A relação entre atividade física e qualidade de vida

A relação entre atividade física e qualidade de vida

Vamos fazer a seguinte comparação: quando você adquire uma vareta de solda prata de qualidade, junções complexas de ferro fundido, aço inoxidável, cobre, etc, ganha maior vida útil, correto?

É assim também com nosso corpo ao longo dos anos, ou seja, quanto mais ele for treinado a se mexer, melhor! E essa é a relação entre atividade física e qualidade de vida. Correr, pedalar, nadar… tudo isso pode prolongá-la. Mas fique tranquilo pois explicaremos em detalhes tudo isso.

A relação entre atividade física e qualidade de vida

A prática regular de atividades físicas é uma das principais recomendações para manter a saúde em dia e melhorar a qualidade de vida. Isso ocorre porque o exercício físico traz inúmeros benefícios.

Mas quando posso dizer que estou fazendo atividade física? Normalmente, se faz caminhadas, corridas e etc., por 20 ou 30 minutos ininterruptos, ou movimenta seu corpo até que isso resulte em gasto energético acima do nível de repouso, já pode considerar. 

Essa prática é importante para prevenir doenças crônicas, cardiovasculares e obesidade. E não para por aí, já que aumenta a sensação de bem-estar, melhora o humor e ajuda a combater o estresse e a ansiedade. 

Lembre-se: uma corrida no parque libera endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento. Outro benefício importante é a melhoria do condicionamento físico, resultante em mais disposição para as atividades diárias, ou seja, trabalhará como um compressor de ar pistão e terá energia de sobra. 

Com a prática regular de exercícios, o corpo se adapta e isso pode contribuir para a manutenção do peso corporal saudável, já que aumenta o gasto calórico e melhora o metabolismo. 

Mais detalhes sobre as atividades físicas

Você deseja ter aumento de massa muscular e diminuição de gordura corporal? É só começar as atividades físicas, pois, contribuem na estética corporal. Para obter todos os benefícios, tenha constância. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana para adultos saudáveis.

É recomendado procurar um profissional de educação física, para orientação e prescrição de um programa de treinamento adequado às suas necessidades e, ao mesmo tempo, deve ser vista como uma prática prazerosa e não uma obrigação. 

Adapte-se àquilo que você gosta, por exemplo, natação é algo que ama e correr algo que odeia? Entre na água com regularidade e verá a diferença ao longo dos meses.

As melhores atividades físicas para quem quer começar

Precisamos começar com o básico, ou seja, a caminhada. Esta é uma das práticas mais acessíveis e pode ser realizada em qualquer lugar. Ela ajuda a melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos e reduzir o estresse. 

Em seguida, parta para a corrida, pois ajuda a melhorar a resistência física, aumentar a capacidade cardiovascular e reduzir o risco de doenças crônicas. É importante escolher um tênis adequado e ter um acompanhamento profissional para evitar lesões.

A já citada natação também vem a agregar a todas as pessoas que desejam se movimentar. É uma atividade completa e  que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. 

Ela ajuda a melhorar a respiração, aumentar a capacidade cardiovascular e reduzir o impacto nas articulações. É importante escolher um local adequado e ter um acompanhamento profissional para aprender as técnicas corretas.

Tão imprescindível quanto a recarga de extintores para empresas e auditórios, é o yoga para nosso bem estar. Pense numa prática para reduzir o estresse, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade? Isso tudo pode ser encontrado aqui.

Os dois últimos são a musculação, que é uma atividade que ajuda a fortalecer e aumentar a massa muscular. Ela pode ser realizada com ou sem pesos e é importante escolher um profissional qualificado para orientar a técnica correta e evitar lesões. 

Avalie também a localização da academia, se há pedestal de sinalização, para segurança de todos que estiverem ali e etc. Por fim, a dança trará maior condicionamento físico, aumentará a flexibilidade e reduzirá o estresse. 

Aplicativos que o ajudarão nas atividades físicas

Com o advento da internet, existem vários tipos de aplicativos que deixam nossa vida mais fácil. Seja para cozinhar melhor ou fazer exercícios com mais constância e dinamismo. Então, como estamos lidando com as atividades físicas neste texto, nada mais justo do que trazermos dicas para que possa baixar em seu celular.

A começar pelo Strava, que te ajuda a marcar quanto tempo e qual foi a distância de corridas, caminhadas, pedaladas, etc. Há ainda alguns desafios mensais, como “correr 10 km ao longo de todo o próximo mês”.

Seu concorrente é o Nike Trainning, que além de tudo, lhe dará opções de treinos para serem realizados em casa, quase como um funcional. É ótimo para pegar o ritmo e se apaixonar pelos esportes.

Ela pode ser realizada em grupo ou individualmente. Em todos os casos, encontre alguém que tenha paciência e te passe segurança. Agora é a hora de finalizarmos o texto, de você colocar sua roupa para o exercício que mais lhe agrada e partir para essa nova etapa de sua vida! Vamos?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.