B2B e B2C: Entenda a diferença

B2B e B2C: Entenda a diferença

O mundo dos negócios é desafiador por si só, mas com as estratégias corretas aplicadas nos cenários B2B e B2C, os times comerciais conseguem trilhar um caminho certeiro para atingir os resultados almejados.

Cada divisão de negócios possui suas características específicas, por isso, a metodologia aplicada para a venda de serviços de terceirização de copa é suficiente para suprir tal linha de negócios, sendo necessário personalizar conforme o contexto.

As marcas que contam com produtos devem entender a realidade dos seus consumidores, e a partir disso adaptar as estratégias em conformidade com a demanda. É possível notar que há uma diferença na tonalidade dos mecanismos adotados, e há uma razão para isso.

É comum que termos diferentes, mas com sinônimos parecidos, gerem confusões para a sociedade em geral, afinal, não é esperado que o público tenha conhecimentos dedicados nos negócios, posto que essa é uma função de especialistas.

Portanto, os especialistas em negócios afirmam que existem diferenças entre os conceitos de consumidor e cliente, as quais são embasadas nas duas modalidades de negócio disponíveis e definidas atualmente.

Assim, é preciso ter em mente o significado de tais modalidades, para que as estratégias adotadas sejam assertivas e de fato correspondam à realidade em que serão inseridas. Determinados tópicos devem ser abordados para obter as definições, sendo:

  • Definir o público ideal a ser atingido;
  • Entender a forma de se reportar ao público;
  • Ter em mente quais as formas de comunicação;
  • Atrelar os demais tópicos com os objetivos empresariais.

Com intermédio do levantamento das pautas citadas, as empresas possuem dados o suficiente para delegar as diretrizes corretamente e então aplicar as abordagens conforme a linha de negócio atuante, como o B2B e B2C.

Os negócios entre empresas 

O chamado Business to Business (B2B), termo traduzido do inglês que se refere aos negócios entre empresas, está atrelado à negociação de serviços, como visto durante o fechamento de contrato de plano de manutenção de ar condicionado split.

A abordagem a ser conferida nestes casos majoritariamente possui um tom mais formal, isso porque essa é a forma de comunicação encontrada no meio corporativo, deixando de lado as particularidades e preferências pessoais, focando mais na cultura empresarial.

A relação estabelecida no B2B é de parceria entre contratante e fornecedores, e é partindo desse pressuposto que os gestores orientam seus colaboradores a abordarem os clientes em potencial para a venda de serviços.

Além disso, o canal de comunicação recomendado por especialistas também segue os mesmos padrões de formalidade, isto é, reuniões presenciais ou virtuais e telefonemas, mas sempre é primordial focar na formalização do assunto via e-mail.

Embora as tendências de mercado atualmente estejam focadas na democratização do acesso ao marketing digital, para os negócios B2B esse mecanismo deve ser usado somente como forma de relacionamento.

Em outras palavras, as redes sociais devem ser responsáveis por encantar novos clientes e criar comunicação direta com os clientes de carteira, mas para o fechamento de contratos propriamente ditos, negociações e definições de projeto, o e-mail é fundamental.

Isso porque, quando analisadas as comunicações empresariais, é válido contar com documentos que possam ser reconhecidos formalmente no âmbito jurídico. É a validade jurídica que dá a segurança nos processos de uma oficina mecânica de caminhões.

Com o cenário exposto acima, é possível compreender a modalidade business to business como um relacionamento entre duas ou mais partes sob o conceito de parceria, havendo um benefício mútuo.

A formalidade exigida neste modelo, bem como os veículos de comunicação, são o suficiente para proporcionar mais segurança no andamento dos processos e com o devido respaldo jurídico, indo ao encontro do próprio mercado.

Comercializações ao cliente final

Business to Customer (B2C) é o termo que diz respeito às comercializações de produtos e serviços feitos diretamente ao cliente final, neste caso, o consumidor. A relação estabelecida para essa modalidade é mais informal, dependendo do perfil do cliente.

Aqui, as marcas e empresas possuem mais autonomia para definirem o seu posicionamento no mercado. 

Não é necessariamente encontrado um padrão como no meio corporativo, desde que siga os preceitos da moral, as empresas têm mais liberdade na maneira de contato.

Dessa maneira, uma loja virtual pode vender persiana externa motorizada através das redes sociais, sendo que os padrões de segurança previstos juridicamente para formalizar uma venda devem ser seguidos com a finalidade de mitigar os riscos.

