Como analisar o meu site com o Google Analytics

Como analisar o meu site com o Google Analytics

Existe uma relação interessante entre Google Analytics (GA) e seu site, mas, como muitas pessoas, você pode não saber muito bem o que é, quais são as métricas do Google Analytics e como ele pode ser útil no que diz respeito à gestão de tráfego e analise de dados do seu site.

Você não pode perder oportunidades de negócio pelo simples fato de não estar entendendo, de forma correta, a audiência do seu website, e-commerce ou a landing page da sua campanha.

E é em relação a esse ponto que o Google Analytics entra para te ajudar!

O GA é um sistema, oferecido gratuitamente, que monitora o tráfego (movimentação/quantidade de visitantes) de um site, de um blog ou de uma loja virtual.

Essa ferramenta não ajuda somente no que se refere à quantidade e ao número de usuários os quais estão acessando determinada página, mas, também, na forma como essas pessoas estão se comportando quando navegam nela, e quais as seções dessa página estão sendo mais quistas por esses usuários entre outros tantos dados importantes.

No entanto, é válido ressaltar que essa ferramenta não aponta, exatamente, qual é o problema, ou seja, você deve, por intermédio de toda a coleta de dados e de informações (gráficos e tabelas que são gerados), interpretar e concluir onde está bom e onde não está bom.

Achou interessante e quer saber mais?

Então, continue a leitura deste artigo para conferir algumas informações as quais podem te ajudar a entender melhor sobre o Google Analytics!

TIPOS DE RELATÓRIOS DESEMPENHADOS PELO GOOGLE ANALYTICS

Como abordado anteriormente, o Google Analyticstrás muitas informações sobre o desempenho do seu website, o que ajuda nas futuras tomadas de decisões, as quais devem ser interpretadas corretamente, com o objetivo de melhorar os resultados do seu site ou loja virtual.

Essa ferramenta, por meio de um agrupamento de relatórios detalhados, completos e de entendimento prático (nem sempre tão simples), os quais podem ser personalizados conforme uma métrica de seu interesse.

Esses dadoste ajudam a compreender os fatores que são essenciais para a sua página, os pontos que não fazem tanto sucesso e o real alcance do seu site no ambiente virtual.

Isso tudo é embasado em relatórios dos seguintes tipos:

1.    Tempo real dos acessos

É o monitoramento das atividades dos visitantes, enquanto elas ainda estão acontecendo, isto é, em segundos os dados são atualizados e você consegue ver em tempo real cada ação tomada por um usuário.

Nesse sentido, você consegue, com isso, ver quem está online, quem está adicionando algo no carrinho/sacola de compras ou quem está efetivando uma compra naquele instante.

2.    Público-alvo da página

É a indicação de onde os usuários são, do comportamentodos visitantesdo seu site enquanto navegam nele, o dispositivo que estão usando, o tempo em que eles fazem um certo tipo de interação com determinado conteúdo, o número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site, entre outros dados.

3.    Aquisição e origem

É o relatório em relação às origens do tráfego, isto é, de onde estão vindo os acessos os quais estão chegando no site.

Esses visitantes podem estarvindo das redes sociais, de umapesquisa realizada em sites de buscas, como o Google, de um anúncio em determinada plataforma, entre outros.

4.    Metas

É a sinalização das metas as quais foram traçadas/estabelecidas e que foram cumpridas, ou seja, se o seu objetivo ou o que você quer, está sendo efetivado e se as taxas de conversão que você configurou estão trazendo o resultado desejado.

5.    E-commerce

É a análise geral sobre todos os objetivos previamente definidos, incluindo quantidade de vendas, verificando se elesforam alcançados.

Além de analisar, como um todo, o desempenho da loja virtual, com embasamento em:

  • Método em que o site mais conquista os usuários;
  • Engajamento dos usuários e quais páginas são as mais bem valorizadas;
  • Eficácia quando o assunto é levar os visitantes a desempenharem uma ação específica na página.

MÉTRICAS DO GOOGLE ANALYTICS

1.    MÉTRICAS DE AQUISIÇÃO

Indicam a atratividade de novos visitantes e/ou usuários ao website. Caso seja verificado alguma situação problemática, a qual está sendo um empecilho ao sucesso da sua página, é de suma importância rever a estratégia utilizada e adotar novas.

As métricas de aquisição são subdivididas em:

Visitas

Revela o número de visitantes e o total de vezes que aquele conteúdo específico foi acessado, separando os usuários que acessaram uma única vez e os usuários que voltaram em outro momento para acessar, novamente, aquele material.

Além de mostrar quais as seções ou páginas foram as mais acessadas pelos visitantes.

Novas visitas

Sinaliza o percentual de visitantes primários, isto é, as pessoas que estão acessando aquele conteúdo e/ou site pela primeira vez.

Isso é importante quando, por exemplo, você faz um anúncio ou uma campanha e precisa ver o resultado, em números, do alcance dessa campanha, certificando-sedo efeito (positivo ou negativo).

Tráfego de origem

Mostra de onde vieram seus visitantes, o que ajuda a separar quais são os canais e as redes sociais que mais trazem usuários ou que é mais vantajosa.

2.    MÉTRICAS DE COMPORTAMENTO

Trás dados sobre análise do comportamento dos visitantes e se isso ajudará a alcançar os seus objetivos com o website. As subdivisões, principais, são:

  • Taxa de rejeição: mostra quantidade de usuários que deixaram ou abandonaram o seu site de modo muito rápido, além daqueles que permaneceram apenas em uma página, sem despertar a curiosidade em acessar outras seções de conteúdos.

Dessa forma, você conseguirá entender melhor a dinâmica do seu site e vai buscar o aperfeiçoamento.

  • Tempo de navegação: indica o período de tempo o qual o usuário permanece na sua página. Lembre-se: quanto mais tempo, melhor!
  • Páginas por seção: revela o número médio de páginas visualizadas durante a visita. Quanto mais melhor!

CONCLUSÃO

O Google Analytics te ajuda a entender melhor toda a dinâmica do seu site e, com isso, você saberá o que precisa melhorar, o que está dando certo e muito mais!

É uma ótima ferramenta para aperfeiçoar e alavancar os seus resultados!

 


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