Como escolher a areia ideal para os gatos?

Como escolher a areia ideal para os gatos?

Por muitos anos, os animais têm sido companheiros dos homens e da natureza. Com histórias de diferentes culturas e religiões, os animais sempre estiveram presentes e foram companheiros do ser humano. Assim também é o contrário. Muitas pessoas que moram sozinhas e famílias possuem um pet que pode trazer diversos benefícios.

Ter um pet, além da companhia, pode trazer benefícios para a saúde mental, uma vez que as pessoas se sentem menos solitárias. Mas também é recomendado para crianças, uma vez que, além de ter um amiguinho para brincar, dá o senso de responsabilidade e disciplina, já que os animais também necessitam de cuidado, carinho e atenção à saúde deles.

Assim como os humanos, os pets podem ficar doentes. Por vezes, isso é percebido por sinais simples, como a falta de apetite, falta de animação, entre outros. Além disso, é necessário estar atento a possíveis parasitas, à ração e, no caso de gatos, à areia, que pode machucar os felinos. Confira algumas dicas para escolher a melhor areia de gato para seu felino.

Atenção à textura da areia

Quando se fala em escolher areia para o felino, muitas são as dúvidas, uma vez que diversas areias são vendidas em pet shops. Cada felino possui seu próprio gosto e, por vezes, o teste é o melhor caminho. No entanto, algumas coisas precisam de atenção, como a textura da areia.

O mais recomendado é a areia em pó, com os grãos mais finos possíveis, já que para urinar eles quase encostam as partes genitais na areia. Os grãos mais finos evitam que ocorram lesões, sendo mais confortável para fazer as necessidades. Apesar de ser mais cara, dependendo do seu gato, ele se acostumará bem e o produto pode ter uma maior duração. 

Cuidado com areias com perfume

Muitas pessoas escolhem areia com perfume para não ficar com odor pela casa. No entanto, nem todos os gatos gostam e, para alguns, esse tipo de areia pode ser prejudicial para a saúde. Assim como os humanos, gatos com problemas respiratórios podem ter problemas com odores muito fortes ou com areias que soltam muito pó, o que pode ser prejudicial para a saúde.

Algumas areias têm benefícios específicos

Dentre diversos tipos de areia, algumas podem possuir especificações que ajudam na hora da limpeza, no descarte e em outros aspectos — a areia clara, por exemplo, ajuda a perceber alterações na cor da urina, um dos sinais de alerta na saúde do felino. 

Se quiser facilitar a limpeza, procure uma areia que forme torrões firmes. A urina e as fezes, por vezes, podem molhar a areia, deixando ela difícil para limpar. Por isso, procure areias das quais seu gato goste e que forme torrões para facilitar o processo de limpeza da caixinha. Afinal, os gatos prezam pela areia limpa para utilizá-la.

Agora, se você gostaria de agredir menos o meio ambiente, há areias biodegradáveis que ajudam o ecossistema. Porém, não esqueça que seu gato tem a palavra final de qual areia é melhor para ele.

Como saber que preciso trocar a areia do meu gato?

Nem sempre quando o gato não utiliza a areia é porque precisa ser trocada. Faça alguns testes antes de trocar o tipo de areia:

  • Tamanho da caixinha: por vezes, eles não utilizam por achar que a caixinha está muito cheia e eles prezam pela limpeza. O tamanho da caixinha pode influenciar;
  • Lugar em que a caixa de areia está: outro fator que pode influenciar é a localização da caixinha. Procure mudar antes de trocar a areia;
  • Problemas de saúde: também pode ser que seu felino esteja doente. Nesses casos, é necessário levar para o veterinário.

Caso nenhum desses pontos mude o comportamento do felino, é necessária a mudança da areia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.