A inteligência artificial terá impacto na estratégia de marketing?

A inteligência artificial terá impacto na estratégia de marketing?

Uma boa estratégia de marketing é a base para que uma empresa possa ganhar não somente os consumidores certos, como também uma consolidação dentro do mercado que se torna competitivo a cada dia.

Com a introdução cada vez maior da tecnologia no mercado, a inteligência artificial acabou ganhando um espaço dentro das empresas para auxiliar em diversos departamentos que podem ir desde a produção até o atendimento ao consumidor.

Baterias de caminhão que anteriormente eram feitas por meio de processos manuais para a implantação de peças, hoje pode contar com processos automatizados que incluem até mesmo a sua embalagem para vendas. 

O que surgiu como um pequeno projeto e até mesmo de maneira futurista em muitas longas metragens, passou a ser algo quase natural no cotidiano humano. 

O que é e como surgiu a inteligência artificial?

Surgindo e sendo evoluída ao longo dos anos, a inteligência artificial, também chamada de IA, é um conjunto de várias tecnologias no formato de redes neurais e algoritmos que permitem o aprendizado para ser similar à inteligência e capacidade humana.

Por ter essa capacidade de aprender sozinha a partir de uma série de dados que é inserida, as soluções que podem ser feitas por uma IA começou a ser cada vez mais utilizada em processos como laudo de opacidade dos veículos, por exemplo. 

Os primeiros indícios do que se é conhecido como inteligência artificial semelhante à humana vem desde os anos 20 onde a indústria do cinema começava a se falar de androids, e futuramente retomado na década de 40 com Warren McCulloch e Walter Pitts. 

Warren e Walter publicaram um artigo que tinha referência às redes neurais e alguns raciocínios baseados na matemática, e suas estruturas de modo tecnológico eram similares ao sistema nervoso humano.

Ao longo dos anos, a tecnologia foi evoluindo e foram inventados algoritmos que poderiam calcular automaticamente operações matemáticas em um laboratório didático de elétrica, por exemplo, até que a inteligência artificial possa chegar ao que é conhecida atualmente. 

Os tipos de inteligência artificial

Aprimorada cada vez mais ao longo de novas descobertas ou com o avanço de qualquer peça ou componente tecnológico, a inteligência artificial pode ser classificada em diversos tipos que possuem funções similares, embora havendo divergências.

A forma primária da inteligência artificial são as máquinas relativas, onde suas funções não funcionam baseadas em memórias. Já as memórias limitadas, estas aprendem somente quando se é inserido uma base de dados históricos.

O formato de autoconsciência é aquele que futuramente poderá compreender e até mesmo ter emoções, desejos e necessidades próprias, podendo até mesmo ser um sistema de casa inteligente onde almeja ter uma gradil de ferro fundido, por exemplo.

As técnicas de inteligência artificial também se distinguem uma das outras, sendo separadas nas categorias de ANI, AGI e ASI.

O ANI, também chamado de inteligência artificial estreita, é quando a programação só pode realizar uma tarefa específica.

A inteligência geral artificial, ou AGI, é quando o sistema de IA pode aprender e compreender de forma similar ao de um ser humano, até mesmo o seu funcionamento envolvendo laudo opacidade dos veículos.

Sendo algo multifacetado, a ASI, ou superinteligência artificial, tem uma memória maior onde os dados são analisados de um modo mais rápido, possuindo deste modo uma capacidade maior para que haja tomadas de decisões.

Dentre todos esses tipos, a inteligência artificial sempre será dividida no conceito de machine learning e o deep learning.

O machine learning também é chamado de aprendizado de máquina, sendo sua base feita com sistemas que descobrem padrões, tomam decisões e podem aperfeiçoar sem a interferência humana ou caso houver, de modo mínimo. 

O deep learning, chamado de aprendizagem profunda, é o sistema com redes neurais onde há várias camadas para absorver o conteúdo, utilizando principalmente como um treinamento para exercer funções humanas como reconhecer imagens e fala.

Por ser algo mais profundo para ter uma total aprendizagem, as camadas são feitas por meio de camada por camada e sempre passam de uma para a outra. 

A inteligência artificial e o impacto no marketing digital?

Com as transformações do mercado cada vez mais constantes, as estratégias de marketing digital acabam sendo transformadas ao longo dos anos para se adaptar cada vez mais às novas condições que vão surgindo.

