Como usar chatbots para melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas

Como usar chatbots para melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas

Existem diversos fatores que fazem uma empresa ser sólida dentro do seu mercado de atuação como o preço ou a qualidade dos produtos, mas sem dúvidas, um dos fatores mais impactantes é o atendimento. A qualidade no serviço de atender o consumidor seja tirando dúvidas, solucionando problemas ou até mesmo apresentando as opções da sua marca está entre as ações mais importantes em qualquer negócio. 

Mas manter uma alta qualidade no atendimento está longe de ser uma tarefa simples, para criar um clima transparente e limpo como se estivesse usando um purificador de ar, é preciso se atentar em várias questões diferentes como garantir respostas rápidas, em tempo integral e solucionar qualquer problema de forma agilizada e é claro eficiente, mas como conseguir isso? A resposta pode ser simples: com o uso dos chatbots. 

Chatbots são robôs de conversação baseados na inteligência artificial que possuem a tecnologia machine learning, ou seja, eles se desenvolvem com o passar do tempo e vão aprendendo com os dados coletados, de acordo com pesquisas recentes 75% das empresas já utilizam esse conceito como estratégia de vendas. 

Devido a sua resposta rápida, seu ótimo custo-benefício e sua facilidade para estabelecer a comunicação com os consumidores, os chatbots tem se tornado imprescindíveis no canal de atendimento de qualquer empresa, mas como aproveitá-lo da melhor forma possível? Será que eles só fazem a função básica de atendimento ou podem oferecer algo a mais?

No texto de hoje, iremos mostrar como usar os chatbots para melhorar a experiência do cliente e conseguir impulsionar as suas vendas da melhor forma possível, bora conferir? Então vamos lá!

Captação de leads qualificados

Os chatbots atuam de forma constante no atendimento ao público estabelecendo uma conexão direta entre a empresa e o seu consumidor final, e é claro que o seu uso constante, faz com que alguns dados sejam gerados durante todo o seu diálogo. 

Caso seja permitido pelo usuário cumprindo sempre as normas da LGPD, os chatbots com esse diálogo podem adquirir dados dos consumidores e ter acesso ao seu histórico completo, o que faz com que ele se torne um lead muito bem identificado. 

É possível que o próprio chatbot colete informações sobre seu gosto pessoal, histórico de compras, e até mesmo qual o modelo de empilhadeira elétrica que aquele usuário costuma adquirir junto a sua empresa, tudo isso ajuda nas próximas etapas e também na absorção de leads e com um vínculo mais personalizado. 

Divulgação de promoções e ofertas

Esses robôs não servem apenas para atender ou responder uma conversa, eles também podem ser usadas na hora de divulgar ofertas e promoções de uma empresa, se forem bem programados, eles tem o potencial de sempre fazer o envio das ofertas, e o melhor de tudo, sem restrições de horário. 

Imagine um vendedor que divulga sua marca 24 horas por dia, 7 dias por semana, seria um sonho não acha? Bom, os chatbots podem fazer isso, mantendo um envio constante de conteúdos promocionais e qualquer oferta compatível com o perfil de cada usuário.

Isso faz com que a sua marca sempre fique em evidência, e que as pessoas tenham acesso ao alto volume apresentando pelo seu negócio, com ofertas e promoções rotativas e com uma ótima frequência. 

Criação de engajamento e boa relação com os clientes

Mas quem disse que os chatbots só servem para enviar mensagens vendendo e divulgando produtos? Muito pelo contrário, os chatbots são capazes de estabelecer uma comunicação muito mais próxima entre o seu negócio e o usuário final, fazendo o envio de conteúdos, questionamentos em enquetes, e estabelecendo uma boa relação entre ambas as partes. 

Isso faz com que o relacionamento entre uma empresa e o seu cliente final que antes era visto como algo formal, se torne tão quente quanto o uso de um aquecedor de água, mantendo o engajamento alto e constante. 

Isso colabora diretamente para uma melhor experiência do usuário, com otimização durante sua jornada de compra e uma boa aproximação com a empresa, fazendo com que a relação comercial seja muito mais intimista e completa do que apenas o processo simples de compra e venda. 

Foco na conversão de vendas com ofertas personalizadas

Alguns tópicos acima falamos sobre a coleta de dados e o envio de ofertas e promoções, certo? Bom, de acordo com pesquisas, 62% dos consumidores preferem receber ofertas personalizadas de acordo com o seu perfil, ou seja, enviar promoções conforme o gosto de cada um, pode ser essencial para o número de suas conversões. 

E é claro que o chatbot pode proporcionar exatamente isso, com a coleta de dados e informações de leads, e com o histórico do consumidor dentro da rede neural do chatbot, ele consegue separar as melhores ofertas de acordo com suas compras e enviá-las de maneira total customizada. 

Sendo assim, toda a jornada de compra fica ainda mais específica e personalizada conforme as suas preferências individuais, aumentando consideravelmente a probabilidade de conversão. 

Efetivação da pesquisa NPS

Net Promoter Score, ou NPS, é um modelo de pesquisa que consiste no entendimento sobre a satisfação do usuário em relação a um produto, serviço ou uma marca em geral, essas pesquisas ajudam a compreender melhor sobre o seu público e o mercado no qual está inserido, realizando mudanças necessárias, identificando pontos fracos e apostando em novas tendências. 

Através dos chatbots, é preciso efetivar esse modelo de pesquisa tornando ele padrão para o seu negócio, pesquisas apontam que um cliente satisfeito consome duas vezes mais em pesquisas NPS positivas, o que mostra o quanto é importante saber se os usuários estão contentes ou não com aquilo que você fornece. 

Compreender se o seu exaustor centrífugo supriu as expectativas, e entender melhor sobre as preferências do cliente ajuda e muito o desenvolvimento da sua empresa, potenciais melhorias e é claro, melhora a experiência do cliente e ajuda a impulsionar as vendas. 

Muito mais que só atendimento, os chatbots podem ser aplicados em diferentes frentes para conseguir melhorar a experiência do usuário e impulsionar suas vendas, use-os com sabedoria e aplique-os de formas diferentes para aumentar seus resultados. 

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