ROI: Como medir do Marketing de Conteúdo?

ROI: Como medir do Marketing de Conteúdo?

ROI é uma sigla em inglês para Return On Investiment (retorno sobre os investimentos), sendo uma métrica muito importante para que as organizações saibam o quanto estão obtendo em relação aos investimentos que fazem.

ROI

Quando a organização investe em uma ação, independentemente de qual seja, precisa saber exatamente o quanto de retorno está obtendo. Mesmo que essa pergunta pareça simples de responder, ainda gera muitas dúvidas.

Isso porque muitos gestores simplesmente não sabem o quanto a organização está faturando e se os investimentos que ela faz realmente são boas opções.

Quando isso acontece, geralmente é porque a companhia não trabalha com indicadores de desempenho, como no caso do ROI. Em uma estratégia de marketing, essa métrica é fundamental para compreender os frutos gerados em uma campanha.

Mas ela também pode ser usada para medir outros segmentos, como no caso das vendas. Só que é necessário saber utilizar esse indicador para realmente saber se os investimentos estão valendo a pena.

O negócio precisa estar por dentro do conceito de retorno sobre os investimentos, como calcular o ROI e qual é a importância dele para as estratégias de marketing, e é sobre isso que o artigo vai falar.

O que é ROI?

ROI é um indicador usado para medir a lucratividade e a eficácia de um investimento, permitindo que a companhia saiba o que perde ou ganha ao investir em determinada estratégia ou canal.

Só que além de saber como calcular esse retorno, também é necessário saber se o resultado é suficiente, visto que se uma empresa tem várias opções de investimento, precisa selecionar a mais atraente.

Por meio desse indicador, uma clínica de exame admissional de sangue consegue obter uma fórmula que monitora todo o desempenho do negócio.

Ela combina lucro, capital de giro e investimentos e foi justamente disso que surgiu o retorno sobre os investimentos. Mas para aproveitar esse recurso, é necessário saber como estabelecer os indicadores de desempenho.

Como calcular o ROI

Para calcular o ROI de uma empresa de vitrine refrigerada aberta, é necessário utilizar a seguinte fórmula:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Supondo que uma empresa ganhou 200 mil com um investimento de 20 mil, usando a fórmula acima, a conta é a seguinte:

ROI = (R $200.000,00 – R $20.000,00) / R $20.000,00

ROI = 9

Isso significa que o retorno foi 9 vezes o valor investido, mas também é possível multiplicar o resultado por 100 para obter uma porcentagem, que neste caso seria de 900% de retorno.

Dentro desse cálculo, a receita é todo valor financeiro do investimento avaliado. No caso de uma campanha de marketing de conteúdo, o gestor deve delimitar os ganhos decorrentes de toda a verba dedicada a ele.

Quanto ao custo, é tudo aquilo que a empresa investe para ter uma receita de retorno, e isso considera vários aspectos, como:

  • Ferramentas;
  • Profissionais;
  • Recursos financeiros;
  • Pesquisas.

Quanto mais componentes são incorporados ao cálculo, mais preciso será o resultado, mas a complexidade pode acabar se tornando um fator impeditivo.

Um fabricante de grama sintetica para jardim de inverno precisa estar atento a isso para não complicar avaliações que poderiam ser mais simples e rápidas.

Importância do ROI para estratégias de marketing

Quando uma empresa resolve medir o retorno sobre os investimentos das estratégias de marketing, o resultado obtido pode ser muito abrangente.

Tendo em vista que existem diversas estratégias e métodos que podem ser utilizados, é necessário pensar de que forma o gestor poderia identificar aquelas que funcionaram ou não.

É justamente por isso que esse cálculo pode ser um pouco mais detalhado, pensando exclusivamente no retorno sobre os investimentos em marketing de conteúdo.

A importância de avaliar o retorno para essa estratégia é por conta do impacto que ela gera para os ganhos da companhia.

Quando uma empresa de impermeabilização sobre piso cerâmico investe em marketing de conteúdo, seu propósito não é vender, mas de qualquer forma vai gerar retorno financeiro.

Mesmo porque, as estratégias de marketing não devem significar mais um custo. É por meio do ROI que a companhia vai saber se o blog institucional é bem-sucedido e se os potenciais clientes gerados por meio dele são convertidos em clientes.

Além disso, também é uma forma de comprovar que as estratégias de marketing de conteúdo são mais econômicas do que as outras ações.

