Afinal, o que é uma estratégia de SEO

Afinal, o que é uma estratégia de SEO

Quando se trata de marketing digital, o termo SEO é, sem dúvida, o mais mencionado, relacionado aos mecanismos de pesquisa mais usados da atualidade, conhecer o que é uma estratégia de otimização para motores de busca é fundamental. 

A produção de conteúdo para a web é orquestrada pela capacidade de alcance das postagens pelo usuário, um efeito gerado por uma grande engrenagem de recomendações, presente em sites de venda, redes sociais, fóruns e demais plataformas. 

Quando uma empresa de berçário particular avalia a importância de posicionar-se no espaço online, seu próximo passo é desenvolver uma infraestrutura própria, o que envolve a sua inserção em múltiplos locais, entre eles um site exclusivo. 

A criação de sites para empresas é uma ação que deve observar as necessidades e objetivos da proposta de marketing, uma vez que o acréscimo de funcionalidades representa um esforço maior para manutenção, além do orçamento. 

Contudo, para movimentar a roda das recomendações, produzir conteúdo é essencial. 

Esse conteúdo deve apresentar relevância, informações importantes, ritmo e linguagem adaptada ao receptor da mensagem, além de uma frequência constante. 

Definir e aplicar todas essas qualidades passa pelo SEO, o conjunto de técnicas de marketing digital voltadas para o posicionamento de páginas e artigos no topo dos resultados de sites de pesquisa, em palavras-chaves associadas ao produto ou marca. 

Conhecendo o sistema de recomendações

A internet é um veículo de comunicação capaz de oferecer uma experiência próxima da realidade, posto que viabiliza a reprodução de elementos que lidam com os dois principais sentidos para a percepção humana: a visão e a audição. 

Ingressar em um fórum de discussão sobre cultivo indoor é uma experiência mais imersiva que o telefone celular, por exemplo, por envolver visão e audição, ao passo em que mantém a instantaneidade da troca de informações. 

Cada informação gerada na internet, seja um comentário em fórum, uma classificação em catálogo de produtos, uma publicação em rede social ou um artigo, criam, de modo automático, um link que o localiza na biblioteca virtual. 

Como um sistema de etiquetas, os links direcionam o indivíduo pelas ruas que formam a rede. 

Por meio deles, o usuário entra em contato com o que deseja ver, encontra conteúdo sobre os temas de sua preferência e interage com outras entidades. 

A maior parte desses links vai acumular-se no limbo do desconhecimento, assim como a maior parcela dos endereços que existem em uma cidade. 

Para sobressair-se da massa silenciosa, é necessário se fazer visto e ser percebido como importante. 

Esse processo, nos ambientes virtuais, é organizado pelos sites de pesquisa, que apresentam um interface simples para busca por conteúdo, baseada em palavras-chave. 

Por isso, a popularidade de um link depende de sua recomendação nessas plataformas. 

Estima-se que a maior parte dos usuários na web não passam do terceiro resultado de busca na primeira página, com um percentual ainda menor de acessos a partir da segunda página. As técnicas que garantem as primeiras posições são categorizadas como SEO. 

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PageRank: o árbitro das recomendações

Visando melhorar a qualidade das páginas indicadas em uma pesquisa por exame de sangue admissional, por exemplo, as empresas responsáveis pelos motores de busca desenvolveram algoritmos de avaliação do sistema de recomendações. 

Tais avaliações visam garantir a qualidade técnica dos sites e compreender sua genuína relevância na opinião do público, com base em seu desempenho, medido pelo número de menções, compartilhamentos e engajamento direto em suas publicações. 

O mais famoso desses algoritmos é o PageRank, de onde surgem as bases para as práticas de SEO. 

Seu principal trabalho é ranquear a relação entre citações de vários sites, denominada link juice, estabelecida da seguinte forma: 

Site 1- publica um artigo

Considere o site de uma empresa especializada em polimento por vibração, contendo um blog institucional que publica, periodicamente, artigos sobre temas relacionados ao serviço que oferece ao consumidor. Cada artigo representa um link. 

Os algoritmos de indexação de links a resultados de pesquisa precisam saber do que se trata a publicação analisada, de modo a identificar as palavras-chave mais compatíveis. 

Esse diagnóstico acontece pela leitura de arquivos HTML incluídos no código-fonte. 

HTML é a linguagem de marcação usada para formatar arquivos de texto no código-fonte de uma página ou aplicativo. 

Contém um conjunto básico de tags de estilização e outras para marcação de partes do site, como rodapé e cabeçalho. 

Entre elas estão as meta tags, recursos empregados a partir da quinta versão, com o objetivo de sinalizar a algoritmos como o PageRank, fatores como o título a ser exibido nos resultados de busca, a descrição e outros comandos. 

