Aljezur Portugal: Vila, Melhores lugares para curtir

Aljezur Portugal: Vila, Melhores lugares para curtir

Aljezur é uma vila portuguesa, que pertence ao distrito de Faro, na região  do Algarve. A pequena cidade, tem cerca de dois mil habitantes, porém recebe visitantes de todo o mundo no verão, ficando bem mais populoso nessa estação, considerada um dos melhores destinos de toda Europa, para turistas.  

A região de Aljezur é uma terra com origens remotas, pois sua  antiguidade é comprovada por muitos vestígios arqueológicos que têm sido encontrados e também por historiadores. O seu território é habitado desde os tempos pré-históricos. 

A pequena Vila foi oficialmente fundada pelos árabes no século X, povo que permaneceu na região por quase cinco séculos, até a conquista cristã. Eles deixaram legados e construções muito importantes para a vila: cisterna, castelos, e principalmente, muita história.

O  está no coração da Costa Vicentina, considerado um dos melhores e mais procurados pontos turísticos de Portugal. Existem passagens entre a serra e o mar, abrigando diversidade e praias paradisíacas visitadas por milhares de pessoas durante seu maior período de turismo. 

Falando em lugares para curtir, conheça também a Praia de Dentista, que e um ótimo lugar para curti.

Pontos turísticos em Aljezur 

Sendo um dos pontos turísticos mais belo de Portugal, Aljezur é repleto de lugares paradisíacos, pela sua costa ter cerca de 40 km, existem algumas praias que vale a pena conhecer, algumas delas muito rochosas, o que torna um diferencial. A vila também conta com construções históricas, ótima para amantes de história. 

  • Praia de Odeceixe 

É composta por um extenso pedaço de areia com formato de uma língua, em que é protegida por grande falésias, tanto da zona sul e a zona norte. É banhada por duas águas ao seu redor, de um lado pelo mar, e do outro pela Ribeira de Odeceixe.

Pela praia possuir uma extensa área de areia, próximo ao rio, são formados algumas piscinas naturais ideais para famílias com crianças que visitam o local. Na zona sul da praia, é onde fica uma pequena vila com área de estacionamento, restaurantes e entrada de acesso para esse paraíso. 

  • Praia da Barradinha 

A praia de Barradinha mistura trechos de areia com rochas, onde nelas formam-se algumas  piscinas naturais. É uma praia perfeita para aqueles que apreciam a natureza. Com a maré baixa, também é  possível encontrar alguns organismos marinhos, que ficam em pequenas poças ao redor da praia. 

No entanto, a praia não é muito usada para banho, devido às formações rochosas espalhadas por toda a areia, mas é muito procurada por aqueles que anseiam tirar boas fotos e curtir a brisa do mar, o acesso até o local é simples, através de uma escadaria de madeira. 

Praia da Carriagem 

A Praia da Carriagem possui quase todo território em rochas e cascalho, com  uma estreita faixa de areia, tornando o local mais acessível. Possui formações rochosas que chamam atenção, também uma espécie de gruta, que durante a maré baixa, se torna acessível para exploração dos visitantes.

É uma praia indicada para aqueles que curtam contemplar a natureza e realizar caminhadas, procurada também, por pescadores. O acesso se faz por uma estrada de terra com 2 km, onde existe um estacionamento ao final. Para chegar  à praia, há uma escadaria de madeira dando acesso direto. 

  • Praia de Arrifana 

A Praia da Arrifana tem quase 700 metros de extensão e está situada em uma bela enseada, com formações rochosas ao redor, protegida do vento. A   estreita praia é limitada por íngremes montanhas de tom escuro, onde se observa a Pedra da Agulha, um grande penhasco a beira do mar. 

Muito buscada por aventureiros, a praia tem ótimas condições para mergulho, e também para a prática de bodyboard e surf. Ao lado direito, se localiza um pequeno porto de pescadores. O acesso é gratuito e fácil de entrar, pela pequena vila que está situada nas montanhas ao redor.

  • Praia da Bordeira 

A Praia da Bordeira é a praia mais extensa da costa, com 3 km ao  todo,  e também a que possui a maior área de areia, com sua parte mais aberta tem 1 km de largura, que se estende por quase 600 m em direção ao rio.

Nas dunas que rodeiam o rio, é formado uma lagoa com águas quentes, onde podem observar alguns animais como, lontras. É uma praia muito procurada por visitantes e atletas de desportos náuticos.

Alem desses lugares, um bom lugar para estar é lisboa. Se voce quer saber o que fazer em lisboa, entre neste link.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.