Como aumentar suas vendas utilizando o marketing digital

Como aumentar suas vendas utilizando o marketing digital

Como mostra a gestão de marketing e comunicação, o marketing digital tem sido amplamente utilizado como ferramenta para aumentar a receita de empreendimentos, impulsionando suas vendas.

Dentro do marketing digital, há um leque de possibilidades e de estratégias que podem ser utilizadas para maximizar os ganhos com o negócio. 

A revolução digital abriu um espaço completamente novo e adaptável para promover técnicas de venda e expandir as possibilidades do mercado.

Hoje, as empresas têm muitos outros recursos para além dos folhetos e campanhas físicas: há os anúncios nas redes sociais, campanhas de engajamento, disparo de e-mails e SMS, robôs virtuais de atendimento e muitos outros modos de captar a atenção do público-alvo.

Nesse sentido, o marketing digital tem dedos em todas as estratégias listadas. É um modo inovador de fazer divulgações e se utilizar do espaço online para ultrapassar as barreiras físicas e fidelizar clientes de todos os lugares. 

Assim como pontuado por especialistas em marketing digital, ao promover um produto através das mídias digitais, essa se torna uma categoria ainda mais crucial de divulgação e promoção de empresas, da qual utiliza essa personalização e potencial ao próprio favor.

Afinal, o marketing feito através das mídias sociais é um mundo de negócios novo para explorar, com novos territórios criados e desenvolvidos diariamente. Essa volatilidade impacta diretamente nas estratégias de vendas.

Quais as vantagens do marketing digital?

As vantagens do marketing digital são inúmeras!

Como se estuda na faculdade de gestão de vendas, o espaço digital abre muitas possibilidades: as ferramentas que surgem diariamente, as novas técnicas baseadas em tendências da internet e a automatização de grande parte dos processos são algumas das vantagens que ele oferece. Entre elas, as principais são:

  1. Análise dos resultados

O espaço da internet possui alta capacidade de mensuração. Pode-se checar se um e-mail foi lido ou não, quanto tempo demorou para chegar, para ser lido completamente, se foi encaminhado, se foi apagado, entre muitas outras opções.

Assim, pode-se traçar o caminho dos leads e calcular as melhores e as piores estratégias para propagar sua marca.

Todos os dados gerados com o marketing digital criam muito espaço para a análise crítica de resultados, que serve como catalisador de melhorias constantes e que atualizem a estratégia de marketing do negócio. 

  1. Segmentação e assertividade

Um dos maiores atributos do marketing digital é sua flexibilidade e possibilidade de segmentação.

Há uma variedade de ferramentas, de custos, de alcance e um mercado de estratégias e meios que atendem a todo e qualquer tipo de necessidade, seja para divulgar um negócio local ou a nova cara de uma empresa transnacional. 

Como se estuda em uma faculdade de vendas online, as mídias têm escalabilidade e permitem ferramentas adequadas para um certo número de pessoas alcançadas, um certo leque de interesses pessoais, um certo leque de idade e renda e por aí vai.

São vários os filtros aplicáveis que conseguem atingir seu público desejado com assertividade e, portanto, com mais efetividade de vendas. 

  1. Automação das campanhas

A internet oferece um número ímpar de ferramentas que conseguem automatizar muitos processos, como o atendimento online, campanhas de anúncio e disparo de e-mails. Esse atributo poupa tempo e recursos, tanto humanos como econômicos, da empresa. 

Nesse sentido, o marketing digital oferece opções de vários níveis de complexidade, profundidade e orçamento.

A automação otimiza os processos e ainda divulga amplamente a marca, poupando o tempo do colaborador de forma a ser gasto com tarefas mais especializadas. 

  1. Ferramentas disponíveis

Como já citado e estudado na gestão comercial ead, há uma ampla gama de ferramentas disponíveis e adaptáveis à demanda do seu negócio oferecidas pela internet. Ela pode ser escalada em:

  • Raio de alcance;
  • Orçamento disponível para a campanha;
  • Tipo de público visado;
  • Approach utilizado; 
  • Objetivos da campanha, entre outros. 

Assim, há uma variedade de critérios que são cobertos por novas técnicas e aplicações online todos os dias. Cabe à empresa, primeiro, definir seus critérios e realizar uma pesquisa de mercado para encontrar a solução digital ideal para o marketing de sua marca. 

