8 estratégias que você pode fazer para melhorar a imagem da sua empresa

8 estratégias que você pode fazer para melhorar a imagem da sua empresa

Você está procurando maneiras de melhorar a imagem da sua empresa perante o mercado consumidor? Ou você é um empreendedor iniciando um novo negócio e está buscando ideias para ajudar a destacar sua marca na multidão?

Existem várias maneiras inovadoras de colocar a imagem da sua empresa na mente do seu público potencial. E vale ressaltar que, em alguns momentos, as ideias mais simples são aquelas que funcionam melhor. 

Trilhar um caminho para estabelecer uma marca reconhecida pode ser um desafio e tanto. 

Ainda assim, basta uma reavaliação do que você já está usando e atualizar sua imagem com base na missão e objetivo do negócio, entendendo o valor e impacto proporcionado ao consumidor.

Isso pode incluir mudar os uniformes de seus funcionários para algo moderno, antenado e confortável. Ou pode ser a atualização do site e o fortalecimento da presença online via redes sociais com uma identidade mais clara e cores bem definidas.

Estabelecer sua marca é sempre o primeiro passo para construir seu negócio empresarial. Entretanto, melhorá-lo requer estar ciente de quando as mudanças precisam ser implementadas e quais impactos podem ocasionar.

A importância da imagem da sua empresa

A imagem da sua empresa deve ser solidificada por meios significativos, ainda mais em se tratando de um ambiente de negócios implacável e com o ciclo de notícias e informações correndo 24 horas por dia, 7 dias por semana, como é o caso dos novos empreendimentos inseridos no contexto digital e de redes sociais de informação.

Independentemente da área de atuação, você precisa de uma marca sólida para se destacar entre os concorrentes. E mais, isso é apenas um degrau para capturar a atenção dos seus clientes. 

Sendo assim, a melhor maneira de construir e nutrir uma imagem de marca, de maneira eficaz, é por meio de uma abordagem multidisciplinar que combina mídia própria, adquirida e paga, tudo dentro de uma estratégia de marketing online e offline coordenada e completamente integrada. 

Tudo isso serve para promover a imagem da sua empresa, com uma abordagem que possa gerar leads, encurtar os ciclos de vendas e acelerar o crescimento no mundo dos negócios.

Por isso é importante conhecer, e se possível implementar, 8 maneiras para melhorar a sua imagem corporativa. 

  1. Conheça sua marca

Esteja a sua empresa consolidada no mercado, ou seja um empreendedor em início de carreira, você precisa conhecer sua marca. 

Junto a isso, é preciso conhecer o público-alvo, quais os problemas a sua marca pode resolver para eles e os produtos e serviços que está colocando à disposição no mercado consumidor. 

Se for uma porta automática de enrolar preço M2, por exemplo, é preciso pensar como isso pode ser aplicado dentro das necessidades do cliente final, e como sua empresa pode ser aquela que tem a melhor solução, seja destacando a segurança ou os materiais usados.

Definir sua marca é fundamental para iniciar qualquer novo negócio. Porém, reavaliá-lo constantemente garante que você ainda esteja operando de acordo com a visão original da sua marca e oferecendo qualidade nos processos, e identificando melhorias possíveis.

Conhecer sua marca e seu impacto atual permite compreender o que é preciso mudar, melhorar ou ajustar para que sua imagem corporativa sempre se destaque de seus concorrentes. 

  1. Verifique se seu site precisa de atualizações

A maioria das empresas sabe que ter um site nessa era digital é imprescindível, isso se quiser melhorar a marca corporativa junto ao público-alvo, e ocupando o espaço devido no mundo virtual. 

O que muitos empresários não percebem é que não basta apenas ter uma página, e um site pode perder todo o apelo se ficar desatualizado. 

Os designs das páginas que compõem esse elemento essencial estão mudando constantemente para atender às novas estratégias de marketing e proporcionar experiências cada vez melhores.

