Como melhorar a gestão do seu negócio através da tecnologia?


A tecnologia de negócios é reconhecida como um investimento para melhorar as capacidades internas de uma empresa e o atendimento ao cliente. Assim, realizar os processos de gestão com tecnologia é a tendência do futuro  e visa tornar os fluxos mais ágeis.

Não à toa, há muitas opções tecnológicas no mercado. Por exemplo, ferramentas baseadas em ambientes de computação em nuvem aumentam a escalabilidade operacional e tornam os gastos de TI mais precisos.

Por outro lado, novas formas de comprar serviços e sistemas tornarão sua estratégia mais lucrativa a médio e longo prazo.

Nesse cenário, é muito importante que a empresa saiba investir em tecnologia de negócios para otimizar processos e entrar em novos mercados. Saiba como fazer isso com o texto a seguir.

Dicas de gestão empresarial com tecnologia

Nas últimas décadas, a tecnologia tornou-se presente em muitas organizações. As soluções de TI, por exemplo, são citadas como grande fonte de produtividade e facilidade.

Os tópicos em sequência trazem dicas de automatização industrial e empresarial por meio da tecnologia e seus benefícios para a gestão do negócio.

Acompanhe para entender como as soluções digitais devem ser aplicadas para gerar resultados dignos de nota.

Aplicação de ferramentas digitais

A comunicação descentralizada e uniforme entre os diversos setores e hierarquias de uma empresa, sem as ferramentas adequadas, pode se tornar um dos aspectos mais delicados de uma organização.

Isso porque esse é um fator fundamental para manter o alinhamento entre as equipes e o direcionamento para os objetivos da marca. Por isso, utilizar a tecnologia como uma aliada para otimizar os comunicados e a comunicação do negócio é crucial para que ocorra da melhor forma.

Para se ter uma ideia do impacto das ferramentas digitais, situações como reuniões presenciais foram substituídas por reuniões por meio de aplicativos com vários recursos que ajudam na comunicação e no registro das informações.

A lista de tarefas também pode ser compartilhada em programas que armazenam documentos, planilhas e assim por diante, como o G Suite do Google. 

O G Suite é composto por aplicativos como Google Drive, Google Docs e Hangouts. Também há o Slack, Trello e Microsoft Teams. 

Todas essas opções visam otimizar a rotina e centralizar a comunicação e tarefas das equipes, tornando os times mais integrados e as atividades mais ágeis.

Esses programas têm versões gratuitas que tornam o aprendizado fácil e intuitivo para os funcionários da fábrica de selante para radiador, possibilitando a utilização mais facilitada das ferramentas e um treinamento ágil para qualquer empreendimento aplicá-las.

Invista em uma loja virtual

Outra ótima forma de trazer tecnologia para o seu negócio é investir em lojas virtuais. Está claro o quão importante é obter a infraestrutura para vendas e entrega online, mais do que nunca, visto o grande crescimento desse setor devido à comodidade de compra.

Além disso, a loja virtual coloca você em um ambiente onde estão milhões de consumidores: o mundo digital. 

O sistema de comércio eletrônico também oferece mais segurança para usuários e empresas.

Dessa forma, um e-commerce promove a aquisição de novos clientes interessados em produtos e serviços diversos, como banho de prata.

Todos os produtos oferecidos podem ser apresentados em um layout particularmente inovador, de modo que seja mais atrativo e retenha o internauta na página, de modo que consumam mais. 

Para auxiliar nesse processo, contrate um webdesigner e estude as possibilidades visuais para a loja virtual.

Aposte no marketing digital

Para ter sucesso no e-commerce, você precisa usar estratégias de marketing digital. 

Assim, é essencial conhecer o perfil do consumidor que navega na internet ou nas redes sociais, principalmente aquele que se adequa ao público-alvo visado por seu empreendimento.

Lembre-se que os consumidores querem mais do que anúncios bonitos e você precisa atraí-los com conteúdo relevante.

Por isso, uma loja virtual deve ter mais do que a seção de produtos à venda: um blog e canais de contato direto com o público são muito bem-vindos para complementar a página e podem desenvolver mais conexão com os usuários.

Nesse sentido, um planejamento de marketing de peso deve focar em formatos distintos como:

  • E-mail marketing;
  • Elaboração de anúncios pagos;
  • Conteúdo orgânico;
  • Vídeos e webinars.

Com isso, quanto mais informação qualificada sobre cirurgia de vesícula estiver à disposição das pessoas que estão com dúvidas sobre o procedimento, por exemplo, menos dúvidas haverão e mais operações serão bem-sucedidas.

Atualize a tecnologia utilizada

A tecnologia nos negócios não se limita ao uso de programas, também é importante investir no uso de dispositivos e infraestrutura de TI.

A construção do setor de TI pode ainda não ser uma prioridade no plano de pequenas empresas, mas é importante que não seja negligenciado. Isso significa não deixar de investir em gadgets e novos dispositivos como PCs e notebooks.

A inovação contribui para a produtividade de uma empresa, independentemente do segmento de atuação. Logo, deve estar sempre no horizonte dos gestores da fábrica de piso de concreto polido, de empreendimentos de tecnologia e até de escritórios contábeis.

Utilize software de gestão empresarial (ERP)

Imagine poder acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa pelo celular. Esse é um dos benefícios da implementação de um sistema de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning, ou ERP).

