Como unir SEO e UX de maneira inteligente

Como unir SEO e UX de maneira inteligente

Essas ferramentas são essenciais para criar conteúdo que traz resultados

A transformação digital é um processo em curso na sociedade, e a mudança que mais se observa nos hábitos reforça a necessidade de centrar os produtos e serviços na experiência do cliente. Dentre as ferramentas mais eficazes nessa estratégia, SEO e UX são uma excelente combinação para otimizar os resultados. 

Os números são importantíssimos e refletem essa necessidade. Segundo a consultoria Keep it Usable, 70% dos produtos que falham no mercado, fracassam por não terem adesão dos clientes e muito disso se deve à péssima estratégia de experiência do usuário. 

Aqui, vamos mostrar como unir SEO e UX para adaptar a sua estratégia digital e obter melhores resultados para o seu negócio. 

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido para o português como “otimização de motores de busca”. Caracteriza-se como um conjunto de técnicas que favorecem o posicionamento de páginas web nos mecanismos de busca. 

Uma estratégia de SEO é essencial para tentar “influenciar” o algoritmo de forma natural. Dessa maneira, aplicar o SEO em blogs e sites é uma forma de facilitar a indexação e a relevância do conteúdo na internet. 

O que é UX?

UX é a sigla para User Experience, que é traduzido para o português como “experiência do usuário”. O UX design é a área do design que estuda formas de promover mudanças em serviços digitais com foco na experiência do usuário. 

Por meio de uma estratégia de UX, as empresas buscam otimizar o conteúdo digital para atrair e reter mais usuários. Essa é a saída para a construção de interfaces e formatos de conteúdo mais diversos e acessíveis para todos os usuários. 

Como combinar SEO e UX para melhorar a experiência do cliente?

É essencial entender que SEO e UX são ferramentas que se complementam. Assim como os mecanismos de buscas usam algoritmos para identificar o comportamento dos usuários, profissionais de UX e SEO se utilizam de técnicas para entender a cabeça do cliente e oferecer o que ele precisa. 

Dessa maneira, deixou de se levar em conta apenas questões numéricas, como métricas, buscando avaliar muito mais, como, por exemplo, mapas de calor e pesquisas de mercado para otimizar a experiência do cliente. 

Separamos algumas dicas para te ajudar a combinar SEO e UX na sua estratégia de conteúdo digital, confira.

Crie sites que se adaptem a qualquer tipo de tela

A união entre SEO e UX começa na construção de sites que sejam responsivos, se adaptando a qualquer tipo de tela.

O consumo digital acontece em diversos tipos de dispositivos, como computadores, notebooks, smartphones e tablets. Isso faz com que o seu site tenha que se adaptar a todas essas telas, permitindo que o cliente possa acessar o conteúdo em qualquer dispositivo. Para isso, combinar técnicas de SEO e UX é fundamental para oferecer um site que se adapte a qualquer tela e seja de fácil compreensão para os clientes. 

Use títulos atrativos e aplique a escaneabilidade no seu conteúdo

O título é um fator fundamental para encontrar um conteúdo na internet. Por isso, é importante adotar SEO e UX para fazer uma pesquisa de palavras-chave assertiva e montar um texto que seja escaneável, organizando as informações de uma forma simples e de leitura rápida para o cliente. 

Foque em oferecer um site cada vez mais veloz e de navegação intuitiva

Os dados do CrazyEgg mostram que 53% das vezes os usuários de dispositivos móveis desistem de acessar uma página se ela demorar mais de três segundos para carregar. 

Nesse sentido, é importante buscar ter um site bastante veloz, que consiga entregar um carregamento rápido em qualquer dispositivo. Aliado a isso, aplicar UX no site é importante para promover uma navegação intuitiva e funcional, facilitando a navegação e, posteriormente, a compra e a fidelização do cliente. 

Portanto, como podemos perceber, um dos segredos para melhorar a experiência dos clientes é combinar técnicas de SEO e UX para ter uma estratégia mais assertiva e criar conteúdos que gerem mais resultados. 

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