Métricas importantes para o ROI

O cálculo do ROI é composto pelo custo de investimento e pelo retorno obtido, sendo duas variáveis que carregam diferentes métricas que vão ajudar a compor a conta.

Para fazer uma análise mais eficiente, é interessante compreender os custos e receitas em cada uma das variáveis. Algumas das métricas mais importantes são:

Métricas de investimento

A primeira coisa que as empresas de engenharia e consultoria ambiental precisam fazer é saber quais são os custos que vão compor o investimento dentro da estratégia de marketing de conteúdo.

É necessário considerar valores investidos na plataforma de gerenciamento do blog (caso o canal não seja gratuito), serviços de hospedagem dessa plataforma e produção de conteúdo que envolve salários ou terceirização de profissionais.

Também é importante ver quais são os canais de promoção e distribuição de conteúdo, como no caso do e-mail, redes sociais e landing pages.

A companhia não pode se esquecer dos canais de divulgação pagos, como Google e Facebook Ads, ferramentas de monitoramento e análise, bancos de imagens e equipamentos usados para gravar vídeos e áudios.

Ao ter os números de cada um desses investimentos, basta somar, considerando um período específico que será analisado, o que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Métricas de retorno

Em relação aos ganhos obtidos por um fabricante, as métricas podem variar muito por conta dos objetivos da estratégia.

Entre as principais estão as visualizações ou page views, visitantes únicos, tráfego orgânico, quantidade de leads, taxa de conversão em leads, quantidade de vendas, quantidade de clientes e taxa de conversão em clientes.

Também é possível medir a receita média por cliente, sendo que boa parte dessas métricas também pode ser analisada por meio do Google Analytics, entre outras ferramentas do mesmo tipo.

A companhia só não pode se esquecer de atribuir um peso financeiro para cada um desses indicadores, pois assim terá um cálculo muito mais preciso.

Como aumentar o ROI?

Para melhorar o retorno sobre os investimentos das estratégias de marketing de conteúdo, é interessante seguir algumas práticas.

Uma delas é ouvir a opinião dos leitores para melhorar a produção de materiais, pois algo que pode interferir muito no ROI é a qualidade do material publicado.

Uma empresa de adestramento avançado precisa estar atenta a elementos específicos, como o tema das publicações, linguagem utilizada e escaneabilidade porque eles podem mudar, com base nos sinais enviados pelo público.

A companhia pode notar isso de acordo com a quantidade de visitas que recebeu, o tempo de permanência do visitante na página e o tipo de comentário em cada artigo.

Existem publicações que recebem menos visitantes, que não conseguem segurar os usuários por muito tempo ou que possuem comentários negativos, e todas elas podem prejudicar o crescimento do ROI.

Outra coisa que a empresa precisa observar é a média de publicações por mês em seu blog, pois o ideal são, no mínimo, 13 postagens por mês.

A frequência das publicações é algo muito importante, visto que as marcas que produzem cerca de 13 conteúdos ou mais por mês, conseguem gerar até 4,2 vezes mais visitas do que negócios que publicam menos.

Para uma loja de freio automotivo, ter 4 vezes mais visitas significa 4 vezes mais oportunidades de conquistar leads e convertê-los em clientes.

Mas além de aumentar a frequência de observar a qualidade dos conteúdos, também é interessante analisar o tamanho dessas publicações.

Isso porque quanto mais completas elas forem, mais poderão agradar a audiência e atrair tráfego para a plataforma. Publicações com mais de 1200 palavras são capazes de gerar 3 vezes mais tráfego e 60% mais compartilhamento.

Se os textos do negócio não estão maiores do que isso, talvez seja o momento de aumentá-los, sempre mantendo sua relevância.

Ao fazer isso, um fabricante de adesivo para carro personalizado vai observar se a plataforma vai conseguir mudanças positivas em relação à quantidade de visitantes.

Considerações finais

Todo mundo sabe que é muito importante investir em marketing digital para divulgar os produtos e serviços oferecidos pela marca, mas esse investimento não deve ser feito sem nenhum tipo de acompanhamento.

Saber qual é o retorno obtido pelo negócio é essencial para melhorar as estratégias cada vez mais e fazer cada centavo valer a pena.

A melhor forma de fazer isso é por meio do ROI e ele vai conduzir os investimentos da marca em marketing de conteúdo do jeito certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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