Aprenda a fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso

e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital, funcionando via correio eletrônico, com mensagens enviadas de uma empresa para seus clientes e clientes em potencial.

Geralmente, as marcas utilizam ferramentas de automação para fazer os disparos e melhorar os resultados. Também é usada para estreitar o relacionamento, nutrir leads, vender, divulgar promoções, entre outras finalidades.

Antigamente, essa estratégia era vista como spam e até mesmo como uma abordagem intrusiva, fazendo com que muitos usuários ignorassem ou deletassem os conteúdos.

Mas tanto as estratégias de marketing quanto as ferramentas evoluíram muito e fizeram do e-mail um canal de comunicação eficiente. Por meio dele, a companhia consegue impactar as pessoas certas e no momento mais adequado.

Contudo, antes de começar a utilizá-lo, é muito importante entender um pouco mais sobre essa estratégia, pois é dessa forma que ela vai trazer bons resultados e melhorar o retorno sobre os investimentos (ROI).

Portanto, não se trata simplesmente de enviar mensagens para os clientes e leads, uma vez que é necessário um planejamento.

Pensando nisso, vamos explicar a importância do e-mail marketing para os negócios, as vantagens de utilizá-lo e dar algumas dicas para criar uma campanha de sucesso.

Entenda o conceito de e-mail marketing

E-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de envio de e-mails para os contatos da empresa, que podem ser clientes e potenciais clientes.

O objetivo é estabelecer uma comunicação, estreitar o relacionamento e atingir os objetivos do negócio. Mas para que a estratégia seja realmente eficaz, é necessário usar ferramentas de automação.

Atualmente, uma empresa de lavagem de tapetes grandes pode adotar o e-mail marketing como um canal de comunicação direto entre ela e os destinatários, mas nem sempre foi assim entre os negócios.

Embora hoje em dia o e-mail seja uma ferramenta de comunicação potente, já foi visto com maus olhos pelos consumidores, posto que muitas organizações enviavam mensagens sem que os destinatários tivessem interesse ou autorizassem.

A prática infundada levou até mesmo os provedores, como Yahoo, Gmail e Hotmail a bloquearem mensagens suspeitas, ao mesmo tempo em que os usuários simplesmente ignoravam ou deletavam esse tipo de conteúdo.

As companhias começaram a qualificar melhor sua abordagem, pois perceberam a importância dessa estratégia para o planejamento de marketing digital.

Elas começaram a solicitar a autorização dos envios, a segmentar melhor a base de contatos e a adotar práticas que tornaram as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Isso fez com que esse canal se tornasse uma maneira direta e humanizada de se comunicar com as pessoas e entregar mensagens de valor.

Importância do e-mail marketing

O e-mail marketing é essencial porque ajuda a cumprir diversos objetivos, mesmo que ainda seja visto como uma abordagem mais promocional do que comercial.

O fato é que, por meio dele, uma empresa de ar condicionado industrial portatil consegue se comunicar de maneira mais pessoal com seus clientes. A partir disso é possível:

  • Estreitar relacionamentos;
  • Promover conteúdos;
  • Nutrir e educar leads;
  • Vender;
  • Trabalhar o pós-venda.

O e-mail marketing é um canal de relacionamento pessoal e que estabelece uma comunicação direta com os consumidores. Ele funciona de modo que as pessoas concedem uma permissão prévia e esperam receber mensagens das marcas.

Consequentemente, a empresa estará sempre perto dos consumidores, enviando conteúdos valiosos e ofertas que agregam valor.

Por falar em conteúdos, o e-mail marketing também é uma maneira de promovê-los, portanto, é uma prática que promete resultados de sucesso.

As organizações também podem usar o blog e as redes sociais para divulgarem materiais ricos, mas o e-mail é uma maneira mais pessoal e direta de encaminhá-los para pessoas realmente interessadas, o que aumenta a visibilidade da marca.

Uma das coisas mais importantes em marketing de conteúdo é nutrir os potenciais clientes, pois é desta forma que eles vão se transformar em compradores.

A nutrição acontece por meio do envio de materiais ricos, que vão amadurecer a decisão de compra dos consumidores. O e-mail ainda é um bom canal porque a mensagem é enviada para a pessoa certa e no momento mais adequado.

Logo, uma empresa de manutenção piscina vinil também pode enviar e-mail com ofertas e descontos que atraem as pessoas e as levam diretamente para a página de compra.

