Branding: 4 motivos para investir

Branding: 4 motivos para investir

A execução de uma estratégia de branding é a forma mais eficaz de garantir que uma loja, comércio ou até mesmo uma grande empresa se torne verdadeiramente uma marca, no sentido pleno do termo. Assim, o objetivo é deixar o negócio na memória do público.

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É justamente por esta razão que a tática é tão apreciada pelos negócios de sucesso. Os empreendedores que chegaram no topo tem a verdadeira consciência das prioridades.

Seja vendendo produtos como cadeira presidente para 150 kg, ou mesmo alimentos em uma grande rede de fast food, a construção da identidade de marca se faz necessária em todos os negócios, de modo que ela se torna o diferencial entre amadores e profissionais.

Em outras palavras, é possível dizer que não se pode trabalhar nem mesmo em uma simples loja de roupas sem se importar com as sensações e experiências que os consumidores vivenciam ali dentro.

De igual modo, não se pode nem mesmo atuar em uma empresa que vende bomba para aspirar piscina sem se importar com a construção da sua autoridade e identidade, esperando que o negócio alcance grande sucesso mesmo assim.

Por este motivo, e no intuito de que as empresas possam conhecer melhor a tática do branding, aplicando-a de forma estratégica na realidade de cada negócio, será de grande utilidade trazer este conceito para o texto em questão.

Trazendo a conceitualização prática da estratégia, em conjunto com os motivos mais plausíveis para a sua utilização, será possível mostrar como até mesmo um pet shop que vende acessórios para cachorro pequeno precisa fazer uso dela.

Ao final, ainda será de grande proveito apontar as principais vantagens do uso deste tipo de abordagem para a construção da trajetória de um negócio.

O que é Branding?

O branding, em linhas gerais, é a construção e a gestão de uma marca robusta e significativa dentro do mercado.

Para realizar essa estratégia, não basta apenas criar uma identidade visual sofisticada. Ao contrário, é necessário transcender a mera identificação da companhia com a intenção de tornar a marca uma verdadeira filosofia, um estilo de vida para o consumidor.

O branding, dessa forma, representa um conjunto de táticas que a empresa precisa adotar nas suas práticas cotidianas, para transmitir a identidade e o posicionamento que possui para o consumidor final.

É possível dizer que isso comprova a sua eficácia tanto no fechamento de um contrato de uma obra quanto na instalação de um ar condicionado central apartamento. É com consistência na postura, nos diversos pontos de contato, que a marca se constrói.

Por que investir no Branding?

Planejar e pôr em prática um projeto de branding é essencial para uma empresa, uma vez que garante uma unidade de voz, de tom, de imagem e de posicionamento da mesma, segundo a percepção do público-alvo.

Além disso, também é possível conseguir tornar a marca mais facilmente identificável e reconhecível, por intermédio das experiências que os clientes e os visitantes que cadastram os dados no site da loja vivenciam com ela.

Além do mais, por meio da realização do branding da marca, a organização tem a possibilidade não apenas de apresentar os seus produtos e serviços, mas também de transmitir os seus valores e sua essência aos consumidores.

De modo que isso pode ser feito tanto na venda de um pacote com espaço e buffet de formatura quanto na comercialização de imóveis, de forma a cativar os clientes habituais e futuros, bem como de posicionar a marca.

Dessa forma, isso irá resultar no engajamento da audiência, que se vê com os mesmos valores. E é justamente isso que poderá, aos poucos, construir o valor e a reputação da corporação.

A construção e manutenção de uma marca potente e coerente com o propósito que estabeleceu faz com que ela proporcione uma ideia bem esclarecida do que ela mesma representa e, em consequência disso, fique marcada na memória das pessoas.

Dessa maneira, ela poderá ganhar valor o que ocasionará em um alcance muito maior, se destacando de outras marcas.

As práticas que compõem o branding possuem o poder de consolidar uma companhia entre concorrentes e clientes, uma vez que diferenciam e distinguem a identidade e o posicionamento da marca, no que diz respeito à relação com os competidores.

