8 dicas para diminuir a inadimplência

8 dicas para diminuir a inadimplência

A cada ano, diminuir a inadimplência continua sendo um dos maiores desafios das microempresas brasileiras que desejam se manter atuantes e competitivas.

Portanto, saber reduzir ao máximo o percentual de clientes inadimplentes é um conhecimento crucial de desenvolvimento de negócios.

A boa notícia é que existem maneiras de tornar esse tipo de negociação mais amigável para evitar danos ao relacionamento com os clientes, tornando o gerenciamento mais fácil e o crescimento palpável.

Por isso, o texto a seguir abordará:

  • Causas da inadimplência;
  • Dicas para diminuí-la;
  • Processos que facilitam as negociações;
  • Aplicativos de gestão financeira.

Comece já a leitura para se informar sobre esse assunto espinhoso, mas possível de ser resolvido, e tão necessário para os negócios e a saúde financeira.

Quais são as causas da inadimplência?

É importante entender que a inadimplência pode ocorrer em diversas frentes, incluindo prestadores de serviços, fornecedores, instituições financeiras e assim por diante.

Por isso é uma questão muito fundamental para uma empresa, já que, afinal, impacta diretamente na organização financeira.

Basicamente, quando falamos em inadimplência, falamos em não pagar obrigações na data combinada.

Para quem administra uma empresa de paisagismo e está passando por isso, o primeiro passo para reduzir o número de inadimplências é entender o porquê elas acontecem.

Por isso, se seu negócio tem sido impactado pela ausência de pagamentos nas datas estimadas, independentemente do segmento, acompanhe os tópicos a seguir.

Educação financeira precária

Muitos devedores não sabem o valor do dinheiro e, portanto, assumem dívidas sem planejar. Um dos motivos para esse comportamento é a falta de educação financeira.

O inadimplente não sabe como gastar seu dinheiro de forma saudável, o que leva a gastos indevidos e acúmulo de faturas não pagas.

Portanto, para evitar inadimplência nos negócios, você precisa investigar minuciosamente a situação da pessoa antes de fechar uma transação, ou até considerar processos para ajustes e negociações.

Parcelamento

Parcelar sem planejamento, os pagamentos podem se tornar a causa de um endividamento.

Ao comprar parcelado, a pessoa fica com dívidas de médio a longo prazo. As falhas geralmente ocorrem porque as parcelas não estão incluídas no orçamento mensal.

A falta de planejamento pode levar à falta de controle financeiro, além de confusão quanto ao número e duração das parcelas, afetando a renda além de suas possibilidades. 

Apesar disso, em alguns casos, a própria operadora pode cobrir o valor dos pagamentos, assumindo a dívida, o que traz mais segurança ao empreendedor.

Contudo, é preciso considerar a facilidade do negócio de também lidar com esse formato de pagamento e seus impactos no orçamento geral, evitando que as facilidades para o consumidor comprometam a saúde financeira.

Para reduzir as compras parceladas e evitar a inadimplência, é possível oferecer descontos adequados para facilitar o pagamento à vista do serviço de dedetização RJ Jacarepaguá ou mesmo para a compra de produtos como móveis planejados.

Além disso, enviar lembretes com antecedência é uma forma de ajudar o consumidor a se planejar. 

Há, ainda, modelos de pagamento diferenciados no cartão, como o recorrente, em que o saldo é descontado automaticamente do cartão mensalmente, mas sem necessariamente comprometer o limite, o que é uma vantagem que pode ser reforçada junto ao consumidor para estimular o pagamento correto.

Diminuição da renda

À medida que a taxa de desemprego aumenta e a renda cai, o número de inadimplências tende a aumentar. E não é só por causa do desemprego.

O aumento da inflação também afeta os rendimentos mais baixos, pois o valor do dinheiro diminui e as pessoas perdem poder de compra.

Assim, o inadimplente utiliza o dinheiro disponível para pagar as despesas básicas de si e de sua família. Então, não consegue pagar as faturas e dívidas que julga serem extras.

8 dicas para diminuir a inadimplência

Saber a gravidade do problema não é suficiente: você precisa saber lidar com ele da melhor forma – por isso o primeiro passo é conhecê-lo.

De fato, dependendo de como a situação é tratada, além de lidar com clientes frustrados e irritados, as empresas podem enfrentar sanções administrativas e criminais, o que prejudica muito a reputação no mercado.

  1. Descontos para quem paga em dia

Beneficiar clientes que pagam as faturas do muro pré moldado, por exemplo, em dia é uma solução muito eficaz.

Nesse caso, as vantagens oferecidas dependem dos produtos ou serviços que a empresa vende.

Pode ser um desconto, um bônus para sua próxima compra ou pontos em um cartão fidelidade que podem ser trocados por benefícios posteriormente.

Se o incentivo for realmente atrativo para o cliente, ele sem dúvida fará mais esforços para quitar a dívida em tempo hábil. Como resultado, você pode preservar as finanças da empresa.

  1. Seja amigável e respeitoso

Se você tem um cliente inadimplente, deve tratá-lo igual a um cliente que acabou de entrar em contato com a empresa de limpeza para iniciar uma parceria ou contratar o serviço.

Tenha uma abordagem positiva e escolha a cordialidade e a objetividade. Acredite: essa atitude faz uma grande diferença.

A empresa tem o direito de cobrar o cliente, mas isso deve ser feito de forma correta e totalmente profissional.

