Aprenda a fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso

Aprenda a fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso

Uma estratégia completa de marketing digital deve contar com o e-mail marketing, uma técnica presente em estratégias de inbound e outbound. Ideal para qualificar seu site e blog pessoal, uma campanha de e-mail pode alavancar seu negócio.

A criação de campanhas de e-mail marketing será abordada, neste artigo, sob o ponto de vista de técnicas adjacentes, como o funil de vendas, posto que esta é a metodologia mais empregada quando se trata de atração do cliente virtual.

Usando o funil de vendas

O funil de vendas é um esquema em forma de triângulo invertido, que resgata a memória visual de uma peneira. A ideia é filtrar o tráfego de seu site, retendo apenas aqueles que possuem maior nível de afinidade com uma marca.

Esta afinidade é medida por características demográficas compatíveis com o tipo de produto ou serviço oferecido, a identidade do consumidor em relação à proposta da marca, entre outros. São as três fases do funil de vendas:

Topo do funil: atração e conversão de leads

O topo do funil é a sessão mais superficial e corresponde à geração de leads que, no funil de vendas, é todo usuário que, ao visualizar o conteúdo da marca, compartilha dados de contato, como um e-mail, para receber novos conteúdos do site.

Meio do funil: qualificação do consumidor 

Uma empresa que oferece a intermediação para alugar sala comercial por hora depende do entendimento do consumidor sobre a necessidade deste serviço. Esse processo de conscientização é feito no meio do funil, com um lead já estabelecido. 

Fundo do funil: instruções de venda

Na última fase do funil, a quantidade de usuários retidos é significativamente menor, mas as chances de gerar uma venda com fidelização são proporcionalmente maiores. Nesta etapa, o consumidor se aproxima do atendimento, onde há o contato direto entre marca e cliente.

Passo a passo para criar um banco de e-mail

Uma base de dados para o envio de mensagens de e-mail é um dos ativos mais valiosos de uma empresa, posto que contém dados importantes sobre uma audiência altamente interessada, compatível com seu modelo de negócio.

Através deste banco de dados, é possível fazer análises de mercado, inferir pesquisas de satisfação, prestar apoio ao plano de metas do ano, criar produtos ou serviços personalizados, entre outros.

Para configurar um banco de dados para uma indústria de concreto usinado para baldrame de maneira otimizada, armazenando os contatos captados e facilitando o processo de envio do conteúdo, eis algumas ações:

1. Crie uma landing page ou caixas de captação

Landing page é o nome utilizado para uma página configurada para redirecionar o usuário, indicando as sessões que compõem um site, como o blog, catálogo, declaração de missão e valores da empresa, ações promocionais e links para as redes sociais da marca.

A landing page geralmente é caracterizada como a página inicial de um site e é configurada de modo distinto das demais. Apresenta um conjunto de botões e elementos de mídia, como imagens em alta definição ou vídeos.

Pode ser configurada com o auxílio das folhas de estilo CSS ou de linguagens de programação front-end, como o Javascript. As caixas de captação podem ser exibidas na landing page ou nas laterais de publicações no blog da marca.

Em todo caso, para uma empresa de franquias construção, o conteúdo exibido nas caixas de captação é a parte mais importante do processo. Uma estrutura interativa conta com espaços para a digitação de um endereço de e-mail e um nome.

É importante que a segmentação já comece pelo layout da caixa. Comunique qual é o objetivo da inscrição na newsletter: se receber notificações de novos posts, uma curadoria de artigos mais alinhados ao seu perfil ou atualizações de produtos em catálogo.

Espalhe caixas de captação de acordo com a sessão e o tema abordado na página. Se o local de retenção de e-mails está no blog da marca, ofereça um serviço voltado para os artigos. Se na página de catálogo, voltado aos produtos ou serviços disponibilizados.

2. Use pesquisas e promoções para reter leads

Outra forma muito útil de captar leads são as pesquisas de opinião. Este recurso é mais adequado para empresas no início de suas operações na web, em processo de rebranding ou na estreia de uma ação promocional de um serviço de guincho para caminhões.

As ações promocionais são liquidações, oferta de brindes, sorteios e concursos organizados pela empresa de maneira extraordinária, aproveitando, em muitos casos, um feriado ou período do ano mais inclinado ao aumento de suas vendas.

É possível criar uma página exclusiva para a campanha promocional, temporária, com mecanismos para a captação de leads. Do mesmo modo, pode-se aproveitar o anúncio da campanha para pedir a opinião do público sobre quais benefícios são mais atraentes.

3. Escolha o software para o banco de dados

Bases de dados podem ser feitas com qualquer software que faça o encadeamento relacional de informações, em formato de tabelas e listas que podem originar gráficos. O nível de complexidade do programa vai depender de sua proposta.

