Como analisar os dados para obter insights valiosos para as vendas?


Imagine que você seja um gestor de uma empresa de limpador enzimático. Saber fazer a análise de dados para gerar mais vendas é essencial para que seus lucros não fiquem estagnados.

Sendo assim, compreender o que é esse conceito, bem como suas etapas, gerará uma cultura interessante e que se propagará ao longo dos anos. Ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é Análise de Vendas?

A análise de dados fornece uma compreensão dos produtos que seus clientes estão comprando e, além disso, ajuda a entender o porquê eles estão se comportando de determinada maneira. Normalmente, dá até para encontrar padrões em suas conversões e desistências, por isso, comparativamente, é como um multiplicador de torque, que pode oscilar positiva ou negativamente.

Some isso à obtenção de relatórios acionáveis referentes aos KPIs de vendas. Essa análise, que pode ser feita semanalmente ou quinzenalmente, ajuda nessa estratégia de vendas para que você possa continuar expandindo seus negócios de forma sustentável.

Importância e benefícios da análise de vendas

A análise de dados mostrará quais produtos estão indo bem e aqueles que vão mal, ao mesmo tempo, examina os relatórios de vendas para avaliar o desempenho da sua empresa em relação aos seus objetivos, ou seja, é tão imprescindível quanto o balcão refrigerado inox para o uso de bares e restaurantes manterem os alimentos na temperatura ideal. Mas por que preciso integrá-lo em suas operações?

  • Tome decisões baseadas em dados e tente não confiar no seu instinto: essas análises de vendas são eficazes e mede o desempenho de cada representante de sua equipe em tempo real e de maneira individual;
  • Encontre seus clientes mais lucrativos: interaja com os leads de alta qualidade e que agregam valor à sua empresa. Portanto, identifique as características dos clientes mais fiéis e aposte neles;
  • Fique por dentro das tendências do mercado: Será que é o momento de lançar um novo produto? Se a resposta for ‘sim’, coloque no papel um ação de ação em termos de estoque, processo de fabricação e etc. Um relatório de análise de vendas identifica oportunidades e tendências de mercado para apoiar esses esforços.

3 dicas para insights valiosos

1- Análise de Tendências de vendas

Encontre padrões nos dados de vendas em um período específico (último trimestre ou semestre). Quando houver alguma tendência, ela irá durar, no máximo, uma semana para certos produtos, enquanto uma macrotendência pode durar meses.

Por exemplo, há momentos em que seu gráfico terá um aumento de ‘pedidos enviados’ e ‘vendas’. No entanto, a proporção de vendas por pedidos diminui. Agora é investigar o que há de problema e seguir adiante.

2- Análise de Desempenho de Vendas

Se deseja avaliar a eficácia de sua estratégia de vendas e o desempenho de sua equipe referente às vendas de uma máquina seladora de embalagens, uma análise de desempenho de vendas pode ser útil. 

Isso tudo poderá envolver a realização de uma análise financeira com base nas vendas geradas e no fator de alcance das metas de vendas. Com base no que pretende alcançar, avalie uma listagem como esta abaixo:

  • Uma melhoria nas suas taxas de adesão;
  • Taxa de fechamento mais rápida;
  • Crescimento de receita em menor tempo;
  • Margens de preço mais interessantes

3- Análise de Vendas

Existem softwares que fazem esse tipo de trabalho e podem automatizar a previsão de vendas, avaliando também seus riscos e oportunidades futuras. Há uma grande porcentagem de marcas que descreveram a análise preditiva como uma prioridade para o futuro.

Com tudo isso dito e seguindo este passo com sucesso, você irá prever a probabilidade de um cliente em potencial ser convertido e, em seguida, fazer ofertas personalizadas para leads que estão prontos para comprar. 

Some isso a um aumento do valor dos clientes já existentes, identificando oportunidades dentro deste comportamento do cliente. Por que as equipes de vendas devem medir isso? A integração da tecnologia preditiva de vendas com um CRM permite sugestões baseadas em dados para melhorar suas conversões e análises precisas de previsões de vendas.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais


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