Por fim, esse canal também é estratégico na hora de trabalhar o pós-venda, fazendo com que o cliente se sinta mais satisfeito e compre novamente.

Vantagens do e-mail marketing

Dentre as vantagens de usar e-mail marketing está o grande alcance, pois existem cerca de 4 bilhões de usuários que possuem pelo menos uma conta, portanto, estamos falando de mais da metade da população mundial.

Além do alcance ser amplo, também é previsível, ao contrário do que acontece com outros canais, como no caso das redes sociais.

Quando uma marca faz uma publicação no Facebook e diversas outras redes sociais, nem todos os seguidores irão visualizá-la, e isso acontece por causa dos algoritmos que determinam o que é ou não relevante para os usuários.

Por outro lado, o e-mail traz total previsibilidade, afinal, absolutamente todos os endereços receberam a mensagem, a menos que exista algum problema técnico com algum deles.

Essa estratégia é muito flexível, pois não existem limites de caracteres e uma empresa de instalação de rede para quadra pode inserir links, imagens, GIFs e outros recursos que vão enriquecer o conteúdo.

Do mesmo modo, é possível incluir elementos gráficos ou qualquer outro tipo de conteúdo para personalizar o material.

Outra vantagem é o retorno sobre os investimentos, tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Litmus, o investimento pode trazer retornos 50% maiores do que o valor original investido.

Isso acontece porque não é necessário um grande orçamento para começar a trabalhar e as taxas de conversão são altas.

Mesmo que um empreendimento queira usar uma ferramenta, pode trabalhar com as opções gratuitas, portanto, o investimento costuma ser baixo.

Por fim, o e-mail marketing é a chance que uma oficina mecânica tem de utilizar um canal próprio e se comunicar com uma lista ativa.

Ao contrário de outras plataformas, não existe uma entidade externa definindo quantas mensagens a organização pode enviar ou então quantas pessoas o conteúdo vai impactar.

Mas, para aproveitar todos os benefícios desta estratégia, é necessário saber criar uma boa campanha de e-mail marketing.

Dicas para a sua campanha de e-mail

Para que a campanha de e-mail marketing do seu negócio seja um grande sucesso, é necessário seguir boas práticas. São elas:

1 – Segmentar a base de contatos

A segmentação é um dos maiores benefícios do e-mail marketing, desta maneira, é fundamental utilizá-la. Para fazer isso, primeiro uma empresa de pintura de garagem residencial precisa conhecer bem sua audiência.

Ela deve reunir o máximo de informações possíveis, como o horário para enviar as mensagens, frequência de envio, dentre outras características.

2 – Fazer testes

Os testes são necessários para melhorar o envio de e-mail, posto que eles trazem insights valiosos em relação às características e preferências dos contatos, e essas informações também podem ser usadas como base para a segmentação.

A empresa pode fazer testes de todos os tipos, como o melhor tipo de linguagem, horário de disparo, assuntos que geram mais engajamento, e assim por diante.

3 – Investir em um bom design

Outro ponto essencial que uma empresa de reforma de banheiro pequeno precisa observar é o design do e-mail.

Afinal, mesmo que o conteúdo seja muito interessante, se a mensagem tiver uma aparência pouco profissional, não vai prender a atenção do destinatário.

Imagine que o usuário está recebendo várias ofertas de seus concorrentes. Assim sendo, quem quiser se destacar, precisa de um design diferente e de um conteúdo bem trabalhado.

4 – Criar mensagens interessantes

Se quiser aumentar a quantidade de cliques, é fundamental criar mensagens que despertam a curiosidade do leitor.

O maior desafio dessa prática é fazer o destinatário abrir o e-mail, e nesse momento o assunto tem um papel fundamental.

Ao desenvolver o corpo da mensagem, uma empresa de limpeza interna de carros deve se atentar à relevância e garantir algo de valor, sem perder a objetividade e estabelecendo uma linguagem amigável.

Com isso, ao terminar o conteúdo, o leitor vai sentir vontade de acessar o e-mail da marca e, quem sabe, se interessar por seus produtos e serviços.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia antiga, mas muito eficiente e que vem evoluindo ao longo do tempo. Por meio dele, a companhia consegue se comunicar de maneira direta e próxima com sua cartela de clientes.

A técnica traz muitos benefícios para os negócios, mas para aproveitá-los é fundamental seguir as dicas ao longo deste conteúdo, pois elas vão fazer cada centavo de investimento valer a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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