Bases de dados para e-mail marketing costumam ser mais simples, exigindo pouca capacidade operacional e tornando-se acessíveis para gestores de pequenas empresas. Para relacionar as informações e automatizar o processo, defina:

  • Fórmulas que sejam compatíveis com o software usado;
  • Uso de curto e longo prazo da base;
  • Mecanismos de segurança (autenticação, confidencialidade, inviolabilidade);
  • Algoritmo de exclusão automática pelo usuário.

No que compete ao último fator, automatizar o processo de cancelamento é importante para manter a reputação de uma marca de bateria de carro 60 amperes. Toda campanha de e-mail marketing deve respeitar a soberania do usuário sobre seus dados pessoais.

4. Adquira um e-mail profissional

Endereços de e-mail profissionais passam maior confiança para o usuário que participa de uma lista de e-mail marketing. Além de prevenir a confusão de suas mensagens com spam, a decisão também protege o seu público de fraudes.

Domínios de e-mail profissionais custam uma quantia para manutenção mensal e, por isso, não são usados por criminosos em golpes. Portanto, para evitar que um terceiro se passe por sua marca e gere prejuízos, invista em um domínio exclusivo.

Assim, uma loja especializada na comercialização de inversor de frequência monofásico pode configurar um e-mail profissional no seguinte formato: setordaempresa @ nomedamarca ponto com.

5. Segmente mensagens por tema 

Como mencionado em tópicos anteriores, uma campanha de e-mail marketing bem sucedida deve adaptar as mensagens enviadas ao tipo de usuário, às páginas que ele acessa e sua jornada no site da marca.

Para aproveitar sua audiência em todos os ângulos, construa propostas de qualificação com base em artigos, crie recomendações de catálogo, busque novidades relevantes para o segmento que está abordando são algumas das ações mais eficientes.

6. Segmente contatos por fase do funil

O funil de vendas, caso seja esta a metodologia escolhida, deve ser visualizável por toda a extensão de uma campanha de e-mail. Em termos práticos, isso significa a presença de estruturas otimizadas de captação no conteúdo.

Cada fase no funil representa um nível de interesse na respectiva empresa. Níveis mais próximos ao tipo do funil possuem audiência pouco qualificada, e níveis próximos ao fundo do funil são perfeitos para a compra de mezanino industrial metálico e serviços.

7. Estabeleça uma ferramenta de envio

Assim como é essencial usar um software para guardar dados do público, é necessário também um programa que automatize o envio das mensagens. Esses softwares são denominados ESP (E-mail Service Provider).

Eles são especializados no envio de mensagens em escala por e-mail, contando também com outras funcionalidades para evitar o envio de spam, para garantir a opção de cancelamento individual de cadastro e para integrar a ferramenta à base de dados.

8. Crie regras de frequência e cancelamento

É necessário que as normas para cancelamento do cadastro na newsletter e consequente exclusão de dados na base, em todos os aspectos, estejam claras para o usuário. Para isso, muitas empresas usam um link rápido ao final de cada mensagem.

É importante definir um nível de frequência que chame a atenção do leitor, sem com isso caracterizar-se como spam, um envio excessivo de mensagens. O segredo é visualizar o e-mail marketing como uma forma digital de impressão de revistas.

9. Instale KPIs

Os indicadores de desempenho (KPI) são fórmulas que quantificam e calculam o desenvolvimento de um fenômeno na vida real, como o rendimento financeiro de uma campanha de marketing digital, entre outros.

O e-mail marketing possui uma série de KPIs específicas. Escolher as métricas corretas depende do objetivo traçado pelo planejamento estratégico, bem como das possibilidades que um banco de e-mail marketing pode proporcionar. São alguns exemplos:

  • Taxa de conversão de leads;
  • Taxa de rejeição;
  • Lifetime value (LTV);
  • Taxa de crescimento do banco de dados;
  • Retorno sobre o Investimento.

A principal KPI dentre as citadas acima é o lifetime value. Essa métrica analisa o tempo de retenção do lead na lista da campanha de e-mail marketing, interagindo com a marca. No cálculo, são rastreados pedidos de cancelamento ou interrupção nas interações. 

Considerações finais

Uma campanha de e-mail marketing é uma das estratégias digitais mais antigas, capaz de sobreviver ao surgimento de muitos concorrentes. Para ter sucesso com esta prática, é necessário organizar suas metas e entender seu público-alvo.

Muitas das ferramentas necessárias para esse tipo de ação estão disponíveis online e podem ser acessadas a custos baixos ou zerados, o que eleva a escalabilidade da campanha.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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