Este tipo de sistema é uma boa representação da tecnologia nos negócios. Com o ERP, você pode reduzir significativamente os obstáculos encontrados nos processos internos da empresa.

Com ele, você não precisa mais emitir uma solicitação de liberação em papel para uma balança comercial no depósito, por exemplo. 

Isso porque essa autenticação pode ser realizada por um comando no software de gerenciamento e pode ser visualizada em dispositivos portáteis.

O ERP também emite boletos de cobrança, integra-se com a loja virtual, possibilita cadastrar produtos e clientes e otimiza todo o fluxo do negócio no ambiente online.

O mais importante é que ele possibilita um controle financeiro bem mais acurado, já que todas as informações da empresa ficam armazenadas na plataforma.

Benefícios da gestão alinhada à tecnologia

Há muitos benefícios associados ao uso de tecnologia. Ele possibilita um negócio mais moderno, preciso e ágil, permitindo que os funcionários tenham uma carreira e um melhor atendimento aos clientes.

Em outras palavras, beneficia todas as partes interessadas. Confira agora os benefícios da tecnologia aplicada aos negócios

Aumenta a produtividade

Aumentar a produtividade é um dos desafios enfrentados pelos empreendedores que buscam constantemente formas de vender mais seguro de carros valor e/ou quaisquer outros itens que podem ser comercializados em estabelecimentos físicos ou online.

A tecnologia oferece benefícios significativos nesse sentido, reduzindo ou mesmo eliminando a necessidade de controle manual.

Além disso, você pode padronizar o processo e minimizar o desvio padrão do fluxo de trabalho. Assim, a produção fica menos suscetível a erros humanos.

Os profissionais também se beneficiam, pois têm maior segurança durante o horário de trabalho e fazem entregas mais precisas.

Aprimora controle de qualidade

As máquinas são menos propensas a erros do que o cérebro humano. O uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade, principalmente em atividades de produção em larga escala.

Quando se trata de atendimento ao cliente, um bom software pode organizar e gerenciar informações, fornecer uma visão completa do histórico do cliente e viabilizar um serviço mais personalizado e satisfatório. 

Além disso, essa tecnologia facilita a análise de grandes quantidades de dados para identificar gargalos que precisam ser resolvidos. Isso permite uma melhoria gradual com resultados consistentes.

Otimização no contato com o consumidor

Um cliente e uma empresa possuem vários pontos de contato. Por exemplo, quando ele recebe um e-mail de pós-venda, quando visita sua rede social ou quando faz uma compra no caixa.

Todos os contatos devem ser confortáveis, fluidos e precisos. Mas sem a tecnologia, isso não é possível. Isso porque a experiência do cliente fica mais lenta e repleta de “gargalos”, o que pode afetar o bem-estar e o relacionamento com a marca.

A área de pós-venda também fica instável devido à falta de capacidade técnica para lidar e resolver os problemas existentes.

Por outro lado, o uso adequado da tecnologia garante uma melhor experiência. 

Dessa forma, os clientes podem ficar mais satisfeitos com a empresa e a agilidade dos processos, atuar como promotores da marca e até recomendá-la a amigos, familiares e colegas.

Apoia as decisões diárias

Ao longo do dia, os gerentes tomam muitas decisões. Algumas dessas decisões são corriqueiras, mas outras são importantes para o sucesso da empresa.

Há uma margem de erro sempre que uma decisão é tomada. A questão é que, se a margem for muito pequena, o gerente provavelmente estará certo e sua decisão criará uma vantagem competitiva.

Felizmente, uma boa tecnologia fornece aos gerentes mais informações, reduz erros e protege dados suficientes para tomar decisões mais precisas.

Isso tem um impacto significativo na saúde e na longevidade do negócio, como em curso de bombeiro civil.

Reduz custos

A redução de custos é sempre uma preocupação para empresas de todos os setores. Afinal, se as despesas continuarem a crescer, aumentar a renda pode não ser o suficiente para trazer bons lucros.

A tecnologia é uma grande ajuda para a consolidação financeira e aumenta a transparência de todos os custos operacionais e fluxo de caixa.

Isso permite que você veja em quais áreas é possível reduzir o excedente e realocar recursos.

Um bom sistema de gestão financeira permite identificar gastos excessivos com matérias-primas e visualizar desperdícios.

A automação de tarefas é resultado de implantações de tecnologia que também melhoram a lucratividade da empresa.

Potencializa a comunicação interna

A comunicação é uma aliada poderosa para o desenvolvimento de empresas. Uma boa comunicação entre especialistas e líderes pode ajudá-los a coordenar e aderir aos objetivos da sua organização e desenvolver projetos melhores. Sem isso, o risco de falha é alto. 

A tecnologia pode atuar como um poderoso canal de comunicação, criando fluxos de voz e recuperando mensagens de remetentes para destinatários, além de otimizar conversas.

Se você não tiver um bom canal de comunicação interna, terá problemas para o desenvolvimento do negócio, processos de atendimento e no fluxo das equipes. 

Outro ponto importante é que a tecnologia facilita a comunicação tanto na horizontal, quanto na vertical. Ou seja, ela é muito importante em todos os níveis hierárquicos do empreendimento, facilitando o fluxo de informação e integração entre as equipes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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