Assim como ocorre com embalagens delivery personalizadas utilizadas para divulgar a marca e fidelizar clientes ao entregar produtos, os sites devem ser vistos como um cartão de visitas inicial, o primeiro contato efetivo do usuário com a marca no ambiente online.

Por isso, também é crucial estar atento para empregar novas e boas práticas na página, bem como oferecer conteúdos de valor de forma recorrente.

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, também estão sempre mudando, e isso pode afetar a capacidade de um site corporativo de atrair leads, os potenciais clientes, e se posicionar entre os primeiros resultados de busca.

Dessa forma, certifique-se de que seu site esteja atualizado com os mais recentes conteúdos e desenvolvimentos online, se ele segue as tendências de design para que sua marca crie a impressão certa desde o primeiro clique.

Além disso, vale verificar se ele está otimizado para equipamentos mobile, como celulares smartphones e tablets, além de centrais multimídia veiculares e outros aparelhos eletrônicos, como assistentes virtuais e smart TVs. 

  1. Funcionários devem causar a melhor impressão

Caso os funcionários da sua empresa sejam as primeiras pessoas que os clientes encontram ao lidar com sua organização, é preciso tomar todo o cuidado para que eles estejam causando a melhor impressão possível. 

Garantir que sua equipe esteja bem vestida, por exemplo, é essencial se você quiser que seus clientes confiem em sua empresa e identifiquem rapidamente um atendente se precisarem de ajuda.

Os uniformes costumam ser a solução certa para causar uma boa impressão, e também ajudar no marketing de uma forma abrangente. 

Para isso, não se esqueça de nenhum funcionário, mesmo aqueles que trabalham a partir de uma  empresa de limpeza terceirizada ou na segurança patrimonial. Eles também são parte importante do negócio e são vistos pelo público, podendo refletir em como o seu cliente enxerga a sua empresa. 

Por isso, melhore a imagem da sua empresa atualizando os uniformes de seus funcionários e conferindo um logo atrativo no tecido.

Opte por roupas confortáveis, que tenham tudo a ver com a organização, para que todos pareçam elegantes, principalmente em um ambiente de trabalho em que há a recepção de clientes. 

  1. Faça parte do movimento da sustentabilidade

A sustentabilidade ambiental é essencial e se torna um debate cada vez mais frequente, devido a importância para que a sociedade viva em um mundo mais verde e saudável a longo prazo.

Felizmente, mais e mais empresas estão se tornando eco-conscientes, encontrando maneiras de serem mais sustentáveis na maneira como operam, como indústrias que instalam estação de tratamento de efluentes para evitar qualquer tipo de poluição das águas.

Isso também impacta diretamente na valorização da marca e visão dos consumidores.

Tal aspecto também inclui estar ciente da aquisição sustentável de bens de maneira ecologicamente correta, com produtores regionais que oferecem produtos com menor impacto sobre o meio ambiente. 

Como empreendedor que se preocupa com a imagem da sua empresa, é preciso garantir que certas práticas ambientais sejam observadas no local de trabalho, por exemplo. 

Isso pode ser tão simples quanto colocar lixeiras que apoiem as práticas de reciclagem, tanto para os funcionários que atuam na produção todos os dias, quanto para os clientes que se revezam no espaço, de acordo com a finalidade da sua empresa. 

Ao dizer e mostrar aos seus clientes que você leva a sério a sustentabilidade ambiental, sua imagem corporativa se transforma de uma maneira avassaladora, desde que a causa realmente seja um pilar para a marca.

  1. Seja fiel aos valores da sua empresa

A forma como seu empreendimento opera está alinhada com os valores da sua empresa? Os clientes gostam de lidar com organizações que têm princípios claros e justos. 

Entretanto, o que é ainda mais eficaz é quando seus clientes podem ver que você e seus funcionários levam a sério os valores de sua empresa, apoiando causas que se alinham com seus princípios. 

