Afinal, o que é marketing de resultado?

Afinal, o que é marketing de resultado?

O sonho de toda empresa ou marca é conquistar novos clientes sempre, conseguindo estar onde seus compradores estão, do jeito certo e na hora certa, contando muito com o marketing de resultado.

De fato, há um preconceito muito comum contra o marketing, que é o de acusá-lo de não ser eficiente em trazer clientes e compradores efetivos. 

Como se ele não passasse de uma narrativa que fica tentando empurrar gatilhos de vendas no público. Na verdade, essa é uma visão bastante curta e descontextualizada. 

Basta ver o caso prático de uma fábrica de camisetas que tentasse entrar no mercado sem o marketing, a publicidade e o branding, e aquela que já entra com esses pilares bem resolvidos.

Literalmente, pode ser a diferença entre se tornar uma líder de mercado em poucos anos, ou então falir e ter de fechar as portas. 

Afinal, o marketing não se resume a fazer anúncios, como pensam alguns, esse é o papel da publicidade apenas.

O marketing está muito mais ligado à fundação da marca, sua cultura organizacional e até a filosofia de trabalho. 

Sem dizer que o marketing lida com estudo de mercado, análise de concorrência, sondagem das expectativas do público-alvo e muito mais.

Sem falar no poder de gerar métricas e análises de conjuntura, que simplesmente permitem que o marketing prove qual foi sua utilidade e seu alcance após uma campanha ou ação qualquer, inclusive para que as próximas sejam ainda mais assertivas.

Por isso é que faz tanto sentido falar no marketing de resultado, pois sua proposta é que uma vendedora de roda de polir simplesmente enxugue ao máximo as estratégias de ação, otimizando ainda mais os gastos e focando tudo no resultado prático.

Lembrando também que esse conceito se tornou muito mais importante nos últimos anos ou décadas, por conta da disseminação do marketing de conteúdo. 

Realmente, após isso muita gente começou a criar conteúdo sem entender do que se tratava.

Vendeu-se por muito tempo a ideia de que o marketing de conteúdo ou o inbound, que faz uma prospecção passiva, iam dominar o cenário. 

Portanto, as empresas começaram a investir em blogs, redes sociais, e-books, lives, podcasts e tantos outros formatos.

Depois de algum tempo a conta chegou e muitos descobriram que fizeram isso do modo errado, pois não necessariamente a marca estava convertendo mais gente, trazendo mais compradores e fidelizando mais clientes, o que é terrível.

No entanto, isso não permite que alguém coloque a culpa no inbound ou no marketing de conteúdo em si mesmo. A culpa é da falta de visão e de conhecimento sobre as estratégias no seu sentido mais amplo.

Por isso deliberamos sobre desenvolver este material rico sobre o que é o marketing de resultado e como ele pode mudar a realidade de uma empresa. Também mostramos algumas ferramentas e etapas dessa técnica disruptiva.

Inclusive, tanto ela é disruptiva que já evoluiu ao ponto de poder ajudar qualquer modelo de negócio, seja uma loja de roupas ou uma indústria de corte a laser em chapa de aço inox, desde que a estratégia seja bem aplicada, com conhecimento de causa.

Por isso mesmo, se o seu desejo enquanto leitor, empresário ou gestor de empresas é compreender o que afinal é o marketing de resultado e como aplicá-lo da maneira mais correta, seguindo as boas práticas da área, então basta seguir adiante com a leitura.

Qual o conceito de marketing de resultado, afinal?

No mundo corporativo muitas coisas começam com um planejamento e uma definição conceitual, que só depois leva aos esforços mais práticos e imediatos.

Com o marketing de resultado não é diferente, sendo que muitas o que falta é justamente o conhecimento de causa, o conceito ou a teoria por trás da prática.

Lembrando que no fundo o que importa é o equilíbrio entre teoria e prática. Mas, o fato é que sem a primeira parte a prática sempre vai acabar se tornando desorientado e até estressante.

No caso do marketing de resultado uma definição importante é a de que se trata de uma estratégia ou conjunto de estratégias que se voltam de maneira sistemática para o retorno prático, mensurado com análises, métricas e números coletados.

Outro ponto importante ou mesmo fundamental é o fato de que ele precisa ser aplicado segundo uma visão mais holística, ou seja, uma visão mais abrangente que possa englobar os vários aspectos constituintes da empresa ou corporação.

Por exemplo, um laboratório de estudo hidrogeológico não se resume aos estudos e exames que são feitos dentro do seu nicho, mas a toda uma infraestrutura que depende de processos e de pessoas que estejam envolvidas com aquela missão, a visão e os valores.

