Como uma estratégia digital orgânica beneficia empresas?

estratégia

Uma estratégia de tráfego orgânico é fundamental para atrair visitas que chegam à plataforma de maneira espontânea, sem que a empresa precise investir em anúncios. Esse tipo de tráfego costuma ser proveniente dos mecanismos de busca.

O principal objetivo do marketing digital é atrair pessoas, baseado na afirmação de que se você consegue trazer o público para os canais digitais, terá bons resultados.

Existem várias maneiras de chamar a atenção de potenciais clientes, mas antigamente, acreditava-se que isso só era possível pagando. Só que a internet evoluiu muito e, consequentemente, levou à mudança desse cenário.

Atualmente, uma empresa consegue gerar visitas para seu site sem precisar gastar dinheiro com anúncios ou comprar listas de e-mails. As estratégias orgânicas são as responsáveis por fazer isso.

O tráfego orgânico tem um significado muito importante para as empresas, pois significa que ela é confiável e uma autoridade em seu segmento. Com razão, muitas empresas querem conquistar esse tipo de tráfego e atrair clientes.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar como desenvolver uma estratégia orgânica, a importância de fazer isso e as vantagens trazidas por esse tipo de tráfego. Confira!

Desenvolvendo uma estratégia orgânica

Para desenvolver uma boa estratégia orgânica, existem algumas práticas que são essenciais. Dentre elas estão:

1 – Ter foco na persona

Algumas empresas cometem o erro de produzir seus conteúdos pensando apenas no Google, mas isso é um erro porque, na verdade, é necessário pensar na persona. É ela quem vai consumir o que a marca produz.

Nesse sentido, pense no que essas pessoas precisam, como elas buscam respostas e molde o planejamento seguindo essas informações.

2 – Promover os conteúdos

Se um fabricante de carimbo grande personalizado produziu um conteúdo, não deve publicá-lo apenas em um único lugar, mas em todos os canais que achar necessário e onde o público se encontra, como:

  • YouTube;
  • Facebook e Instagram;
  • Site;
  • Blog.

Essas e outras plataformas ajudam a promover o material, e quanto mais eles circularem, mais pessoas terão acesso à mensagem e vão entrar em contato com a marca, sem que os anúncios sejam necessários.

Tenha em mente que o tráfego orgânico exige tempo, e as publicações precisam ser regulares. É assim que elas vão gerar valor para a persona. Com o passar do tempo, essa prática trará resultados consistentes, duradouros e escaláveis.

3 – Variar o formato dos conteúdos

No tópico anterior, você viu que é necessário divulgar os conteúdos em diferentes plataformas. Da mesma maneira, eles devem ser produzidos em diferentes formatos.

Variar nesse quesito torna o material mais relevante para o público e compatível com as características da plataforma em que está sendo veiculado.

Por exemplo, uma confecção de uniforme administrativo feminino deve pegar o mesmo conteúdo e oferecê-lo em formato de post para o blog, infográfico, slides, vídeo, áudio, textos, entre outros.

4 – Escrever bem o conteúdo

O Google tem a possibilidade de exibir o conteúdo de maneiras diferentes na página de busca, tendo como objetivo atrair a atenção das pessoas.

Por essa razão, personalize os títulos dos materiais, a página e a meta descrição para que a pessoa possa encontrar com mais facilidade e tenha interesse em clicar no link.

Para melhorar ainda mais, o conteúdo pode ser trabalhado com técnicas de copywriting, que são capazes de persuadir ainda mais os usuários.

5 – Usar bem as palavras-chave

As palavras-chave são muito importantes para ranquear os materiais nos mecanismos de busca. São termos que as pessoas usam para buscar informações e que as empresas devem incluir em seus materiais para atraí-las.

Melhorar a estrutura de uso das palavras-chave traz excelentes resultados, e independentemente do tamanho do blog, esse processo deve ser prioridade.

A importância das estratégias orgânicas

Para aumentar as chances de conversão, é fundamental que uma organização esteja bem posicionada nos resultados de pesquisa.

Se uma empresa que veio de crachá pvc personalizado quer se encontrar com pessoas que se interessam por suas soluções, precisa conseguir isso antes de seus concorrentes.

O tráfego orgânico consegue fazer isso e muito mais, porque traz relevância para a empresa, portanto, estar no topo dos resultados mostra que a companhia é boa no que faz, que merece atenção, além de que ocupar essa posição é sinal de status.

