A comunicação estratégica é importante para qualquer empresa que queira se posicionar no mercado, manter-se produtiva dentro dele, atrair clientes e construir um relacionamento positivo com os consumidores.
No entanto, para que uma organização se desenvolva de maneira sustentável, ela precisa analisar constantemente sua cultura, os produtos e serviços que oferece, os colaboradores e parceiros com quem atua, entre outros pontos.
Ademais, para ter um diálogo duradouro e que traga resultados para o negócio, é primordial mostrar quais são os valores. É assim que o público vai se identificar com a corporação e entrar em sintonia com ela.
Mas cabe à empresa se conscientizar quanto aos seus objetivos e as missões que deseja cumprir. Nesse sentido, a comunicação estratégica veio para solucionar essas questões.
Tendo em vista que toda empresa precisa saber se comunicar com seu público nos dias atuais, é fundamental que gestores e empreendedores saibam trabalhar diferentes tipos, principalmente a comunicação estratégica.
Se você também quer melhorar o modo como seu negócio se comunica, leia este artigo até o final. Vamos explicar o que é comunicação estratégica e quais os benefícios dessa técnica. Acompanhe!
Afinal, o que é comunicação estratégica?
Chamamos de comunicação estratégica um grupo de processos que trabalham para tornar a comunicação empresarial mais eficiente, por meio de diversos canais, oferecendo suporte para seus objetivos.
As empresas baseiam suas tomadas de decisão nas características comportamentais dos consumidores, estratégias adotadas pela concorrência e outras informações provenientes de diagnóstico cuidadoso.
Com isso, uma loja de açaí em atacado consegue fazer mudanças de percurso, de modo que os propósitos preestabelecidos sejam atingidos.
No entanto, para criar uma comunicação estratégica, é necessário fazer um planejamento que envolve segmentar o público, e isso diz respeito a todos os envolvidos com o negócio, como clientes, colaboradores e fornecedores.
Também é necessário fazer uma pesquisa sistemática do mercado, ter acesso a recursos financeiros suficientes, investir em tecnologia e contar com profissionais que ajudem no desenvolvimento dessa estratégia.
Por isso, podemos dizer que a comunicação estratégica tem como foco valorizar e propagar a cultura e os valores da companhia para seu público interno e externo. Isso se faz por meio das seguintes etapas:
- Planejamento estratégico;
- Diálogo com stakeholders;
- Definição de metas e objetivos;
- Escolha de estratégias e táticas;
- Determinar métricas, prazos e responsabilidades.
É muito importante incentivar a adoção de uma cultura de planejamento estratégico, visto que, antes de traçar um objetivo, definir uma linha de raciocínio e um plano de ação, é necessário alcançar metas e percorrer um caminho.
O planejamento e a comunicação estratégica de um fabricante de motor portão basculante são essenciais para explicar o negócio. Essa ação é feita durante a rotina de prospecção, atração, retenção de clientes, e assim em diante.
Também é muito importante conversar com os colaboradores. É dessa forma que eles reconhecem as estratégias de comunicação e se conscientizam acerca do que deve ser alcançado.
Isso também ajuda a empresa a oferecer soluções eficazes, sem falar no fato de que todos adotam uma postura mais engajada e ativa, que faz a companhia crescer.
Uma vez que a corporação sabe quem é seu público interno e externo, consegue definir melhor suas metas.
É fundamental entender o que acontece dentro da empresa, pois isso vai direcionar o que for desenvolvido aos consumidores.
Depois de estabelecer esses pontos, então é possível definir metas específicas, mensuráveis, realistas, alcançáveis e sensíveis.
No que diz respeito às táticas e estratégias, é necessário saber o tipo de mensagem a ser transmitida, canais que serão utilizados, conhecer o orçamento disponível e encontrar o período para avaliar os resultados.
Aqui, é necessário escolher os métodos em conjunto com todos os indivíduos que tomam decisões dentro da corporação.
Por fim, o gestor de uma empresa de guincho de moto precisa delegar corretamente as metas e prazos, pois só assim o planejamento será aplicado de maneira eficiente.
Faz parte da comunicação estratégica e das tarefas dos gestores esclarecer os planos de ação, de que foram ou serão colocados em prática, como devem acompanhar as métricas, como é feita e representação dos resultados e de que modo as ações funcionam.
Como a comunicação estratégica funciona?
A comunicação estratégica de uma empresa funciona por meio de alguns pilares. O primeiro é definir o que, como e quem a comunicação vai afetar, sendo importante para definir as ferramentas que serão usadas e a abordagem necessária.
