A importância de investir em marketing de conteúdo

Marketing de Conteudo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem como foco principal gerar engajamento na internet. Tornar-se relevante nas páginas da web não é mais uma tendência, mas uma necessidade de muitas empresas e negócios.

Por meio de publicações nas mídias sociais, no site ou blog institucional, informações relevantes são levadas ao público com o objetivo de educá-lo a respeito de determinados assuntos relacionados a uma marca e todo o seu portfólio.

Apostar em bons conteúdos também é essencial para conquistar um espaço de destaque e visibilidade em meio à concorrência presente no ambiente cibernético. Criar uma percepção positiva a respeito de uma organização deve ser a meta das produções.

De acordo com o relatório The Ultimate List of Marketing Statistics for 2020, produzido pela HubSpot, atualmente 70% dos profissionais de marketing das mais variadas áreas estão investindo ativamente no desenvolvimento de conteúdos relevantes. 

Dados da mesma pesquisa também apontam que entre os adeptos da técnica, 55% preferem utilizar o blog para veicular assuntos que sirvam como ferramenta de atração e 74% optam pelas demais mídias sociais para levar conhecimento ao público.

Diante desse cenário, torna-se essencial que a parcela do mercado empresarial que ainda não aplica o marketing de conteúdo em suas metodologias, comece a se adequar à nova realidade digital. Para isso, pode se empenhar nos seguintes formatos:

  • Textos (para blog e para mídias);
  • E-book (sobre assuntos específicos);
  • Envio de e-mail (para estreitar laços com os clientes);
  • Infográficos (para ilustrar informações);
  • Imagens (para complementar os textos);
  • Podcasts (sobre assuntos relevantes)
  • Vídeos (de produtos, experiências, entre outros);
  • Webinar (aprofundamento em algum tema).

Portanto, as produções não se resumem somente ao gênero textual. Para se tornar referência na web e ganhar evidência em um certo nicho, é essencial usar a criatividade e explorar cada possibilidade de comunicação que se apresenta nesse sentido.

Segundo dados do DemandMetric, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o tradicional e atrai três vezes mais leads. Portanto, além de um baixo investimento, a garantia de um bom ROI (retorno sobre o investimento) é quase certa.

Hoje, em um país com aproximadamente 152 milhões de pessoas conectadas à internet, conforme o Comitê Gestor da Internet do Brasil, atribuir informações pertinentes nesse ecossistema é garantir o sucesso e o fortalecimento do relacionamento com os clientes.

Para resultados assertivos, é importante considerar uma série de etapas nas produções, entre elas o planejamento estratégico, a elaboração da persona, o desenvolvimento, a distribuição e a mensuração das criações.

Seguindo essas instruções básicas, é possível nortear os insights e transformá-los em materiais digitais atrativos e que gerem engajamento entre os seguidores de redes sociais como o Facebook, Instagram, YouTube e leitores do blog de uma marca.

Quais os principais benefícios dessa estratégia?

Estar bem posicionado nos canais de comunicação virtual, criando oportunidades de aproximação com o público tem sido o objetivo de muitas marcas e é um dos principais motivadores do marketing de conteúdo.

Com boas táticas e criatividade, um espaço de evidência pode ser conquistado pelas empresas que, constantemente, realizam a produção de tópicos significativos. Essa vertente do marketing digital é capaz de:

1 – Educar consumidores

Oferecer informações ao público, de forma a torná-lo mais instruído a respeito de um produto ou serviço, é uma das vantagens do marketing de conteúdo. Isso aumenta a confiança e gera credibilidade em um determinado segmento.

Pode ser que nem todas as pessoas saibam o que faz uma empresa de içamento, porém, se elas tiverem acesso a informações que expliquem a especialidade em transporte, desmontagem e montagem de móveis, o número de retenções crescerá.

A principal intenção da educação dos clientes não é promover vendas, mas estimulá-los a compreender a importância e benefícios da aquisição de algum item ou prestação de atividades profissionais.

2 – Fidelizar clientes

Ter muitos consumidores não quer dizer que uma marca não precise continuar investindo na qualidade da sua comunicação. Portanto, o empenho na criação de posts, vídeos e outros materiais deve ser constante.

Essa é uma das principais formas de fidelizar o público-alvo e estar inserido entre os conhecimentos adquiridos por ele diariamente. Assim, um aplicativo de serviço de motorista pode marcar presença de diversas maneiras.