As estratégias orgânicas são gratuitas, ou seja, não é necessário pagar para aparecer nos primeiros resultados, como acontece com os links patrocinados.

É claro que a empresa vai fazer certo tipo de investimento para desenvolver essas estratégias e atrair o público, contudo, os valores cobrados são muito menores.

Outro fator que explica a sua importância é que ele traz menos riscos, visto que quando a marca investe em anúncios patrocinados, os resultados podem não ser tão bons por várias razões, como a segmentação inadequada.

Agora se uma empresa de conserto ar condicionado investe em conteúdo orgânico, os riscos são bem menores. Se tiver algum problema, basta fazer alguns ajustes na estratégia.

Vantagens das estratégias orgânicas

Investir em estratégias orgânicas traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam, estão:

Fácil segmentação

Por meio das estratégias orgânicas, a empresa pode elaborar campanhas segmentadas e totalmente focadas no público-alvo.

Elas geram informações relevantes sobre assuntos do interesse dos clientes e potenciais clientes. Ao obter informações sobre a audiência, basta utilizá-las para aperfeiçoar as ações.

Isso faz com que a companhia alcance as pessoas certas e no momento mais oportuno. Gerar leads é o objetivo das companhias que desejam reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) e conquistar vantagens competitivas.

As estratégias orgânicas funcionam nesse sentido, aumentando as chances de impactar as pessoas certas e de maneira precisa.

Só que para obter esse resultado, uma empresa de aluguel de escritórios deve monitorar suas ações, afinal, o perfil do cliente muda muito.

Resultados de longo prazo

O tráfego orgânico demora um tempo para aparecer, mas apesar de parecer algo negativo para muitos empreendedores, na verdade é algo positivo porque constrói uma presença forte por mais tempo.

Quanto mais conteúdos a marca produz, mais relevante e eficiente será a divulgação, o que leva a resultados satisfatórios.

Reduz os custos

A principal característica das estratégias orgânicas é o fato de serem muito mais baratas e acessíveis do que as estratégias pagas. Por conta disso, a organização não precisa gastar seus recursos financeiros, como faz com outras ações.

Apesar de não demandar muito dinheiro, é necessário investir tempo para produzir os conteúdos. Assim, se um fabricante de pasta L personalizada preferir, pode contratar um redator ou uma agência especializada.

Traz informações sobre o público

Quando a companhia se esforça para saber as características de sua persona, conhece muito melhor seu público. Isso é importante para compreender seus gostos e interesses, e assim personalizar ainda mais as campanhas e até os produtos e serviços.

Conhecer o público também ajuda a escolher os canais ideais para divulgar as estratégias, em quais redes sociais a empresa deve estar, dentre outras escolhas importantes.

Reduz o ciclo de vendas

O ciclo de vendas é reduzido quando existe uma estratégia digital orgânica que funciona perfeitamente bem para um negócio.

Reduzir o tempo que o cliente leva, desde o momento em que conhece a marca até o fechamento da venda, é algo muito vantajoso para a organização e os vendedores.

Se o lead de uma empresa de serviços de cabeamento sabe exatamente o que precisa, chegará até o fundo do funil com a certeza de que vai comprar.

Educar e qualificar os leads

Produzir conteúdos de valor e que abordam assuntos do interesse da persona é uma estratégia que também serve para qualificar os potenciais clientes.

Tanto é que de acordo com um levantamento feito pela HubSpot mostrou que 63% dos profissionais de marketing acreditam que os leads provenientes de estratégias orgânicas são mais qualificados e preparados para a equipe de vendas.

Isso ocorre porque, quanto mais o potencial cliente conhece sobre os produtos e serviços, menores serão suas dúvidas e mais consciente de seu problema ele estará.

Quando isso acontece, a venda se torna um processo natural e uma consequência das ações anteriores.

Mais do que vender seus serviços, uma clínica de avaliação psicológica garante que seus clientes estejam sempre satisfeitos, uma vez que compraram com a certeza daquilo que precisavam.

Considerações finais

As estratégias orgânicas são fundamentais para construir autoridade da marca e mostrar para as pessoas que o seu negócio está preocupado em satisfazer suas necessidades.

Além disso, posicionam a empresa de maneira natural entre os primeiros resultados de pesquisa, algo muito importante para construir a imagem da corporação.

Ou seja, investir nessas estratégias é essencial para que os buscadores também enxerguem a relevância e a importância dos materiais que a corporação produz.

Os consumidores vão perceber que o seu negócio sabe responder suas perguntas e que o próprio Google confia em seus conteúdos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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