Não é permitido ameaçar ou constranger ninguém. Mesmo porque ele não é um inimigo. A inadimplência pode ser motivada por causa de um descuido, problema pessoal ou outro fator externo temporário.

Os pagamentos podem demorar mais se os consumidores não forem tratados adequadamente. E, claro, ele vai deixar de ser um cliente e ainda pode gerar publicidade negativa.

Por outro lado, com o tratamento adequado, seja a empresa de conservação e limpeza do exemplo ou uma consultoria de estilo, o negócio pode ter uma grande oportunidade de adquirir novos clientes, mas também de fidelizá-los.

  1. Simplifique o pagamento

A verdade é que as pessoas geralmente não gostam de pedir dinheiro emprestado. A maioria das pessoas quer pagar, mas não tem como fazê-lo.

Se as taxas de juros forem muito altas e os prazos das parcelas forem abusivos, a situação só vai piorar e o cliente terá mais problemas com a fatura.

Facilitar os métodos de pagamento aumenta muito a probabilidade do devedor cumprir o contrato.

Há também várias maneiras de fazer isso, como enviar um voucher bancário com desconto por e-mail ou aceitar mais de um tipo de cartão de crédito.

  1. Escolha a forma adequada de entrar em contato

O canal de comunicação para contato com o cliente inadimplente deve ser selecionado de acordo com o perfil dele.

Por exemplo, se ele tiver mais atividade no e-mail, a loja de selante para radiador pode começar a entrar em contato por lá.

Carta registrada e SEDEX geralmente são enviados com avisos de protesto ou avisos prévios de acionamento jurídico.

O contato telefônico é o mais suspeito para quem não está familiarizado em lidar com a inadimplência. Afinal, a comunicação ocorre em tempo real, permitindo que os clientes discutam.

Nesse contexto, o atendente da empresa deve manter-se sempre calmo, educado e honesto e deve ser treinado adequadamente para lidar com diferentes perfis.

  1. Negocie com o cliente

Aceitar negociações é outra dica para reduzir os atrasos nos pagamentos. Os devedores não são necessariamente mal intencionados.

Tenha em mente que eventos inesperados como problemas de saúde e desemprego podem ocorrer e os clientes podem estar vivenciando um desses momentos.

Em outros casos, ele pode até esquecer de pagar a fatura. É difícil identificar o porquê, mas, na realidade, tratar o consumidor inadimplente como alguém que está atrasando deliberadamente os pagamentos não é a melhor opção. 

Portanto, você deve ouvi-lo e tentar entender o que ele tem a dizer. Mostre que pretende resolver o problema e aceite a negociação da melhor forma possível para todos. Quando ambos estão abertos à negociação, a situação tende a se resolver da melhor forma.

Facilidades no parcelamento e descontos se pagar à vista são exemplos de boas práticas nesses casos.

É muito mais provável que a empresa receba o pagamento desejado e ainda mantenha um bom relacionamento com o consumidor.

  1. Conheça aplicativos de gestão financeira

Usar aplicativos de gestão financeira pode ser muito útil para se aproximar dos seus objetivos e ter um melhor controle de entrada e saída, o que possibilita entender melhor quais estratégias podem ser aplicadas e até as possíveis negociações.

Essas ferramentas ajudam você a mudar seu relacionamento com o dinheiro, priorizá-lo e alcançá-lo com mais facilidade.

Ao contrário do que parece, gerenciar o saldo e reservas não é apenas reduzir gastos e cortar maus hábitos.

Também é importante descobrir novas fontes de renda, selecionar os melhores ativos financeiros para o perfil do investidor e se preparar para cenários de crise e incertezas.

Essa dica vale tanto para empreendedores quanto para clientes. Apps como Organizze, Guiabolso e Orçamento Fácil são algumas opções disponíveis, dentre tantas outras, que podem facilitar o processo de gerenciamento. 

Por isso, é importante identificar aquela que melhor se adequa às necessidades do empreendimento.

  1. Tenha réguas de cobrança

A empresa deve explicar as ações a serem tomadas em caso de não pagamento para cobrar os clientes. 

Uma ótima ferramenta é a régua de cobrança, um roteiro que as empresas podem seguir para cobrar sistematicamente os consumidores. 

As réguas ajudam a evitar o esquecimento na empresa de ecobag personalizada, por exemplo, tornando as cobranças mais padronizadas e profissionais, conforme períodos específicos também.

Para fazer isso, você precisa mapear todos os processos de aquisição de clientes. Existem várias maneiras de fazer isso: e-mail, SMS, telefone…

Você não precisa seguir o mesmo processo para todos os consumidores, mas é importante identificar padrões e procedimentos que facilitem esse processo.

Assim, você pode personalizar a régua de acordo com o comportamento de cada grupo de clientes.

  1. Atenda continuamente e com atenção

Ao longo do artigo, falamos sobre a importância de manter bons relacionamentos, mas vale a pena repetir.

Ao investir no bom relacionamento com seus clientes, você evita que eles percam o valor da sua empresa e promove a fidelização.

Isso pode ser feito enviando conteúdo e interagindo com frequência. Mostrar que você está na vida do seu cliente e que você é útil e está disposto a ajudá-lo é outra forma de reduzir a inadimplência, seja ao prestar serviços de AVCB bombeiro ou ao vender um aparelho eletrônico.

Como dissemos no início, a inadimplência é um assunto que deve ser tratado com delicadeza e atenção, tanto para preservar o cliente como para manter a saúde financeira do seu negócio. Mas agora você está mais preparado para controlar as finanças com excelência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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