Me responda o seguinte: caso você fosse gestor de uma marca de filtro de ar para compressor, gostaria de fazer a contratação de um colaborador ou colaboradora que fossem éticos e respeitosos com os demais, não é mesmo?

A ética e a integridade são valores fundamentais em qualquer ambiente profissional, mas têm um papel especialmente importante no trabalho de vendas. Em uma área em que a confiança e a credibilidade são essenciais para estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes, a ética e a integridade são vitais para o sucesso de longo prazo.

Nesta postagem, vamos explorar a importância da ética e da integridade no trabalho de vendas e na construção de relacionamentos de confiança com os clientes. Vamos discutir o que significa ser ético e íntegro em vendas, como as empresas podem promover esses valores em sua cultura organizacional e como os vendedores podem aplicar esses valores em suas interações diárias com os clientes.

O que é ética profissional?

Tirando as devidas proporções, a ética profissional é tão imprescindível quanto a instalação de um motor para portão eletrônico para um grande condomínio. Tudo porque, não há dinamismo sem ambos em suas respectivas funções. 

Lembrando que essa palavra significa um conjunto de princípios e valores que vão orientar a atuação dos profissionais em sua área. Elas precisam ser seguidas para garantir a integridade, a honestidade e a responsabilidade do profissional no exercício de sua atividade (e isso pode se expandir para qualquer tipo de relacionamento).

Ela terá grande impacto tanto em setores mais técnicos quanto nos mais criativos, pois interferirá diretamente na qualidade do trabalho e na reputação do profissional e da empresa. 

E não para por aí! Pois, estudos já comprovaram que a ética profissional constrói confiança com os clientes e com os demais profissionais envolvidos em um determinado projeto. Assim como uma paleteira manual ajuda a levar materiais de um lugar para outro, esse conceito fará com que suba de nível e chame atenção dos demais.

Para garantir todo esse detalhamento e sucesso para a cultura do dia a dia, muitas empresas possuem códigos de conduta que devem ser seguidos. Além disso, existem órgãos reguladores e fiscalizadores que monitoram a conduta e que podem punir aqueles que tiverem ações contrárias.

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A importância da ética e da integridade no trabalho de vendas e na construção de relacionamentos

A ética e a integridade são fundamentais no trabalho de vendas e na construção de relacionamentos de confiança com os clientes. Até porque, quando gestores e colaboradores de uma empresa adotam esses valores, moldarão um ambiente saudável e propício para o sucesso das vendas.

Ou seja, é de suma importância que os vendedores não façam promessas que não possam cumprir ou que enganem os clientes de qualquer forma. A integridade envolve também o cuidado com a privacidade e segurança dos dados dos clientes, garantindo a confidencialidade das informações coletadas durante o processo de venda.

Lembrando que, como cita a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), precisamos nos atentar sobre “o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.

Com uma proximidade cada vez maior, advinda daquilo que a internet proporciona, os clientes querem se sentir seguros ao fazer negócios e, quando essa respeitabilidade está presente, eles têm mais confiança na empresa, seja ela do setor de cosméticos ou de carrinho de carga, levando a vendas recorrentes e à fidelização dos mesmos.

Por outro lado, sem esses fatores, as consequências negativas para as vendas e para a imagem da empresa. Quando um cliente se sente enganado, certamente não voltará, podendo até espalhar uma imagem negativa da empresa para outras pessoas.

 Agir de forma ética e honesta é essencial para construir relacionamentos de confiança com os clientes e para manter uma reputação positiva no mercado. Além disso, a ética e a integridade no trabalho de vendas contribuem para a fidelização dos clientes, gerando retornos a longo prazo e aumentando a credibilidade da empresa. 

É importante ressaltar que a ética e a integridade devem ser praticadas não apenas no relacionamento com os clientes, mas em todas as etapas do processo de vendas, desde a prospecção até o pós-venda. Dessa forma, profissionais e empresas que valorizam a ética e a integridade no trabalho de vendas podem obter resultados sustentáveis e duradouros, ao mesmo tempo em que contribuem para uma sociedade mais justa e confiável.

Agora é a hora de tirar todas essas ideias e conceitos da teoria e colocá-las em prática.  pensar como um cliente se sente quando dialoga com sua marca pode ser o passo primordial para mudanças.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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