessantes podem guiá-lo a uma certa página, que servirá como fonte para o serviço que ele precisar. Assim, com as dúvidas sanadas e instigado a conhecer mais, ele poderá procurar um estabelecimento físico que atenda o seu automóvel.

6. Elabore uma boa URL

Palavras-chave na URL de uma página da web também são importantes para driblar o algoritmo do Google. Utilizar o nome da marca, da empresa, da loja ou mesmo do assunto principal abordado no site é mais uma das recomendações de SEO.

Assim, uma prestadora de serviços de revitalização de piso laminado pode apostar em usar alguma dessas palavras na URL, ou endereço de site, para que ele seja imediatamente identificado pelo seu público-alvo.

É essencial que tanto o texto e subtítulos, quanto a URL, contenham palavras que facilitem o processo de busca dos usuários interessados nesse ou em outro tipo de serviço que tenha informações disponíveis na internet.

7. Atualize os conteúdos

Pesquisas e dados estão sendo constantemente atualizados por estudiosos. Da mesma forma deve funcionar os conteúdos produzidos com técnicas textuais de SEO e publicados em algum site.

Um texto sobre caderno de desenho personalizado veiculado na década passada pode não ter mais a mesma utilidade e não sanar as mesmas dúvidas para os interessados nesse mesmo item atualmente.

Tudo muda, portanto, mudar alguns detalhes ou até mesmo toda uma produção publicada há tempos é importante para manter o bom posicionamento nos mecanismos de busca.

8. Aposte no formato mobile

Nem sempre as pessoas utilizam um computador ou notebook para procurar por um produto ou serviço. Hoje, é mais comum que qualquer uma dessas alternativas seja encontrada por um dispositivo móvel.

Um site de serviços, como um de limpeza de colchão box, precisa pensar que grande parte do seu público-alvo busca por um serviço desse tipo pelos seus smartphones, portanto, adaptar o site para esse formato é necessário.

Além das técnicas de SEO, a empresa que utiliza uma página da internet precisa se preocupar em fazer com que a experiência do usuário seja ótima em qualquer um dos dispositivos tecnológicos utilizados.

Considerações finais

Em uma realidade cujas informações chegam rapidamente, é preciso que e-commerces  e demais plataformas do meio digital conquistem destaque na internet. Para isso, é possível contar com o auxílio do SEO.

O conjunto de estratégias utilizadas dão destaque e um melhor posicionamento às empresas que buscam ter um diferencial em meio à concorrência presente na internet e nos mecanismos de pesquisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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