Mas, esse modelo de negócios não requer tantas formalidades, porque os clientes finais, em suma, esperam contar com um processo simplificado no momento de adquirir algum produto ou serviço.

Por esse motivo, os investimentos em tecnologia para o B2C visam constantemente agregar com melhorias para assegurar mais assertividade e conforto aos consumidores, permitindo que as compras sejam realizadas com poucos cliques.

Ademais, a internet é uma verdadeira aliada para potencializar os resultados. Ferramentas como o Google facilitam o encontro de problemas e soluções, assim, se o consumidor busca pelo termo pet shop perto de mim, os resultados irão corresponder aos termos.

Cabe enfatizar que as vendas diretas ao consumidor não ocorrem exclusivamente na internet, posto que o varejo conta com abordagens feitas presencialmente pelos vendedores, e dentre as diversas formas físicas, estão:

  • Distribuição de panfletos;
  • Placas e outdoors;
  • Anúncios em jornais;
  • Propaganda boca a boca.

Essa etapa é mais confortável do que as alternativas encontradas anteriormente, como contar com livros de buscas e panfletos, porque os materiais que constam as informações podem ser perdidos ou danificados no médio e longo prazo.

Assim, com o conhecimento das estratégias dentro do seu nicho, um prestador de serviços de limpeza de colchão e sofá pode conseguir aumentar consideravelmente o faturamento, combinando métodos para otimizar os negócios nos ambientes digital e presencial.

Espaços físicos podem ser um limitante regional de público, afinal, nem sempre todos os consumidores estarão próximos à localidade do escritório ou loja. Aliás, a internet, principalmente as redes sociais, permitem um alcance maior na prospecção.

Assim, além de prospectar presencialmente e dispor de um espaço físico para clientes que preferem o contato presencial, é possível também contar com o marketing digital, potencializando a visibilidade, taxas de conversão e o raio de regiões atendidas.

Contando com as estratégias corretas

Com a clareza acerca das definições dos conceitos de B2B e B2C, é notável que, embora confundam a população geral, quando analisadas na prática, na verdade as modalidades conferem realidades distintas.

Todavia, os negócios possuem semelhanças entre si. Aspectos como o atendimento humanizado, projetos assertivos, demonstração de vantagens competitivas e comparativas, bem como o relacionamento com o cliente, são comuns para ambos.

Essas semelhanças, que na verdade devem ser compreendidas como estratégias, são fundamentais para garantir o sucesso de um negócio, pois sem estratégias não existem metas e tampouco objetivos a serem cumpridos.

Ferramentas como o mapeamento de processos são o braço direito das equipes gestoras, assim, essas têm uma decisão melhor na definição de objetivos. Conforme sinalizado pelos especialistas, é fundamental contextualizar os métodos utilizados.

Afinal, o plano de negócios utilizado por uma empresa de zeladoria e portaria com a finalidade de aumentar seu faturamento na venda de serviços entre empresas por intermédio de um modelo de parceria, não é aplicável para os varejistas de mesmo objetivo.

Em adição, para companhias e marcas que atuam em segmentos e modalidades semelhantes, não é recomendado implementar estratégias de forma generalista, pois esse tipo de ação gera resultados não satisfatórios.

É preciso ter em mente que, atualmente e em um futuro próximo, o mercado não conta com uma fórmula secreta para percorrer o caminho que leva ao êxito. As estratégias são apenas diretrizes para conferir mais dinamismo nessa trilha.

Porém, é indispensável que seja analisado o contexto empresarial, estando ele dentro de uma linha B2B ou B2C, permitindo então que os mecanismos adotados estejam em conformidade com a cultura empresarial, objetivos e o posicionamento.

Considerações finais

Para a sociedade em geral, o mundo dos negócios é repleto de termos complexos, complicando o entendimento e afastando possíveis empreendedores ou até mesmo colaboradores desse ramo.

Os especialistas na área possuem a função de desmistificar os negócios, trazendo inclusive clareza acerca de conceitos como o B2B e B2C, dois termos frequentemente utilizados pelo mercado.

Para permitir então que empresários e equipes de uma empresa de pavimentação obtenham êxito ao longo dos processos, é indispensável ter o conhecimento de termos de uso comum no mercado com a finalidade de implementar corretamente as estratégias.

Contudo, cada negócio possui os próprios interesses e isso não deve ser restringido para determinados segmentos e portes, mas sim, considerados no momento de definição das diretrizes e projetos dentro de um plano empresarial.

Portanto, pode-se entender as estratégias aplicadas para o B2B e B2C como mecanismos que conferem maior dinamismo, otimizando os processos já existentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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