Como a diversidade e inclusão impactam o sucesso das empresas

Como a diversidade e inclusão impactam o sucesso das empresas

A geração Z e o hábito de consumo das pessoas mais jovens tende a ser bem diferente daquilo a que estamos habituados a presenciar, essa nova geração exige algo das empresas que até pouco tempo ainda era um tema considerado como tabu: o uso da inclusão e da diversidade dentro do ambiente corporativo. 

De acordo com pesquisa da Cantarino Brasileiro, cerca de 94% dos jovens entre 18 e 25 anos levam esperam que as empresas se posicionem de forma ativa nas questões sociais, e 90% afirmam que estão dispostos a comprarem produtos de empresas que abordem a diversidade e a inclusão como filosofia da marca, 57% dizem ser mais propensos a se fidelizar justamente as corporações vinculadas a esses segmentos. 

Mas além de ser algo que impulsiona sua imagem e ajuda ainda mais nas suas vendas do seu carregador de bateria para gerador, a diversidade e a inclusão impactam diretamente o sucesso interno da sua empresa, mesmo com sua importância vista de fora, apenas 2% dos empregados no Brasil são PCDs, enquanto a população com deficiência no país é de quase 24%. 

Já as mulheres chefiam apenas 13% das empresas, e mesmo no topo recebem até 30% a menos que os homens que fazem a mesma função, a remuneração para pessoas brancas é de 68,7% maior que a de negros, enquanto cerca de 65% dos trabalhadores LGBTQIA+ sofrem ou já sofreram algum tipo de discriminação dentro do trabalho. 

Mas por que essas pautas são tão importantes dentro das empresas? Qual o impacto da diversidade e da inclusão no sucesso das empresas? No texto de hoje nós iremos mostrar o quanto levantar essas bandeiras pode ser determinante para os resultados de qualquer corporação, bora conferir? Então vamos lá!

Diversidade e inclusão, por que estão em alta?

A diversidade é um termo que se baseia nos diferentes seres humanos, afinal, cada pessoa é única, possuindo pensamentos, características, gostos e tudo que faz com que ela tenha uma identidade forte e seja diferente das outras pessoas, isso é a diversidade, ter uma pluralidade em termos culturais e abraçar as diferentes pessoas da forma como elas são. 

Esse é um termo que se baseia em ter diferentes pessoas com um alto grau de representatividade, fugindo do padrão que estamos acostumados e dando espaço para diferentes tipos de seres humanos, já a inclusão é criar um ambiente que seja propício para a entrada de todas as pessoas, sem preconceitos ou qualquer tipo de atrito. 

Ambos os termos visam favorecer classes oprimidas ou que não tenham tanto destaque, e acima de tudo trazer a igualdade para todos, tanto para o negro, quanto para a mulher, quanto para o homosexual e a pessoa com deficiência, todos merecem estar no mesmo patamar do que é considerado padrão, com chances igualitárias e um ambiente longe de preconceitos. 

Qual a importância da diversidade e da inclusão dentro das empresas?

Diversidade e inclusão são termos que estão na boca do povo e não é para menos, cada vez mais, as classes que sempre foram oprimidas ou sofreram com preconceitos estão ganhando força em busca da igualdade, e a cada dia que passa, é cobrado uma sociedade igualitária com direitos iguais para todos, desde quem trabalha em uma empresa de coleta de lixo até para um empreendedor multimilionário. 

Falando em âmbito corporativo, a diversidade e a inclusão são vistos como um diferencial dentro da empresa em vários aspectos diferentes, o primeiro deles é a própria visão, valor e cultura implementada dentro da empresa. 

Ao abraçar essas causas, você começa a agregar um ambiente único dentro do seu negócio, com respeito, admiração e com um crescimento dos próprios colaboradores, trazer a diversidade e a inclusão como pauta, representam que a sua empresa é livre de preconceitos e que está disposto a ajudar aqueles que por muito tempo não tiveram qualquer tipo de ajuda. 

A diversidade nas empresas permite ter uma ótica diferente e um novo ponto de vista sobre o mesmo ponto, afinal, pessoas diferentes têm visões diferentes e enxergam um negócio de uma forma como você pode não conseguir visualizar. 

Já a inclusão propicia um ambiente mais leve, igualitário e humanizado, com colaboradores em pé de igualdade independente de qualquer fator preconceituoso, deixando o clima mais tranquilo, justo e muito mais funcional, trabalhando com a meritocracia e trazendo igualdade para dentro do espaço corporativo, no qual em sua maioria, costuma sofrer com desigualdade e preconceitos excessivos. 

Como elas podem afetar a imagem de um negócio?

Como vimos acima, as novas gerações estão cada vez mais preocupadas com o produto que compram de uma empresa e o vínculo que elas aderem juntamente à marca, e a diversidade e inclusão podem interferir diretamente na forma como seu negócio é visto pelo grande público. 

Com certeza no momento de escolher a melhor lixa para gesso, a opção vai ser pela empresa que possui mais diversidade e inclusão dentro do seu portfólio e luta pelas causas sociais de maneira enfática. 

Abraçar a diversidade e manter as portas abertas livre de preconceito é fundamental para blindar a imagem do seu negócio e ganhar a preferência do público, lembre-se, as pessoas pensam cada vez mais antes de se vincular a uma marca, então quanto melhor for a sua reputação, maior a chance de alcançar o sucesso. 

Quais os principais benefícios da diversidade e da inclusão em uma corporação?

Além da própria imagem externa, existem diversos outros benefícios que impactam diretamente no sucesso de uma empresa ao realizar a diversidade e inclusão dentro da sua rotina, começando pelo engajamento, quanto mais diversificado forem seus colaboradores e mais inclusivo for o seu ambiente de trabalho, mais engajado e produtivo as pessoas estarão, por terem um clima leve e um espaço seguro para desenvolverem seus potenciais. 

Isso também gera bem-estar e paz dentro do ambiente, com um local muito mais seguro e eficaz para as pessoas poderem se desenvolver de maneira realmente eficiente, livres de preconceitos, a colaboração também acaba acontecendo de forma mais natural, já que pessoas diferentes agregam valor entre si, trocando informações culturais valiosas e atuando com a mistura de diferentes pensamentos. 

Por fim, não tem como não citar a lucratividade e a competitividade mercadológica, por mais que suas etiquetas de acrílico façam sucesso, abraçar essas causas podem ter benefícios altos para o seu negócio, organizações que investem em representatividade étnica tendem a ter 33% mais chance de sucesso, já na equidade de gênero as chances de lucrar mais são de 21%.

Independente do seu objetivo, do segmento da sua empresa ou de qualquer fator que você busque, entenda que a diversidade e a inclusão são cruciais para o sucesso da sua empresa.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.