Incluindo um chaveiro 24hs que pode utilizar estratégias de marketing para promover os seus serviços.  

A inteligência artificial acaba sendo um contribuinte para as estratégias de marketing digital, podendo ser utilizada nos procedimentos de uma empresa, sendo alguns deles:

  • Conhecer bem o consumidor;
  • Direcionar melhor a publicidade;
  • Aumento de conversão;
  • Atendimento humanizado mesmo que por máquina;
  • Boas experiências de atendimento e de compra.

Saber os gostos do consumidor e o que ele prioriza na hora da compra da limpeza de um produto ou de um serviço de limpeza de fachada predial é importante para que uma empresa saiba se planejar adequadamente.

Assim, mesmo com dados considerados “brutos” é possível que alguns programas de inteligência artificial possam ajudar a entender e até mesmo, adiantar o que pode se tornar uma tendência que o consumidor irá desejar.

O que pode proporcionar em publicidades e estratégias ainda mais objetivas para gerarem uma conversão de leads porque os consumidores que terão acesso a ela são os que em algum momento demonstraram interesse neste tipo de conteúdo ou de serviço.

A inteligência artificial está se tornando popular principalmente nos canais de atendimento, o que se não for feito com planejamento, pode transformar a comunicação de empresa com consumidor em algo sem tato.

O que por sua vez, se transforma em uma causa para gerar um afastamento do consumidor em relação ao negócio porque mensagens automatizadas que não apresentam resoluções de problemas ou sejam mecanizadas, não são bem-vistas.

Assistentes virtuais nos canais de comunicação ou tecnologias que possam ser semelhantes neste elo com o consumidor, devem ser feitas de maneira humanizada, mesmo em serviços que possam ser considerados simples.

Pois, um pedido de piso industrial concreto polido feito por sistema automatizado de maneira positiva, se torna um aliado que pode transformar a empresa em uma referência dentre os concorrentes no segmento mercadológico que atua. 

Onde encontrar a inteligência artificial no marketing digital?

Quando começa a se investir em inteligência artificial, é importante pesquisar e entender quais áreas esse modelo de tecnologia pode ser encontrado.

A maioria do IA está concentrado nos chats onlines que os clientes entram em contato com a empresa pelos seus canais oficiais, como sites ou blogs ou por aplicativos de mensagens instantâneas, sendo chamados de chatbot

Tanto referente aos que pode ajudar nas compras e ao tirar dúvidas, como os que podem resolver os problemas, esse modelo de chat está sendo usado cada vez mais como uma estratégia de marketing que além de funcional, pode ser mais em conta.

Principalmente, com o fato de que os chatbot podem funcionar durante 24 horas e em todos os dias da semana, o que acaba sendo atraente para as empresas conseguirem uma demanda ainda maior de consumidores. 

O e-mail marketing também pode ser bastante utilizado com a ajuda de inteligência artificial, sendo que os envios das mensagens bem como a lista de contatos pode ser feita com um banco de dados, que ajuda na identificação do tipo de comportamento do consumidor.

A inteligência artificial também pode ajudar na distribuição de anúncios e de recomendações de produtos pela internet, especialmente por estarem ligados aos algoritmos que podem captar dados como cache, cookies ou do histórico online.

Considerações finais 

Sendo assim, a inteligência artificial se tornou um dos assuntos que transformou o ramo da tecnologia, principalmente por operar sistemas feitos anteriormente de modo manual ou humanizado.

Com as estratégias de marketing digital se aprimorando cada vez mais, a introdução da IA no mercado aumentou gradativamente e com isso, as adaptações para esse tipo de mudança passou a ser comum dentro dos negócios.

O que anteriormente era feito por pessoas e que tinham que esperar um determinado horário, softwares e outras ferramentas tomaram conta e com isso, passaram a ter serviços de suporte eletricista 24hs ou no momento que o consumidor desejar.

Utilizada em áreas além do marketing como o financeiro, produção e recursos humanos, a inteligência artificial está sendo cada vez mais requisitada e investida como uma forma para simplificar e agilizar processos.  

A inteligência artificial veio se aprimorando ao longo dos anos e conquistando cada vez mais seu espaço dentre a sociedade, o que faz com que para acompanhar essas evoluções, haja uma transformação no âmbito social também. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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