Como usar live blog em sua estratégia de conteúdo

live blog

Se tem uma verdade inegável que se provou nos últimos anos é a dos impactos que a tecnologia tem causado em nossas vidas, pessoalmente ou profissionalmente. Uma prova disso é a do live blog, uma modalidade incrível de publicação.

De fato, trata-se de algo que não seria impensável apenas antes do surgimento da internet. 

Mas, mesmo nos seus primeiros anos de existência, por volta dos idos de 1990, algo como o que vivemos hoje ainda seria impensável, tal é seu crescimento disruptivo.

Para entender isso, inclusive, é preciso fazer um apanhado histórico de como a esfera digital surgiu, de modo a entendermos como sua evolução tem ocorrido e qual é o seu estágio atual. O qual, aliás, alguns já estão chamando de Internet 4.0.

Na versão 1.0 da web o que tínhamos eram sites estáticos e e-mails simples. Como a página de uma empresa de sistema de cabeamento estruturado

Até certo ponto, aquilo era algo como um cartão de visita ou um panfleto online, ou seja, as pessoas ainda não conseguiam interagir com o meio digital de maneira profunda e ampla, tal como ocorre hoje. 

Tratava-se apenas de deixar algumas informações em páginas estáticas, até que veio a Internet 2.0 e mudou isso.

Nessa segunda versão surgiram interatividades maiores, em vez de ficarmos apenas na relação de mão única em termos de criação de conteúdo. 

Era a época dos blogs, dos chats e das salas de bate-papo, algo que ia muito além de limitar a pessoa a ler informações.

Já na versão 3.0 ocorre a revolução das redes sociais e dos motores de busca, especialmente do Google. 

As mídias sociais são, no fundo, um avanço dos blogs, que se você parar para pensar já permitiam comentar, compartilhar e até curtir uma página.

Ao passo que os motores de busca tornaram a relação com os conteúdos digitais algo totalmente disruptivo, e muito mais personalidade. 

Tanto que hoje você busca algo como camisarias masculinas e encontra, em segundos, milhares de resultados.

Alguns desses resultados também podem ser customizados, como quando você pesquisa pelo celular e com seu nome logado, informado seu endereço. O mapa logo ativa o GPS e indica a loja mais perto de você que vende o produto ou serviço desejado.

Aqui, em vez de ter páginas estáticas como se fossem um flyer, as marcas passaram a criar verdadeiros portais digitais ou plataformas, que contam com uma gama bem maior de interação, como o website institucional, o blog, as mídias sociais e aplicativos.

Atualmente vivemos a Internet 4.0, que é justamente na qual se insere o conceito de live blog, também chamado live blogging. Que nada mais é do que uma união estratégica entre os blogs da versão 2.0 da internet e as mídias sociais da 3.0.

Em tempos de Internet 4.0 o que mais ouvimos falar é de Conexão 5G, que é a banda larga mais rápida que já se viu. E metaverso, que é a interação do homem com realidades virtuais por meio de óculos 3D, gerando imersões completas do homem no mundo virtual.

Justamente por conta dessa dinâmica toda é que surgem inovações como a do live blog. Também por isso decidimos escrever este artigo, mostrando o modo como usar esse recurso dentro de uma estratégia maior de geração de conteúdo.

Além de explicar o que é e como usar, também precisamos dar exemplos práticos que tornem o live blog uma estratégia assimilável para qualquer empresário ou gestor de marketing que nos lê, de modo a realmente poder colocá-lo em execução.

Tanto que hoje qualquer empresa pode recorrer a essa modalidade comunicacional, seja alguém que atua na área de serviços como uma assistência técnica cafeteira Saeco, seja uma loja de bairro que revende produtos no varejo.

Portanto, se o seu interesse mais urgente e legítimo é compreender de uma vez por todas como uma estratégia relativamente simples pode mudar toda sua geração de conteúdo, atraindo mais gente e mais compradores, então siga até o fim da leitura.

O que é live blog, afinal?

Com base no que foi dito acima já dá para entender que a estratégia de live blog nada mais é do que uma união entre os antigos blogs e uma dinâmica maior de geração de conteúdo.

Mas, é possível e até preciso ir além nessas definições, tanto em sentido técnico quanto ilustrativo e explicativo. 

O que ocorre nessa modalidade é que as páginas de blog vão além de simplesmente permitir comentar, compartilhar e curtir.

A integração com as redes sociais é ainda maior, absorvendo também o conceito de timeline e de feed de notícias, especialmente no sentido de dinâmica.