Ao comunicar a visão, a missão e os valores da empresa, o branding está caracterizando e construindo uma voz e uma imagem que serão justamente a base da reputação, da credibilidade e a fonte da autoridade da empresa dentro do seu segmento.

Assim, isso fará com que a marca seja conhecida e reconhecida, resultando em um aumento do chamado brand awareness, que é a consciência de marca, ainda que a tática comece a ser aplicada com atitudes simples, como o uso de etiqueta kraft personalizada.

São diversas as opções de produtos e serviços que se precisam estabelecer critérios para que uma decisão de compra seja tomada por parte do cliente.

Neste sentido, cabe ressaltar que nem sempre o preço é o principal fator envolvido. Uma marca forte e bem consolidada tem vantagem entre os concorrentes, uma vez que já estabeleceu uma relação com possíveis clientes antes mesmo da efetivação da compra.

Com um branding bem feito, a empresa deixa de ser somente uma fabricante de produtos ou uma prestadora de serviços, para se tornar uma brand persona, que é justamente a personificação da marca.

É justamente essa nova face, que não está limitada às lojas físicas e virtuais, e que é parte do mundo que envolve os potenciais consumidores e que proporcionará à empresa uma nova gama de possibilidades.

Nesse sentido, uma tática de branding também potencializa a retenção e a fidelização dos clientes, pois não se preocupa apenas em atrair e converter os consumidores, mas também com o processo que antecede à aquisição dos produtos e serviços e o contato pós-vendas.

Além disso, a construção de marca de uma empresa melhora a experiência dos usuários, consumidores e clientes em geral.

Bem mais além de apenas fechar vendas, uma tática eficiente de branding põe o foco na percepção que um potencial comprador tem da marca, ainda que seja durante a compra de um balde de cerveja personalizado com nome.

Essa percepção deverá ser construída, tendo como base os vários fatores, que vão desde a forma como a companhia se comunica até as práticas que não necessariamente estão ligadas ao nicho comercial dela.

Para pensar em apenas um exemplo, é possível citar as questões relacionadas à sustentabilidade, bem como a própria preservação do meio ambiente.

O branding é capaz de fornecer uma maior unidade e um padrão de qualidade elevado aos processos e rotinas da instituição, além de garantir uma boa experiência de marca ao público-alvo, de modo a evitar alguns problemas específicos.

Esses problemas poderiam ser, por exemplo, a ocasião de um grande descompasso entre uma identidade visual de destaque e um atendimento ao cliente que é tido como relapso ou pouco competente.

4 vantagens que motivam o investimento em Branding

Por fim, a melhor maneira de finalizar este artigo é ilustrando, de forma prática e objetiva, como a técnica de branding funciona como estratégia.

Desse modo, é possível citar quatro vantagens que constituem grandes motivos para se investir nesta tática. São elas:

  1. Aumento da atratividade da empresa;
  2. Construção de uma visão global do negócio;
  3. Potencialização da autoridade da marca;
  4. Otimização da experiência do usuário.

A ideia de marca não está apenas vinculada ao setor de comunicação e marketing. Todas as áreas possuem uma certa responsabilidade pela sua gestão.

Companhias orientadas pelo branding tendem a ter uma visão mais global acerca do negócio, construindo uma estratégia bastante coerente, até mesmo se a empresa comercializar produtos como adesivo vinil personalizado.

Essa visão contempla desde o produto que vai ser oferecido, o preço que será cobrado, a equipe que deverá ser contratada, os processos que serão realizados e a experiência de consumo que será fornecida.

Além de retratar os valores da empresa para os consumidores, as marcas bem posicionadas retém talentos para a equipe, bem como simplificam a relação com os fornecedores, engajam pessoas e constroem reputação, gerando valor.

Considerações finais

O poder da estratégia de branding possibilita que as mais diferentes corporações do mercado alcançam um nível de sucesso que seria inimaginável há anos atrás. Deste modo, a prosperidade econômica chega junto com a aplicação de um método eficiente.

Por esta razão, conhecer o conceito, a finalidade, e as grandes vantagens por trás do seu uso constitui a pendência número um de todos os empresários que, chegando agora no atual cenário, possuem a ambição de um dia chegar a um nível de excelência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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