São as principais: 

  • Meta description: descrição da página; 
  • Meta robots: valores de indexação para motores de busca; 
  • Meta charset: definição do tipo de caractere usado; 
  • Meta keywords: palavras-chave que indicam o assunto da página; 
  • Meta viewport: controle de tamanho para visualização mobile
  • Meta author: autor da página, créditos para desenvolvedor; 
  • Title tag: título da página. 

Configurar todos esses recursos no código-fonte de uma página de hot stamping dourado é um trabalho denominado, em marketing digital, como link building onpage. 

Isso significa o conjunto de ações de otimização para o PageRank executadas dentro do site. 

Site 2 referencia artigo do site 1

Considere que um site 2 visualizou o artigo publicado pelo site 1 e deseje referenciá-lo como uma boa fonte de informações. 

Ao escrever um outro artigo, sobre um tema parecido, o produtor de conteúdo vai associar o link de acesso ao artigo do site 1 a uma palavra. 

Uma loja de desengraxante biodegradável está realizando uma recomendação com esse tipo de prática. 

Isso significa, para algoritmos como o PageRank, que o site 2 está cedendo parte de sua autoridade para o site 1, atestando a confiabilidade da fonte. 

O algoritmo vai analisar a transferência de autoridade e a pontuação final entre os dois sites de acordo com a compatibilidade entre as páginas e as instruções inseridas nas meta robots, compostas dos valores “noindex”, “nofollow” e “disallow”.

A mais conhecida entre elas, a tag “nofollow”, indica que o algoritmo não deve vincular as páginas que referenciam um link com o link referenciado e vice-versa, ou seja, que o PageRank não deve transferir pontos de autoridade naquele link juice

O recurso é útil para páginas que não desejam se associar com a publicação desordenada de terceiros, como comentários de uma publicação. 

Por não saber quais são as técnicas empregadas, o produtor de conteúdo evita associar-se à prevenção. 

Recursos como esse são métodos de link building off page, denominados assim por acontecer fora dos domínios da página. 

Muitas lojas de óleo para compressor de ar online empregam a prática em sessões de comentários ou compartilhamentos. 

Benefícios de uma estratégia de SEO

Uma estratégia de SEO é uma parcela importante das práticas de marketing digital, área que envolve o estudo de público-alvo, a organização de personas de marca e a elaboração de conteúdo com auxílio de design gráfico e redação publicitária. 

Por seu caráter decisivo para o sucesso das empresas online, conhecimentos em SEO são requisitados para profissionais independentes ou agências de consultoria, com benefícios de curto a longo prazo que se manifestam em: 

Extenso raio de alcance da marca

Uma estratégia de SEO aumenta as perspectivas de atração do cliente ao expandir o número de usuários que entram em contato com a marca. 

Para empresas que desejam realizar operações fora de seu eixo geográfico, o engajamento online é vital. 

Uma pequena oficina de instalação de bateria carro 60 A, com ajuda especializada em marketing digital, pode melhorar seu faturamento ao aumentar o número de clientes em sua base, uma vez que as estratégias de SEO coexistem com pesquisas de mercado. 

Por meio desses recursos, além de compreender quem é o seu consumidor ideal, são fornecidos os instrumentos para captação e criação de um relacionamento com esse cliente, gerando efeitos positivos para as duas partes. 

Potencialização dos resultados de anúncio pago

A publicidade paga é um recurso comum para muitos empreendedores, disponível para motores de busca, plataformas de vídeo ou redes sociais das mais diversas. 

As estratégias de SEO, em contrapartida, são gratuitas e ajudam a melhorar a criação de anúncios pagos. 

Isso acontece porque estudar SEO é estudar o funcionamento da internet. Desta forma, o produtor de conteúdo é capacitado a entender como fenômenos de engajamento se formam, quais as forças por trás deles e o que é preciso para replicar o efeito. 

Melhoria na experiência do usuário

A experiência do usuário é a percepção, a impressão que o visitante de um site adquire enquanto navega por suas páginas. 

Uma experiência positiva é definida pela facilidade de encontro de informações, a harmonia visual e a relevância do que é publicado. 

Uma estratégia de SEO visa entender o que o cliente ideal está procurando e desenvolver conteúdo de acordo com essas necessidades, adaptando o site ao que há de melhor para o usuário. 

Conclusão

Resumindo, a otimização para motores de busca é um dos temas de maior importância no contexto das mídias digitais.

Sendo um pioneiro no que se trata da organização de espaços, indexação de conteúdo online e manipulação de Big Data que viabilizou o uso doméstico da web. 

Investir em práticas nascidas da compreensão de algoritmos e acessórios que coordenam os resultados de pesquisa é uma decisão indispensável para qualquer empresa ou criador de conteúdo que deseja destacar-se na internet. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


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