Brindes para clientes: 7 motivos para investir nessa prática

Brindes para clientes: 7 motivos para investir nessa prática

Os brindes para cliente, como o próprio nome deixa claro, são tipos de presentes, ou seja, produtos dados ao cliente de modo totalmente gratuito. É uma estratégia muito usada em técnicas de marketing de relacionamento.

São itens distribuídos com o intuito de agradar o consumidor e aumentar ainda mais o relacionamento entre empresa e cliente.

É recomendado oferecer brindes que possam ser úteis para o cliente e que podem ser usados no dia a dia, além de fazer com que o recebedor se lembre da empresa de alguma forma.

Como ao ter a logotipo da marca estampada em um abadá personalizado feminino ou outro item que ajude nessa conexão. Assim, sempre que ele usar o produto, vai lembrar de onde veio e que se trata de determinada empresa.

No artigo a seguir, veremos mais algumas ótimas vantagens e importantes dicas na prática de distribuição de brindes para clientes. Acompanhe!

Custo inicial da distribuição de brindes

Para calcular o custo inicial de investir na confecção e distribuição de brindes para clientes, é necessário levar alguns pontos em consideração.

Trata-se do número de clientes que a empresa tem, o número que ela almeja alcançar com o uso dessa estratégia, o número de parceiros, fornecedores e colaboradores.

Afinal de contas, manter um bom relacionamento com todos que fazem o negócio funcionar é de extrema importância para que um empreendimento seja lembrado por seus consumidores e continue funcionando.

Definido esse número, é necessário escolher o tipo de brinde que será distribuído, e existem várias opções como brindes de medalha personalizada, além de algumas outras:

  • Necessaires;
  • Blocos de notas e agendas
  • Calendários;
  • Squeeze e canecas;
  • Chinelos;
  • Sacola tipo mochila;
  • Estojos;
  • Chaveiros.

Essas e diversas opções, a depender do ramo de atuação do negócio, podem ter um ótimo custo-benefício na unidade quando encomendadas em grandes quantidades.

Depois de definir qual será o brinde distribuído, o gestor responsável pela definição dos brindes para clientes deve pesquisar pela empresa mais competente para confeccioná-los e negociar para conseguir um bom preço nas unidades.

Principais razões para investir em brindes para clientes

Para obter sucesso nesta prática, é necessário se atentar para que o brinde tenha relação com o negócio, além de que ele seja algo útil e de boa qualidade.

Existem vários benefícios para os empreendedores que decidem aderir a essa prática, das quais ficarão claras mais adiante.

No geral, essas são as principais e mais importantes vantagens na distribuição de brindes para clientes, vamos entender mais sobre cada uma:

1. Fortalece a marca

A distribuição de brindes para clientes personalizados beneficia a marca por ativar a sua lembrança no dia a dia do cliente.

Ter o logotipo da empresa em diferentes lugares e formas ajuda a fortalecer a marca pouco a pouco. Se a pessoa usá-lo em um momento alegre, por exemplo, pode associar a empresa a momentos felizes.

Digamos que esse é o objetivo de uma empresa de materiais de papelaria, a distribuição de brindes como bloco de notas com caneta, que podem ser usados diariamente, é uma ótima alternativa.

2. Fortalece a relação com os clientes

Quando um brinde é entregue ao consumidor, ou até mesmo fornecedor e parceiro, a empresa transmite o quanto ela reconhece sua importância para ela.

No momento em que uma pessoa se sente especial, as chances de fidelização aumentam consideravelmente. Afinal, ela nota que além de querer vender algo, a empresa deseja proporcionar a ela boas experiências.

É o que acontece quando é oferecido ao cliente uma agenda personalizada masculina, posto que ele irá se sentir especial pelo fato da companhia se lembrar de detalhes que ele gosta e colocá-los em um item útil.

3. Cartão de visita alternativo

É nítido que cartões de visita sempre serão ótimos meios de apresentação de uma marca, mas a distribuição de brindes no lugar, são formas divertidas e criativas para apresentar a empresa e informações de contato.

Ao invés de entregar um cartão para um potencial cliente que o colocará na carteira e provavelmente o esquecerá, é possível presenteá-lo com um brinde que fará parte do seu cotidiano.

Assim, ele certamente se lembrará da empresa e quando precisar dos serviços que ela presta irá escolhê-la para o ajudar.

