Como dar motivação nos meus funcionários?

Como dar motivação nos meus funcionários?

Para muitos indivíduos, um trabalho em que não se sentem felizes torna-se o principal motor de emoções negativas e até de doenças. Trabalhar desmotivado prejudica seriamente a saúde dos colaboradores e a produtividade da empresa.

O que é motivação para o trabalho?

Em linhas gerais, podemos definir motivação como um estado interno que ativa a iniciativa das pessoas para direcionar seus esforços e atenção para uma meta ou objetivo específico. É um impulso que move as pessoas a realizar determinadas ações até que sejam bem-sucedidas.

O capital humano é o recurso mais importante das organizações, pelo que a sua motivação é essencial. Os funcionários são o motor que impulsiona a produtividade e os resultados da empresa. Manter-se na vanguarda em termos de técnicas e ferramentas para aprimorar sua gestão, deve fazer parte do planejamento de uma empresa.

De acordo com estudos, quando um funcionário está satisfeito com seu trabalho, ele é até 12% mais produtivo e 31% mais eficiente. Portanto, pode-se inferir que existe uma relação direta entre a motivação no trabalho e o desempenho produtivo.

Fatores que podem afetar a motivação dos trabalhadores

Dependendo do setor e do contexto da empresa, existem vários fatores que podem influenciar diretamente na motivação dos trabalhadores. Alguns deles são os seguintes:

  • condições de trabalho
  • salários e benefícios
  • Relacionamento com colegas e chefes
  • cultura da empresa
  • As regras que regem o trabalho diário
  • Segurança no ambiente de trabalho
  • Privacidade
  • tipos de motivação

Conhecer os tipos de motivação é essencial para poder definir a abordagem que se pretende ter ao incentivar os colaboradores.

1. De acordo com o fator motivador

  • Motivação extrínseca
  • Motivação intrínseca

2. De acordo com o resultado da atividade

Motivação positiva: O impulso que nos leva a realizar uma ação com o objetivo de receber uma recompensa positiva.

Motivação negativa: A motivação surge para realizar uma ação a fim de evitar um resultado desagradável.

3. De acordo com o relacionamento com os outros

Motivação focada no ego: A comparação e a necessidade de superar ou igualar o desempenho de outra pessoa podem motivar as pessoas a fazer algo.

Motivação focada na tarefa: depende dos objetivos e intenções do funcionário para concluir uma tarefa com sucesso.

4. De acordo com a origem da necessidade:

Motivação primária: É aquele impulso que visa cobrir as necessidades básicas, ou seja, as necessidades fisiológicas.

Motivação secundária: visa atender às necessidades de bem-estar físico e emocional. Aqui depende das emoções, sonhos e objetivos dos indivíduos.

O salário emocional e sua importância

O salário é um dos principais motivos para uma pessoa aceitar ou continuar em uma empresa realizando seu trabalho. É importante ter em mente que, embora uma remuneração financeira justa seja essencial, o dinheiro acaba sendo uma fonte limitada e de curto prazo de motivação.

Então, se a questão econômica não é capaz de proporcionar satisfação aos trabalhadores, o que poderia? Oferecer incentivos além do dinheiro é essencial para que os trabalhadores se sintam confortáveis ​​com seus empregos. O salário emocional engloba todas as compensações não pecuniárias que o trabalhador pode receber da empresa.

O principal objetivo é aumentar a satisfação, bem-estar, empenho e motivação do capital humano das empresas, bem como uma melhoria do ambiente de trabalho. O salário emocional destina -se a atender as expectativas dos funcionários para aumentar o desempenho na empresa.

Hoje, os trabalhadores buscam outro tipo de remuneração que os ajude a harmonizar sua vida profissional, necessidades pessoais e familiares. As empresas preferidas pelos funcionários são aquelas que oferecem esse tipo de remuneração não salarial.

5 exemplos de salário emocional

  1. Reconhecimento pessoal: Como propõe Maslow em sua teoria das necessidades básicas:

As Necessidades de estima ou reconhecimento: como confiança, independência pessoal, reputação ou objetivos pessoais e profissionais. Isso pode ser promovido por um bom líder, dando motivação e confiança aos trabalhadores e reconhecendo seus esforços e conquistas dentro da organização.

Necessidades de autorrealização: é a sensação de alcançar o sucesso pessoal. Dar reconhecimento aos funcionários mais produtivos é um bom exemplo.

  1. Benefícios sociais: Contribuir para o bem-estar do trabalhador e da família representa grandes possibilidades de motivar e oferecer ao trabalhador motivos para se sentir valorizado pela empresa. Alguns exemplos podem ser planos odontológicos, previdência privada, vale-alimentação, auxílio-creche, convênio médico, entre outros.
  2. Promover hábitos para uma vida saudável: Oferecer serviços como aulas de meditação, sessões de ioga, atividades recreativas, são alguns exemplos para proporcionar atividades que ajudem a diminuir os níveis de tensão e estresse que a rotina de trabalho pode exercer sobre o trabalhador.
  3. Espaços de lazer na empresa: Oferecer espaços para distração, como áreas de descanso, salas de televisão ou outros espaços que permitam ao trabalhador desconectar-se por alguns momentos.
  4. Dias de folga: Proporcionar ao trabalhador folgas em ocasiões especiais como aniversários, mães e pais em seu dia ou em momentos difíceis.

Sem dúvida, essa ferramenta é essencial para manter os trabalhadores motivados e satisfeitos com seu trabalho, além da remuneração econômica que eles recebem.

Os benefícios de uma estratégia que integre o salário emocional são relevantes para promover o bem-estar do colaborador e a produtividade da empresa. Um funcionário feliz se sente mais comprometido com a empresa e trabalha melhor.


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