Ou seja, o blog de uma empresa de necessaire box personalizada se torna algo como a página inicial de uma rede social, permitindo atualizações e entradas em tempo real, sem que a pessoa precise ficar clicando em F5 ou atualização da página.

Como acima explicamos melhor os estágios 1.0, 2.0 e 3.0 da internet, agora fica mais claro o que esses avanços da 4.0 permitem, bem como o que eles querem dizer dentro de um contexto maior e bem mais abrangente.

Também fica claro como a conectividade e a banda larga são fundamentais para tudo isso, uma vez que se a conexão de internet não fosse boa, nada disso seria possível.

Ademais, com o formato live blog é possível criar não apenas textos e mensagens curtas, médias e longas, mas também imagens, áudio e até vídeo.

No caso audiovisual temos exatamente o cenário das lives de mídias sociais, em que uma ou mais pessoas iniciam uma videoconferência que permite à plateia acompanhar ao vivo, interagir e até entrar para tirar suas dúvidas ali mesmo.

Como alguém que busca soluções na área de capa para banco carros, e que pode ver ao vivo a instalação deste produto para imaginar como vai ficar no seu caso.

Os formatos mais bacanas

Quando falamos sobre como exatamente utilizar live blog, é impossível deixar de lado o elemento da infraestrutura, que demanda não apenas uma conexão de banda larga confiável, mas também um investimento em termos de time e de comprometimento.

Portanto, para que seu público engaje e participe mais, primeiro seus funcionários precisam entender do que se trata e receberem um bom treinamento.

Afinal, depois que uma empresa de brindes personalizados entra ao vivo, não dá mais tempo de corrigir problemas de alinhamento e de suporte. Ela já precisa estar pronta para um bom desempenho em tempo real.

Nesse sentido os formatos mais bacanas que vemos hoje de live blogging são:

  • Cobertura parcial de um evento;
  • Transmissão comentada e reforçada;
  • Promoção de aulas gratuitas;
  • Cobertura completa de eventos.

Portanto, tudo gira em torno de uma acontecimento especial, seja ele um evento ou feira que acontece no seu ramo, seja algo promovido por você mesmo, como a promoção de aulas, webinários, minicursos e até a famosa masterclass, que é um “aulão”.

O poder do suporte ao vivo

Depois da infraestrutura técnica de conexão e afins, do alinhamento entre pessoas e equipes e da definição do evento que a live blog transmitirá, é preciso definir seu tipo de interatividade.

Aquela antiga frase de que “quem sabe faz ao vivo” nunca foi tão verdadeira quanto hoje. Além disso, a interação e a espontaneidade são fundamentais aqui.

Se a firma lida com uniformes femininos para empresas, precisa personalizar todo seu estilo de suporte a essa realidade, criando conexão com seu público feminino.

O modo mais prático e verdadeiro de fazer isso é, naturalmente, estudando o comportamento de seu público, bem como os impactos do formato que você escolheu.

No fundo, a marca entra no live blog como modo de se humanizar e aproximar-se do público. 

Isso pode ocorrer de modo informal ou formal, descolado ou sério, por isso, o importante é estudar a fundo o público-alvo e suas expectativas.

Escolhendo a plataforma

Por fim, um aspecto bastante prático do live blog é o da escolha de uma plataforma que esteja em harmonia com o que a marca busca para si mesma.

Hoje em dia as empresas têm filosofia de marca e o que procura não são aventureiros, mas sim parceiros que possam agregar valor à experiência final do cliente.

Para começar de modo informal, uma empresa pode utilizar uma rede social para transmitir sua live blog, utilizando os recursos desse veículo apenas durante o horário de duração do evento escolhido.

Já uma marca de caixa plástica hortifruti que queira profissionalizar seu método pode contratar plataformas especialmente voltadas para isso, como a LiveBlog ou a 24LiveBlog, que foram desenvolvidas exclusivamente para isso.

O que se ganha nesses casos é que o público fica mais surpreso, dada à inovação operada pela empresa. Além de tais plataformas permitirem melhor interação, engajamento e até métricas e relatórios para depois do evento concluído.

Considerações finais

Sendo assim, nos últimos anos a criação de conteúdos se tornou fundamental, de modo que hoje não basta ter um simples website no ar.

É preciso criar com a dinâmica das live blogs, por exemplo. Com as dicas e informações trazidas acima, fica mais fácil iniciar esse processo e atingir o sucesso merecido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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