Isso porque é preciso mobilizar vários setores da empresa para que ele funcione verdadeiramente. 

Outro erro comum é pensar que apenas um funcionário sozinho e isolado pode implementar essa modalidade, o que é absurdo.

Na verdade, ela precisa surgir do nível mais alto dos donos e sócios, que então vão descendo sua influência pelos líderes, tutores e gestores em geral. 

Sem falar no cruzamento entre setores que têm uma função transversal, como o marketing e o comercial.

Muitas empresas mantêm esses departamentos em uma divisão radical. Mas pense bem, se o marketing é quem capta os leads e, além de qualificá-los e nutri-los, prepará-los para o momento da negociação com um vendedor, como isso deve ocorrer?

Ressaltando que quanto maior for a ponte entre esse agente do marketing e os vendedores ou consultores da mesma empresa, maior será a assertividade, seja para vender máquinas industriais complexas ou tripa para embutidos.

Perceber esse tipo de demanda e de diferencial é algo próprio do marketing de resultado, que realmente amarra todas as pontas soltas e transforma a rotina do negócio.

As 5 etapas revolucionárias do marketing

Uma das maiores conquistas do marketing de resultados é a do funil de vendas, baseada na descoberta de que nenhuma pessoa salta do estágio de alguém que ignora a existência de determinada marca ou solução, para a de cliente fidelizado.

Pelo contrário, em vez de ficar parado esperando o cliente vir, você pode e deve ir atrás dele, o que implica reconhecer que já fases iniciais de criação de conteúdo e de educação daquele público, para que ele perceba o quanto precisa de você.

Por exemplo, alguém pode estar sofrendo com a indisciplina de seu pet dentro de casa, sem saber ou tendo esquecido que o profissional adestrador de cão pode mudar radicalmente esse cenário.

Com isso, é possível aplicar um blog ou mesmo as redes sociais para educar essa pessoa. 

Diante disto, os estágios ou etapas mais importantes do marketing de resultado são:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Relacionamento;
  4. Venda;
  5. Análises.

Ao estabelecer esse funil, as estratégias da firma vão se tornar muito mais assertivas, criando uma verdadeira máquina de geração de leads e oportunidades, que depois se converte em vendas e resultados práticos.

Dicas práticas dos estágios

Como já vimos, a atração pode e deve acontecer por meio de geração de conteúdos originais, gratuitos e devidamente formatos segundo seu público.

Em outras palavras, um blog, um perfil de mídia social, um vídeo explicativo e daí em diante. A conversão é quando você consegue gerar esse lead ou contato comercial, logo depois começando o relacionamento com ele.

Esse relacionamento pode ser mais longo ou menos longo, a depender da complexidade da sua solução. 

Por exemplo, vender camisetas é obviamente mais simples do que vender uma solução de bomba hidráulica industrial.

Respeitar esse tempo natural é muito importante, para não deixar o lead ou cliente desconfortável. Por fim, vem a parte da venda, provando a eficiência do marketing de resultado.

Já as análises dizem respeito à eficiência estratégia da própria marca, que precisa implementar essa cultura de gestão e administração mais séria.

As ferramentas da estratégia

Alguns pensam que ferramentas se limitam a materiais físicos para fazer algum esforço braçal ou então a softwares e programas altamente tecnológicos.

Na verdade, uma simples estratégia de organização de agenda já pode ser uma ferramenta. 

Por isso, as ferramentas mais estratégicas do marketing de resultado merecem nossa atenção, já que elas passam por todas essas possibilidades descritas.

No caso do marketing de resultado, uma firma da área de carimbo personalizado professor pode implementar as seguintes ferramentas:

  • O marketing de conteúdo;
  • Softwares de automação de venda;
  • Publicidade e anúncios digitais;
  • Gestão de processos e talentos.

Com isso, cada membro da equipe pode contribuir com o que tem de melhor, colocando a missão da empresa no centro dos esforços.

Assim é que o marketing de resultados começa a trazer o que há de mais importante e que já está em seu nome: resultados sérios, sólidos e sustentáveis.

Considerações finais

Sendo assim, o marketing de resultados vem para quebrar vários preconceitos e provar que o inbound e o conteúdo ainda podem gerar clientes e compradores.

Com os conceitos e conselhos práticos que trouxemos acima, isso fica bem mais claro, explicando do que se trata a estratégia e como dá os primeiros passos dela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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