A importância do storytelling e da relação com os clientes

O marketing digital também auxilia a marca a estruturar uma narrativa individual, de personalidade e com objetivos conectados ao objetivo do negócio. É a essa história da identidade da empresa que chamamos storytelling.

Como ressalta o campo de gestão de marketing e branding, o storytelling é a habilidade de contar histórias de modo cativante, emocionante e que engaje o potencial cliente.

A história contada conecta o ouvinte ao interlocutor – no caso do marketing, o público-alvo à empresa de forma mais efetiva, indireta e persuasiva. 

O storytelling se baseia nas técnicas narrativas e na criação de personagens e situações que criem uma forte lembrança emocional de empatia e conexão. É essa lembrança que deixa uma boa impressão da marca e que a consolida no senso popular como referência no mercado. 

Além disso, o storytelling promove a comunicação forte com colaboradores e clientes. Quando há uma combinação de interesses em comum, como valores e qualidades que cliente e empresa valorizam, há uma conexão mais duradoura.

Não apenas isso; a empresa tem um posicionamento e direcionamento mais claro e coeso no mercado, o que a torna transparente e facilita na expectativa do serviço que o cliente espera receber. 

Sendo assim, há um grande proveito do storytelling dentro do ambiente do marketing digital. 

O storytelling ajuda a vender, pois conecta com o cliente e o persuade de forma mais indireta e inconsciente.

A história que prende emocionalmente o consumidor o faz voltar e compartilhar a experiência; esse é o chamado engatilhamento da narrativa envolvente, que chama para a ação, seja ela a compra, o compartilhamento ou a indicação do serviço. 

Como agregar valor a sua marca e impulsionar suas vendas?

Com todas as ferramentas e conhecimento em mãos, cabe ao time aprender a usar o marketing digital ao seu favor, começando pela gestão estratégica de marketing e vendas.

Nessas horas, a internet é duplamente aliada, pois oferece não só os instrumentos e o espaço, mas a informação sobre como utilizá-lo da melhor forma. Isso pode ser feito por meio de alguns modos. 

O primeiro é através da consolidação de uma identidade empresarial que conecte o cliente com seus valores e seu negócio. Isso constrói um caminho para as futuras campanhas, que persuadirão mais fácil seu cliente, que já tem sua empresa como referência do mercado. Assim, edifica-se uma conexão de longo prazo com o consumidor, que torna-se fidelizado. 

O segundo é por meio da análise dos resultados. Verificar os dados e os números pode ser uma grande estratégia, pois indica qual o meio de divulgação que mais funciona e qual é seu verdadeiro impacto no negócio.

Dessa forma, pode-se focar no meio que seu público-alvo mais utiliza e confia, consolidando uma plataforma padrão eficiente.

Por último, fica a dica de que tudo no Marketing Digital pode ser testado. A nova plataforma ou ferramenta pode tanto ser uma inovação que destaque sua empresa no mercado como um verdadeiro fracasso de alcance.

Nada deve ser subestimado e tudo deve ser testado, de forma a conduzir pequenos experimentos que dêem experiência para o time explorar, sem medo, o marketing online. Tudo pode começar a partir de uma formação na área, como em um curso de gestão comercial e marketing ead. As possibilidades são mil!

Dessa forma, pode-se montar uma estratégia personalizada com base nas ferramentas disponíveis no Marketing Digital; entre elas está a produção de conteúdo, como por meio de blogs, portais e personas nas redes sociais; o disparo de e-mails; a criação de chatbots e portais de atendimento automatizados; campanhas que envolvam interatividade, etc.

Combinando-se vários desses elementos, pode-se alcançar uma ótima tática de chegar ao público-alvo desejado e conquistá-lo pelo discurso. Isso é marketing!

Tendo em vista todos os pontos abordados, fica claro que o marketing digital é um grande aliado dos negócios e seu uso, de tão difundido, passa de inovação e começa a se tornar, cada vez mais, uma necessidade.

Como se sabe, quem inova sai na frente. Nesse aspecto, o marketing traz diariamente novas ferramentas e técnicas para se aplicar no mundo virtual. 

Os meios de atingir pessoas e, portanto, aumentar as vendas são inúmeros e adaptáveis para seu tipo de negócio, público-alvo e objetivos. Por isso ele é tão importante: a flexibilidade da internet se mostra presente nos meios de adotar o marketing digital ao seu favor.

As formas são várias, tendo em vista os conhecimentos da gestão de marketing e vendas, basta combinar as melhores estratégias para seu empreendimento. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.


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