Como as estratégias de Marketing Digital otimizam o atendimento ao público


Além de apresentar estratégias para aumentar as vendas, o Marketing Digital ajuda a melhorar o atendimento público que você presta aos seus clientes, possibilitando mais agilidade e direcionamento nos contatos.

Isso é muito importante para o sucesso da marca. Afinal, construir um relacionamento qualificado com seu público é fundamental para criar confiança e apoio com seus clientes. 

Muitos ainda desconhecem as grandes estratégias de marketing que desempenham um grande papel na construção de relacionamentos com o público-alvo, e é sobre isso que vamos falar hoje, de modo a auxiliá-lo na atração e retenção dos seus clientes por meio do marketing.

Nos acompanhe para entender como o marketing feito para web otimiza o atendimento ao consumidor!

Qual é a importância do atendimento no marketing digital?

O SAC é um canal no qual os clientes costumam dar feedback, reclamar ou pedir esclarecimentos sobre um produto ou serviço.

Essas mensagens permitem que a empresa identifique necessidades de melhoria, incluindo mercados potenciais.

De modo complementar, o marketing digital é um campo que usa dados em tempo real para aprender mais sobre públicos, comportamentos e até preferências do cliente, promovendo campanhas, experiências e produtos melhores.

Além disso, promove ações que otimizam a comunicação e a experiência. 

Ambas áreas estão relacionadas e são muito importantes para o desempenho da marca. 

No entanto, isoladamente, podem entregar poucos resultados, impedindo que você alcance seu verdadeiro potencial com a empresa.

Assim, o atendimento ao cliente só pode ser melhorado se a empresa implementar medidas estratégicas e de inteligência para esse processo. 

Já o marketing digital potencializa o resultado quando há clareza sobre o que pode ser melhorado com a informação – obtida dos próprios clientes. 

Isso significa que as duas áreas devem estar em harmonia e trabalhar juntas para que a empresa maximize os resultados e garanta a satisfação do cliente antes, durante e depois da compra. 

Como unir atendimento e marketing na prática?

É uma questão de saber quais são as ferramentas e plataformas mais indicadas para realmente tocar as pessoas.

“Tocar” aqui é sinônimo de alcançá-las, chamar a atenção delas para algo que você oferece e que vai mudar a vida delas!

Há várias maneiras de concretizar isso na web. Conheça algumas delas:

  1. Compartilhar materiais relevantes

Você provavelmente já deve ter visto alguns perfis nas redes sociais usando o marketing de conteúdo, talvez só não sabia que era uma estratégia de marketing digital. 

Marketing de conteúdo nada mais é do que produzir conteúdo informativo e valioso, ou seja: uma postagem ou vídeo de mídia social que ensina algo a seus seguidores e os leva a agir de acordo com o que você ensina.

Isso é ótimo para quem não tem muito para investir em anúncios pagos, como os anúncios do Twitter.

Assim, você pode usar o marketing de conteúdo para otimizar seu atendimento ao seu público e conseguir novos clientes, visto que muitas dúvidas já poderão ser antecipadas e o valor agregado dos produtos serão conhecidos.

  1. Personalizar o atendimento

Algo que precisa ser considerado ao traçar a estratégia é a personalidade da marca e a velocidade no atendimento.

Isso porque dificilmente um cliente continuará comprando um serviço ou produto de alguém que ele não reconhece, confia, se identifica ou interage pouco. 

Portanto, entenda quem é o seu público-alvo, crie um relacionamento com ele e deixe-o ficar perto de você. 

As redes sociais são excelentes aliadas para isso, pois possuem diversas ferramentas que estimulam você a interagir com seguidores e possibilitam trazer um tom de voz na publicação e até aparecer, fortalecendo a identidade e o atendimento.

  1. Investir no autoatendimento

O que é autoatendimento? Nada mais é do que um atendimento automatizado e que o próprio cliente pode realizar, agilizando os processos.

Isso é possível graças à inteligência artificial que, a partir de configurações pré-definidas, reconhece as ordens dadas pelo cliente e, assim, consegue dar respostas. 

Então, pode-se dizer que o autoatendimento é como um call center, porém automatizado de acordo com:

  • Histórico de pesquisas;
  • Palavras-chaves usadas;
  • Compras feitas anteriormente;
  • Localização;
  • Respostas estabelecidas pela empresa.

Com o autoatendimento, você está disponível para seus clientes todos os dias e todas as horas.

Dessa forma, seu cliente não precisa esperar o horário comercial para entrar em contato com a empresa, o que ajuda demais na conversão.

  1. Alinhar as equipes de vendas e marketing

Trabalhar com uma agência de marketing digital de qualidade demanda fazer reuniões frequentes para identificar e diagnosticar os resultados alcançados. Contudo, também promove mais assertividade na comunicação e nas ações tomadas.

Assim, é muito importante manter a equipe informada sobre as atividades e resultados.

Essa estratégia melhora exponencialmente o engajamento entre os times, aumenta o senso de colaboração e ainda fornece insights para ambos departamentos.

Ao combinar marketing e vendas com eficácia, fica mais fácil entender a trajetória de ambos e o impacto de suas atividades como um todo. Afinal, uma área depende da outra para qualificar as campanhas e para oferecer o que o cliente espera.

Conclusão

Marketing e atendimento são indissociáveis: um depende do outro, e um nutre o outro com dados, insights, metas e métricas.

Cabe a você, empreendedor, saber como alinhar as duas frentes de uma maneira orgânica e verdadeiramente bem-sucedida!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 


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