Isso pode acontecer ao prestar o serviço de transporte, ao enviar novidades e promoções aos clientes por meio dos aplicativos de redes sociais, ou mesmo ao encaminhar e-mails marketing voltados a uma campanha pontual e interessante para o passageiro.

3 – Ampliar a lista de leads

Quando uma empresa disponibiliza conteúdos exclusivos e gratuitos, que exige que o internauta faça cadastro em um site ou responda a um formulário, ela está ampliando a sua lista de leads e aumentando as suas chances de vendas.

Com certeza, em algum momento da vida, você já precisou liberar os seus dados para algum site comercial ou institucional, seja ele de manutenção predial condomínios ou mesmo de uma loja de roupas e sapatos.

Além de coletar os seus dados, neste caso, a organização os levará para uma base e reunirá um conjunto de referências a seu respeito e de outros prospects, com a intenção de fechar futuras negociações.

4 – Gerar vendas e negociações

Uma lista de leads qualificados, feita com ajuda da produção e ofertas de conteúdos voltados ao marketing pode aumentar, consideravelmente, o número de vendas e negociações de uma companhia.

Em vez de se concentrar somente na proposta de aluguel de andaime de ferro, os profissionais de marketing da instituição devem focar em atender as necessidades dos leads e solucionar possíveis problemas.

Outro ponto importante é apresentar soluções e conteúdos nos momentos certos, assim, as chances de vendas poderão ser muito maiores. Para isso, é vital conhecer o comportamento das pessoas interessadas no serviço.

5 – Tornar-se referência

Informações de qualidade são capazes de tornar uma empresa referência em uma determinada temática. Com inúmeros sites que entregam respostas a prospects interessados em um sistema de alarme, é essencial se aprofundar no assunto.

Conforme mostra um levantamento da Math Ads, empresa especializada em gestão de mídias digitais, nove em cada dez brasileiros realizam pesquisas na internet antes de decidirem fechar a compra de algum produto.

Diante desse cenário, torna-se necessário que as organizações e comércios invistam na presença digital e se tornem referência e a principal fonte de conhecimento de pessoas pertencentes a um certo grupo, cativado por um segmento.

6 – Criar uma relação com o público

O marketing de conteúdo não tem como meta somente informar consumidores, mas criar uma relação de proximidade com eles. Ao gerar engajamento, interação e comunicação, um laço importante pode ser construído.

Imagine que um internauta esteja buscando por uma instalação ar condicionado cassete e precise esclarecer dúvidas, trocando mensagens e obtendo respostas imediatas da empresa que presta esse serviço.

Nesta situação, a forte presença nas mídias sociais pode ser uma ponte para a necessidade de interação, o que, consequentemente, pode fortalecer o relacionamento B2C (Business to Consumer).

7 – Aumentar o engajamento

A frequência de postagens tem automaticamente o poder de movimentar uma rede. Boas estratégias de marketing de conteúdo são capazes de estimular a troca de interações entre clientes e empresas.

Uma boa forma de fazer isso é abrir um espaço para feedbacks. Suponhamos que uma construtora com projeto de ampliação de casas populares seja ativa no Facebook e no Instagram, mas precisa movimentar as mídias.

Estimular o feedback do público a respeito de um tema abordado ou da qualidade das construções pode ser uma maneira de se comunicar e ouvir o que ele tem a dizer, proporcionando uma troca e aumentando o engajamento.

8 – Aumentar o tráfego do site

Um site com conteúdos relevantes pode atrair muitos leitores e visitantes. É preciso investir na qualidade dos temas levantados e na missão de se tornar referência de credibilidade e boas averiguações.

O melhor método para falar de pintura residencial externa e todas as questões que a envolve é por uma página da web. Inclusive, dados de 2018 da Content Trends mostram que  86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar.

Os sites continuam funcionando como mecanismos de pesquisa importantes no processo decisório de compra dos consumidores. Logo, o marketing de conteúdo é a chave do sucesso para o aumento do tráfego.

Considerações finais

A produção de conteúdos não é somente uma tarefa dos jornalistas. No mercado atual, os profissionais de marketing devem levantar dados e distribuí-los de forma confiável e atraente ao público de uma marca.

Diferente do marketing tradicional, que foca principalmente nas vendas de algum item, o marketing de conteúdo busca educar os consumidores de forma a atraí-los, bem como para realizar e finalizar uma jornada de compra.

Estimular o consumo por meio de posts, vídeos, podcasts, imagens e vários outros formatos tem sido o objetivo dos responsáveis pelas mídias sociais e blogs de diversos empreendimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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