4. Bom custo-benefício

O pedido de confecção de brindes em grandes quantidades pode tornar o valor da unidade mais barato, sendo assim, é importante planejar tudo o que precisará, bem como a quantidade, para pedir apenas uma vez.

Ou seja, o investimento nessa estratégia é muito baixo quando comparado com o retorno positivo que ela pode trazer para a empresa e o empreendedor.

5. Divulgação da empresa

Um brinde que o consumidor possa usar na frente das outras pessoas, como uma squeeze personalizada infantil e similares, é uma maneira de divulgar a marca.

Investir em brindes diferentes e originais é uma ótima opção estratégica quando a marca deseja ter um alcance maior do que já tem.

Ainda existe a possibilidade do cliente divulgar uma foto em que o brinde aparece sem querer ou não, sendo assim uma forma de propaganda gratuita para a empresa.

6. Estabelece imagem positiva

Mesmo que o brinde não seja usado com muita frequência, como no caso de uma camiseta personalizada para eventos, sempre fará com que o cliente se lembre positivamente da organização.

Por essa razão, é essencial pesquisar quais as preferências dos clientes e escolher produtos que possam combinar com o negócio e, principalmente, com os consumidores.

Além de se atentar na qualidade do brinde, fazendo com que a distribuição do item não passe a impressão contrária do objetivo principal.

7. Diferencial sobre a concorrência

Quando uma empresa usa brindes como estratégia de marketing de relacionamento, ela se destaca diante da concorrência.

Afinal, essa estratégia é uma maneira certeira de atrair a atenção dos possíveis clientes e de fidelizar os seus atuais. Quem trabalha com o diferencial sempre é mais visto e destacado.

Nesse sentido, algumas dicas para se destacar são:

Conhecer seus objetivos

Assim como é importante conhecer seu público-alvo, é essencial saber quem são seus concorrentes. Para isso, é necessário entender os produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes e analisar seus pontos fortes e limitações.

Saber como seus concorrentes jogam ajudará a organização a prever os seus próximos movimentos e a estar um passo à sua frente.

Ela pode realizar uma pesquisa de reconhecimento da marca ou avaliação da saúde da marca de seus concorrentes, e em seguida, comparar com os resultados da mesma pesquisa realizada para sua marca.

Conhecer os clientes

Responder a pergunta de quem é o público que a empresa quer atingir é fundamental para que a empresa saiba com quem está lidando.

É essencial ainda procurar identificar quais as demandas, os desejos, as necessidades e as expectativas dos clientes.

Conhecer algumas variáveis, como faixa etária e hábitos de consumo, também pode ser útil na hora de traçar o perfil dos consumidores, além de oferecer as soluções que eles procuram.

Distribuir brindes exclusivos

A distribuição de brindes corporativos personalizados é uma forma de divulgar a marca e aumentar sua visibilidade para futuros clientes e parceiros.

Afinal, um presente personalizado acompanhará seus clientes, seja no trabalho, nas viagens, na vida pessoal, e assim em diante.

Dessa forma, ele estará em contato com outras pessoas que verão o produto, ao passo em que a marca estará impressa no produto.

Por isso, investir em um fornecedor confiável de brindes personalizados, colocando sua logomarca, telefone, e-mail e qualquer outro ponto que possa ser facilmente visualizado por outras pessoas que encontrem sua empresa é essencial.

Aprimorar o atendimento

Este é provavelmente o truque mais subestimado para vencer a concorrência. Isso porque muitos profissionais estão mais preocupados em entregar um produto de qualidade superior ao que a concorrência está oferecendo.

A questão é que, além da qualidade do produto, os clientes também buscam um bom engajamento.

Quando os consumidores recebem um atendimento amigável que os faz se sentirem especiais, suas chances de comprar da sua empresa aumentam muito.

Dessa forma, um programa eficaz de treinamento da equipe de atendimento pode diferenciar uma empresa no mercado.

Considerações finais

Mais do que a entrega de presentes, a distribuição de brindes para clientes personalizados é uma ótima estratégia de marketing para a empresa melhorar sua relação com seus consumidores.

Ganhar itens úteis e de qualidade fazem as chances de fidelização do cliente aumentar, além de outros benefícios que geram ótimos retornos a empresa.

É uma estratégia muito interessante e vantajosa tanto para uma loja que vende cortina vidro, quanto para quaisquer outros tipos de empreendimentos.

No entanto, é claro que apenas a distribuição de brindes não trará todo o sucesso que uma empresa precisa, mas com o uso das estratégias certas, esse meio certamente ajudará a alcançar o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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