Como se adaptar a um novo emprego ?

Como se adaptar a um novo emprego ?

A ideia de uma mudança de emprego muitas vezes inclui emoções associadas a não saber o que esperar, medo, ansiedade e até um certo nível de estresse. 

Esses são sentimentos normais se você trabalhou por muito tempo em uma empresa e agora precisa sair da sua zona de conforto. Por esses motivos, procurar um novo emprego pode ser um grande desafio.

Como profissionais, a maioria de nós demonstra comprometimento e motivação para trabalhar em uma nova empresa.

Isso fica mais evidente quando você sabe que foi contratado pelo valor agregado que pode contribuir. Se ainda tem dúvidas de como será a adaptação, cultura organizacional, regimento interno, treinamentos e muito mais, damos algumas dicas para superar seus medos.

Dicas para se manter motivado ao trabalhar em uma nova empresa

 

A procura de um novo emprego representa uma fase inicial de incerteza. Os primeiros dias podem incluir treinamento, interação com a equipe e aprendizado sobre várias regras não escritas. 

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Nesta fase, deve prevalecer a experiência acumulada, as boas maneiras e uma atitude comedida em várias situações.

Essas recomendações devem ser acompanhadas de metas realistas sobre o que você espera alcançar e contribuir. 

Embora esses objetivos possam mudar de acordo com suas necessidades, eles ajudam a equilibrar emoções negativas de frustração, inadequação e preocupação. Outras sugestões úteis para uma melhor adaptação são:

Tente ser mais do que pontual

Uma boa sugestão ao iniciar uma nova aventura de trabalho é transmitir dedicação, responsabilidade e respeito às regras. 

Enquanto em algumas empresas os horários são mais flexíveis do que em outras, procure cumprir integralmente o que está estabelecido.

 

Outro aspecto fundamental da pontualidade tem a ver com o respeito ao esforço que seus colegas fazem para estar em seus locais de trabalho no horário.

Conheça bem o organograma

 

Como tantas outras estruturas organizacionais, as empresas incluem diversos níveis hierárquicos que estabelecem diretrizes gerenciais.

Independentemente do cargo que você ocupa, aconselhamos que tenha em mente quem é seu chefe imediato, seus superiores e seus colegas de trabalho. Esse conhecimento pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho.

Parte essencial da integração e motivação para trabalhar em um novo ambiente é conhecer um pouco sobre as origens do seu empregador. 

Além de aprender como cada departamento funciona, seus processos e sinergias, você precisa mergulhar nos valores associados à marca. Isso também facilita o entendimento das mudanças pelas quais o modelo de negócios passou.

Tente fazer parte da equipe

A comunicação eficaz dentro dos ambientes de trabalho é um elemento essencial para atingir os objetivos estabelecidos. 

Isso significa que nos primeiros dias deve-se saber os nomes das pessoas que vão trabalhar com você. No que diz respeito ao ingresso na equipe, essa atitude mostra o interesse que tem em colaborar.

É claro que nem todos nós temos personalidades extrovertidas nem precisamos ser uma pessoa sociável para cumprir nossas funções. 

No entanto, sempre é preciso um certo nível de comunicação para entender o jargão interno, a dinâmica de trabalho e suas responsabilidades. Tudo isso facilita sua incorporação à nova cultura empresarial.

Estabeleça um bom relacionamento com seu chefe

 

Embora as relações com os nossos superiores sejam muitas vezes um pouco complicadas, no início é preciso fazer um esforço para parecer bem. 

Com isso queremos dizer estabelecer um vínculo profissional que permita ao seu chefe ver o que ele pode esperar de você. 

Como ele será seu guia nos primeiros meses, o sucesso dele se reflete na qualidade do seu desempenho.

Mais uma vez, a troca comunicativa é essencial para esclarecer dúvidas, explicar o que você precisa e quais são seus pontos fortes. Não se trata de lisonjeá-lo ou sobrecarregá-lo com seus problemas ou ocorrências, mas simplesmente entender o que se espera de você. Além disso, um novo começo é outra chance de evitar os erros do passado.

Cuidado ao comentar

Muitas vezes, a emoção de começar uma nova função nos enche de grandes ideias que gostaríamos de implementar imediatamente. 

No entanto, o mais prudente é estabelecer um grau adequado de confiança com seus colegas e chefe de departamento para expô-los. Além disso, é preciso conhecer melhor os processos e a operação dentro da empresa.

A discrição também deve prevalecer ao ouvir rumores sobre outras pessoas ou comentários negativos sobre a empresa. 

Embora seus colegas queiram ouvir sua opinião, é mais sensato evitar fazer julgamentos que possam prejudicá-lo mais tarde. 

Embora a dinâmica de grupo se preste a muitas dessas situações, seja cortês e cauteloso.

Foque no seu desempenho

 

Evite ficar para trás em suas atribuições e mostre um nível de eficiência que não deixe os outros desconfortáveis. Além disso, compartilhe seu progresso para que todos estejam cientes.

Manter a motivação para trabalhar em um novo cargo não é uma tarefa fácil, mas essas dicas podem te ajudar a conseguir isso.

 


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