Saiba agora como funciona a segurança de um e-mail

Saiba agora como funciona a segurança de um e-mail

Entre os diversos elementos que compõem o dia a dia de uma empresa, o e-mail está presente. Por se tratar de um conteúdo relevante para várias áreas e por vários motivos, garantir a segurança dele é essencial. 

Toda companhia que lida diariamente com dados sabe o quanto é preciso protegê-los, uma vez que a possibilidade do vazamento deles pode trazer sérios prejuízos para uma empresa. 

Justamente por que todos os funcionários precisam utilizar a ferramenta nas diversas atividades praticadas, toda a companhia se torna mais suscetível a possíveis vírus enviados por mensagens. 

Nesse sentido, muitas das empresas de fundações e geotecnia ou de qualquer outro setor do mercado sabem que precisam investir em meios de tornar o uso consciente e cada vez mais seguro com relação aos spams recebidos pelos colaboradores.

Por isso, entender o que é a segurança de um e-mail e como ela pode ser melhorada é essencial, de modo a proporcionar mais proteção para a companhia.

O que é a segurança de um e-mail?

Toda companhia que presta serviço de portaria ou mesmo que atua em outro segmento, assim como várias outras que vendem produtos, constantemente recebem mensagens de e-mails sobre os mais variados assuntos. 

Além dos e-mails disparados pela própria empresa e das mensagens enviadas por clientes, é possível que a caixa de e-mail dos colaboradores também receba mensagens indesejadas, que podem colocar em risco a segurança da companhia. 

Para evitar problemas, existe a segurança do e-mail, que é um processo responsável por evitar ataques cibernéticos. Para isso, ele realiza diferentes funções, tais como:

  • Proteger a caixa de entrada;
  • Defender domínios contra a falsificação;
  • Evitar fraudes;
  • Parar a distribuição de malware;
  • Bloquear ataques de phishing;
  • Criptografar o conteúdo.

Anteriormente, os serviços de e-mail não possuíam elementos de segurança e privacidade, deixando os serviços desprotegidos. No entanto, essa ainda não é uma realidade, por isso, a segurança do e-mail precisa ser feita pelas empresas de diversos setores do mercado. 

Como melhorar a segurança de um e-mail?

Percebendo a importância de proteger os dados de um e-mail, cada vez mais empresas, como um espaço compartilhado coworking ou um escritório de contabilidade, podem apostar em medidas que ajudam nessa necessidade. Algumas dessas medidas são: 

Utilizar antispam

Normalmente, as caixas de e-mail possuem filtros que distribuem mensagens importantes e spams. Mas, de qualquer forma, é altamente indicado utilizar um antispam. Há versões pagas, que prometem maior segurança, mas também é possível utilizar as gratuitas.

Esse é um programa que faz a leitura de e-mails suspeitos que são detectados na rede. Depois dessa identificação, a mensagem é adicionada no banco de dados do sistema, classificado como malicioso.  

Atenção aos documentos em anexo

Os anexos também são maneiras utilizadas para entrar em computadores e causar problemas. Eles podem ser enviados por meio de mensagens com arquivos que chamam a atenção dos usuários, como extratos bancários, documentos e cobranças.

Não à toa, muitas empresas passaram a utilizar recibo holerite online em vez de enviar o arquivo para os seus funcionários, como um modo de evitar esse tipo de problema. Afinal, se o usuário clica e baixa o anexo infectado, o vírus se instala na sua máquina rapidamente.

Nesses casos, o indicado é sempre abrir os anexos de fontes confiáveis e, caso seja necessário, solicitar a varredura da mensagem e do arquivo pelo antispam. 

Instruir os colaboradores

É verdade que, além da tecnologia, todas as empresas devem se preocupar com o fator humano. Isso porque nem sempre a solução para evitar problemas com a segurança de e-mail está nas mãos do antispam. 

Sendo assim, é fundamental que a empresa invista na conscientização dos seus colaboradores, promovendo palestras ou simplesmente dando instruções que vão permitir uma gestão mais aprimorada das mensagens recebidas. 

Dessa forma, é possível adotar normas sobre o uso de computadores e sobre a abertura de mensagens de e-mail de forma que essa se torne mais uma frente capaz de evitar ataques cibernéticos por descuido ou por falta de atenção. 

Considerações finais

Uma vez que a internet é um elemento cada vez mais indispensável na rotina das empresas, saber fazer o uso consciente dos recursos que ela promove é essencial. Diante disso, nada mais importante do que tratar a questão da segurança do e-mail. 

Ao investir em frentes como o uso de antispam, ter cuidado redobrado com anexos e instruir os funcionários a terem atenção extra com as mensagens, é possível evitar problemas e prejuízos, dando assim prioridade para a proteção dos dados da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.