Ao mostrar que sua empresa apoia causas solidárias, como a distribuição de brindes corporativos criativos que ajudam a comunidade ao redor, você pode melhorar sua imagem corporativa e ser fiel aos valores instaurados desde o início das atividades, trazendo mais valor às ações realizadas.

  1. Crie evento de caridade ou estimule solidariedade

Criar uma campanha de caridade é uma das maneiras que, definitivamente, melhorará a imagem da sua empresa e contribuirá com a regularização e comunidade.

Lembre-se apenas de ser honesto e envolver-se em causas das quais realmente acredita e que possam estar relacionadas com a atividade da sua empresa. 

Por exemplo, se uma empresa de automação residencial possui um centro de treinamento para novos profissionais, pode-se oferecer cursos que atendem aqueles que desejam entrar no ramo, mesmo que seja para formar mão de obra capacitada para o mercado de trabalho.

Caso não seja possível, por causa de tempo ou meios para criar atividades solidárias, pode ser mais fácil a empresa patrocinar um evento ou estimular a solidariedade junto a terceiros, como ONGs (Organizações Não Governamentais) e projetos públicos sociais. 

De qualquer maneira, antes de participar ativamente, investir algum capital financeiro ou ceder funcionários para a participação efetiva, certifique-se de que os organizadores são legítimos e que sua contribuição vai para uma causa justa. 

  1. Construa um relacionamento autêntico com clientes

Uma das melhores maneiras de melhorar sua marca corporativa é construir relacionamentos autênticos com seus clientes. 

Dessa forma, você está ganhando a confiança deles em lidar com você como um negócio. 

Aproveite as redes sociais e construa uma autoridade digital utilizando essas plataformas para ouvir o que os clientes estão dizendo sobre sua marca. 

No caso de uma empresa de serviços, é possível avaliar os comentários expostos em postagens sobre o serviço de assistência técnica ar condicionado prestado, por exemplo. 

Assim, esses feedbacks devem ser usados como orientação para melhorar seus produtos e serviços. 

Os clientes gostam de ser percebidos e se sentem valorizados quando você leva suas contribuições a sério, além de melhorar o serviço para os próximos clientes.

Ao reconhecer o feedback, os comentários e o suporte de seus clientes, você pode aprimorar sua marca e ganhar muitos pontos com isso. 

  1. Sempre ofereça produtos e serviços de qualidade

Construir uma imagem corporativa forte depende muito da qualidade de seus produtos e serviços. 

Manter sua marca e manter seu cliente muitas vezes dependerá de sua reputação.

Você é um empreendedor e possui um negócio empresarial em que eles podem confiar, assim como você confia no estabilizador 1000VA para garantir o fornecimento de energia durante uma tempestade?

Continue melhorando sua imagem corporativa, seja mantendo a qualidade de seus produtos e serviços, seja promovendo o melhor atendimento ao cliente, e até mesmo na pós-venda.

Conclusão

Definir a imagem da sua empresa ajuda a moldar a sua marca por meio de pontos significativos e construtivos, entre eles: 

  • Aparência do trabalho promocional;
  • Comportamento dos funcionários, 
  • Desenvolvimento de produto e serviços;
  • Experiência do cliente. 

Pode parecer fácil falar, mas pensar sobre como os outros enxergam uma organização requer uma reflexão cuidadosa. 

Por isso a empresa precisa ser verdadeira e realizar uma análise clara do que precisa ser melhorado e o porquê disso.

Lembre-se que como você se comporta corresponde à experiência da marca e a imagem que os consumidores terão dela, e todo colaborador representa – direta ou indiretamente – o negócio. 

Ao ter a personalidade e imagem da sua empresa a zelar e bem definidas, será possível alinhar e julgar com mais propriedade as decisões em relação ao negócio, investimentos e o desenvolvimento a longo prazo, inclusive para o trabalho promocional e contratação de pessoal. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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