Clientes promotores podem ser a palavra-chave importante para o sucesso de qualquer empresa, em vários ramos do mercado.

De forma resumida, eles são aqueles consumidores que não apenas compram seus produtos e contratam seus serviços com frequência, mas também indicam seus negócios para amigos e familiares, por confiarem na sua empresa.

Com esta breve introdução, você já pode concluir que os clientes promotores apresentam um alto valor para as companhias. No entanto, conquistá-los e mantê-los pode ser um desafio considerável e que demanda atenção.

Neste artigo, vamos explorar as estratégias que as empresas podem utilizar para atrair e reter clientes promotores com mais eficiência. Assim, você poderá aprimorar o desempenho de seu negócio.

O que são clientes promotores

Iniciamos com a definição, de forma mais detalhada.

Basicamente, como pode ser visto na introdução, clientes promotores são consumidores leais e satisfeitos, que têm uma opinião positiva sobre a empresa e seus produtos ou serviços oferecidos. 

Sendo assim, eles estão dispostos a compartilhar sua satisfação com outras pessoas, divulgando a marca de forma orgânica.

Eles são diferentes dos clientes neutros ou insatisfeitos, que não têm nenhuma opinião ou têm uma opinião negativa sobre a empresa, e transmitem esse feedback negativo adiante, prejudicando a imagem das companhias.

Clientes promotores funcionam como uma ferramenta de marketing, uma vez que eles divulgam os produtos das marcas que os satisfizeram para parentes, amigos e conhecidos, ou seja, novos potenciais consumidores.

Saiba a importância de ter clientes promotores

Uma vez vista a definição do termo, devemos pensar na importância de ter clientes promotores.

Afinal, quais benefícios esse tipo de consumidor pode trazer para a sua empresa? São vários, confira os principais a seguir.

Aumento da base de clientes  

Primeiramente, podemos afirmar que clientes satisfeitos e leais, propensos a indicar sua empresa para amigos e familiares, ajudam a aumentar a base de clientes.

Esta importância tem relação com algo que já foi citado: o uso dos clientes promotores como ferramenta de marketing. 

Trabalhar a teoria dos 5 ps do marketing que deixa claro a importâncias de valorizar e investir nas pessoas em qualquer estratégia de marketing. 

Ao gerar esse tipo de consumidor, você poderá divulgar sua marca para uma base maior de novos compradores.

Isso pode ser feito sem a necessidade de investir em novas estratégias específicas de marketing, ou seja, você diminui o custo de aquisição de clientes, chamado de “CAC”.  

Melhora da reputação  

Além de aumentar a sua base de clientes, os promotores transmitem mensagens positivas sobre sua empresa, aumentando consideravelmente a reputação do seu negócio.

Logo, investir na geração de clientes promotores pode fazer com que sua empresa se torne uma referência no mercado, independentemente da sua área de atuação, o que reduz custos, melhora os ganhos e promove um melhor posicionamento de marca. 

Mais ainda, lembre-se que reter é mais barato.

Fidelização de clientes  

Também podemos afirmar que clientes promotores são leais, fazendo aquisições mais frequentes e de maior valor, o que aumenta alguns fatores importantes do negócio.

Você pode ter um aumento de receita, por exemplo, uma vez que os clientes leais e satisfeitos tendem a comprar cada vez mais em um mesmo negócio.

Feedback valioso  

Por fim, clientes promotores podem fornecer feedbacks valiosos sobre sua empresa e seus produtos/serviços, o que melhora a qualidade e a eficiência de sua marca.

Uma vez que eles consomem com frequência o que você vende, e têm uma boa relação com sua empresa, tende a opinar de forma mais aprofundada – e a partir das expectativas enquanto cliente-ideal – sobre o que está comprando constantemente, auxiliando você a aprimorar o que disponibiliza.

Saiba 5 estratégias para conquistar clientes promotores

Para concluir, confira agora 5 dentre as principais estratégias que você pode adotar em sua empresa a fim de gerar clientes promotores, altamente satisfeitos com o que consomem e que recomendarão sua marca a outros.

  1. Ofereça um excelente atendimento ao cliente  

A primeira dica diz respeito ao atendimento ao cliente, que deve ser sempre um dos principais focos em qualquer negócio.

Um atendimento amigável e eficiente, que busca entender as necessidades dos consumidores e supri-las o mais rápido possível, tende a aumentar a satisfação dos clientes e a fidelizá-los com eficiência.

  1. Ofereça produtos e serviços de alta qualidade  

Aliado a um atendimento excelente, é fundamental para qualquer marca oferecer os melhores produtos e serviços. Aqui, você também deve focar nas necessidades dos consumidores e tentar supri-las com os itens que vende em sua empresa.

Dessa forma, as chances de aumentar a satisfação dos clientes e gerar promotores aumenta ainda mais.

  1. Otimize sua experiência de compra  

Além de oferecer os melhores produtos que puder, é extremamente importante oferecer uma experiência de compra fácil e agradável o tempo todo. 

Clientes que não tiverem dificuldades em comprar na sua loja tendem a estar mais satisfeitos com todo o processo.

Isso vale para qualquer plataforma de operação do seu negócio, desde lojas físicas até e-commerces.

  1. Ofereça promoções, descontos e programas de fidelidade  

Oferecer promoções e descontos pode atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

Você pode, por exemplo, oferecer cupons especiais para novos clientes, bem como criar programas de fidelidade, que recompensam os compradores frequentes ou as indicações qualificadas.

Benefícios assim fazem com que a satisfação, e a probabilidade de fidelização dos consumidores, sejam potencializadas.

  1. Interaja com os clientes  

A interação constante com seus consumidores também é fundamental, uma vez que promove o sentimento de pertencimento e proximidade entre empresa e clientes.

Além disso, você pode pedir feedbacks constantemente, implementando as sugestões que fizerem sentido para a marca. 

Dessa forma, você pode melhorar a experiência de compra e a satisfação dos clientes.

Em conclusão, clientes promotores são extremamente importantes para qualquer negócio que deseja se desenvolver.

A chave para conquistá-los é utilizar as estratégias acima em conjunto, visando sempre a maior satisfação possível de seus consumidores em cada experiência e ponto de contato com o negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.