Nesse sentido, é necessário saber que tipo de informação será transmitida, qual canal de comunicação será usado para isso e a quem ela se destina.
Outro pilar é o tempo, uma vez que independentemente de qual seja o plano de um fabricante de corrimão ferro, ele vai levar um tempo para ser desenvolvido e trazer resultados.
É muito importante criar um cronograma, pois ele determina o período de ganhos, compara as reações e mostra o que trouxe resultados e o que deve ser melhorado.
A companhia precisa desenvolver fluxos de informações, usando canais eficientes para isso, afinal, é por meio deles que ela vai interagir com o público. É algo que precisa ser muito bem elaborado para monitorar e mensurar os resultados.
Por fim, temos como pilares os pivôs e os embaixadores, usados para identificar líderes que podem ser usados como ferramentas no plano de ação. Os mais qualificados são os que têm mais facilidade para fidelizar a audiência.
Vantagens desse tipo de comunicação
A comunicação vai muito além de transmitir e assimilar ideias, uma vez que ela também tem a missão de gerar valor e envolver o público.
Quando uma empresa de carga de extintores investe nela, torna-se capaz de fortalecer sua marca e se posicionar de maneira mais assertiva, e a comunicação estratégica também traz outros benefícios, como:
1 – Melhora a reputação da companhia
A comunicação estratégica melhora a reputação do negócio porque mostra que ele é resistente e bem estruturado, desse modo, acaba atraindo mais clientes e se destaca em seu mercado.
Isso faz com que mais pessoas o reconheçam, ademais, essa comunicação também está alinhada e estruturada, e ainda reduz o risco de transmitir uma imagem duvidosa ou instável, já que conteúdo e linguagem estão no mesmo nível.
2 – Ajuda a analisar os concorrentes
Devido ao mercado estar cada vez mais competitivo, para melhorar sua imagem e fortalecer sua marca, uma empresa de porta fórmica deve analisar e acompanhar as estratégias de seus concorrentes.
Isso permite estar por dentro da situação do mercado, posicionando-se rapidamente, o que evita perder clientes ou até mesmo reduzir a participação da companhia.
3 – Atrair bons profissionais
Ter bons profissionais é crucial para o bom funcionamento do negócio, mas para atraí-los, é necessário criar um espaço de diálogo, comunicação transparente e funcionários satisfeitos.
Esse conjunto de características fortalece a imagem da corporação no mercado, que acaba atraindo profissionais bem qualificados, que desejam um espaço promissor que beneficie sua carreira e sua qualidade de vida.
Se eles se identificam com os valores da empresa, sempre vão querer estar nela, o que ajuda a companhia a crescer cada vez mais.
4 – Valorização dos colaboradores
Toda e qualquer marca, como um fabricante de elevador hidráulico automotivo, precisa garantir uma boa comunicação dentro do espaço corporativo.
Ou seja, ao pensar em comunicação, é necessário ir além dos clientes e integrar os colaboradores a esse objetivo.
Se a corporação preza pela comunicação e esta flui em seu interior, então ela conta com um processo contínuo, feito por profissionais bem administrados.
Todo colaborador reconhecido por seu gestor se sente mais motivado porque enxerga que, para a empresa, ele tem muito valor. Isso aumenta seu engajamento, e por procurar alcançar os mesmos objetivos, ele também será mais produtivo.
Um colaborador engajado e satisfeito vai impactar de maneira positiva a maneira como o público enxerga uma empresa fabricante de bisnaga de plastico.
Isso acontece porque o funcionário colabora para transmitir uma imagem positiva, algo que a comunicação estratégica tem como objetivo em sua aplicação.
Considerações finais
Até aqui, você pôde compreender que comunicação estratégica é um fator fundamental para tornar a comunicação mais eficaz e aumentar a produtividade das equipes.
Da mesma maneira, é por meio dela que a organização consegue otimizar seus processos e desenvolvê-los da melhor maneira. Além disso, as ações são pensadas com foco total no crescimento do negócio.
Por essa razão, se você deseja ver sua empresa crescer, deve trabalhar para construir uma comunicação estratégica e partir em busca dos objetivos da corporação.
Procure selecionar os melhores colaboradores e tomadores de decisão para te auxiliar nesse processo e construa uma comunicação mais consciente e eficiente para a organização.
Assim, ela terá acesso a todas as vantagens que mostramos neste artigo, e vai alcançar um ciclo de crescimento contínuo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.