App Store Awards anuncia os melhores apps de 2022, conheça

App Store Awards anuncia os melhores apps de 2022, conheça

Premiação também lista os aplicativos mais baixados do ano dentro da plataforma

Em 2008, a Apple revolucionava o mercado de aparelhos móveis, ao lançar a App Store com mais de 500 aplicativos disponíveis. Hoje em dia, são inúmeros os modelos de iPhone, assim como o número gigantesco de apps para todos os tipos de uso.

Criado em 2009, o WhatsApp, um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, foi removido da App Store diversas vezes. A Apple é conhecida pela sua rigorosa lista de exigências para que os desenvolvedores possam disponibilizar suas aplicações na loja oficial, o que obriga que os apps estejam sempre atualizados. 

Desde a década de 1990 a empresa realiza uma premiação para reconhecer os melhores desenvolvedores de softwares para os sistemas Macintosh e iOS. A edição de 2022 do Apple Store Awards destacou os aplicativos mais baixados do ano, assim como os destaques de inovação e funcionalidade em diversas categorias. 

Confira a seguir quais foram os apps mais premiados, os requisitos considerados pela premiação e quais tendências o setor da tecnologia aponta para os próximos anos.

Categorias do prêmio App Store Awards

Divulgadas no fim de novembro, as premiações nomeiam os aplicativos do ano, conforme as regras de cada categoria. Os desenvolvedores podem participar com aplicações para todos os dispositivos da Apple, que são conhecidos pela sua integração e experiência única dentro do ecossistema da empresa. As categorias de prêmios são:

  • Aplicativo para iPhone do ano;
  • Aplicativo para iPad do ano;
  • Aplicativo para Mac do ano;
  • Aplicativo para Apple TV do ano;
  • Aplicativo para Apple Watch do ano.

As categorias se repetem para games e impacto cultural. Esta última, considera iniciativas de apps que engajam pessoas com suas emoções, conectam pessoas e combinam diferentes elementos que melhoram a vida dos usuários.

Principais apps premiados em 2022

Considerados dentro das regras de cada categoria, todos os apps que disputaram o App Store Awards 2022 tiveram algum destaque no mundo digital. A curiosidade deste ano foi a presença de diversos apps novos, especialmente no grupo de redes sociais, jogos e interatividade.

BeReal

Vencedor da categoria iPhone, o BeReal é um aplicativo francês que propõe que as pessoas ”sejam reais” dentro da plataforma. Nele, é possível postar apenas imagens da câmera em tempo real, e em horários espaçados. Os usuários podem interagir entre si com reações também capturadas pela câmera, ou através de comentários.

MacFamilyTree

Vencedor entre as aplicações para a plataforma Mac, o MacFamilyTree é um app que propõe uma imersão na árvore genealógica de cada pessoa. A interface gera gráficos 3D, diagramas complexos, estatísticas e combina diversos dados que podem ser explorados pelos usuários.

Vix

O aplicativo Vix levou o prêmio na categoria de apps para Apple TV. Ele é uma aplicação gratuita de streaming, com um catálogo diverso de filmes, novelas latinas, séries de televisão e shows. O principal atrativo é que não é necessário nenhum tipo de cadastro ou uso de meios de pagamento para fazer uso do serviço dentro da plataforma Apple TV.

App gratuito mais baixado

Assim como as demais lojas de aplicativos, a App Store possui aplicações gratuitas e pagas dentro do seu catálogo. Na premiação, são considerados os apps mais baixados em cada categoria, que também variam conforme sua popularidade e perfil de uso das pessoas.

Tik Tok 

Considerada a rede social do momento, o Tik Tok foi eleito como o app gratuito mais baixado dentro da App Store em 2022. O número de usuários ativos na rede e que fazem uso da plataforma iOS ultrapassa 120 milhões ao redor do mundo. 

Jogo pago mais baixado

As versões mais recentes das linhas de iPhone e iPad trouxeram diversas melhorias no hardware dos aparelhos. Isso atraiu o público gamer, que pode contar com um excelente desempenho para jogos no sistema iOS. Os desenvolvedores também investiram em versões para a plataforma dos principais jogos no mercado.

Minecraft

Sucesso mundial, a franquia Minecraft segue recebendo atualizações e foi premiada pelo App Store Award como o jogo pago mais baixado em 2022. O game possui uma legião fiel de jogadores, e dentro da plataforma iOS, o app recebe diversas funcionalidades novas com frequência, mantendo os usuários dentro do universo do jogo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.