Conheça 3 dicas para manter a saúde bucal em dia

Conheça 3 dicas para manter a saúde bucal em dia

Manter a saúde bucal em dia é algo necessário para qualquer pessoa que almeja ter uma boa qualidade de vida.

Isso porque a saúde bucal é uma parte fundamental do corpo humano que comanda coisas como a fala e a alimentação, podendo mexer até mesmo com questões de autoestima. 

Dessa forma, manter a saúde bucal em dia significa não só se preocupar com a escovação ou em ter um sorriso estético, mas abrange cuidados como manter uma alimentação saudável e fazer visitas regulares ao dentista, para que o profissional possa realizar um acompanhamento. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre uma boa saúde bucal, para que possa manter um sorriso saudável para o resto de sua vida e evitar desdobramentos dramáticos como a extração dos dentes devido a algumas doenças, que farão ser necessário a busca por tratamentos como a colocação de um implante dentário.

Quais dicas são recomendadas para manter a saúde bucal em dia?

Manter uma saúde bucal em dia exige a criação de hábitos e costumes, ações essas que fazem bem não só para a sua boca e para manter um sorriso estético, como para todo o seu corpo.

Assim, confira a seguir 3 principais dicas de como manter a saúde bucal em dia. 

  1. Higienização

A higiene bucal é um dos principais fatores quando o assunto é evitar doenças que vão acabar com o seu sorriso.

Isso porque, cerca de 90% de todas as doenças bucais são causadas por um denominador comum, o acúmulo de alimentos nos dentes, que por sua vez aumenta o desenvolvimento de bactérias e microrganismos. 

Portanto, utilizando ou não coisas como o aparelho dental de porcelana, é necessário fazer questão de escovar os dentes todos os dias, no mínimo três vezes por dia, sempre após as refeições.

Além disso, também é importante prestar atenção na forma como você escova seus dentes e buscar a escova mais adequada para garantir a melhor limpeza.

  1. Alimentação

Além de uma boa higienização bucal, é preciso prestar atenção no consumo de alimentos e ingestão de água. Isso  porque, uma boa case é muito mais propensa ao desenvolvimento de problemas como cáries e gengivite.

Sendo assim, além de beber bastante água, também é preciso escolher alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, como o cálcio. 

Esses componentes vão ajudar a fortalecer os dentes e até mesmo ajudar em tratamentos, como a necessidade de usar aparelho móvel transparente.

Nessa mesma lógica, realizar uma alimentação rica em carboidratos e açúcares pode potencializar o surgimento de doenças bucais como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Placas bacterianas;
  • Tártaro. 

Contudo, a limpeza dentária torna-se um fator chave na prevenção. Sem cometer grandes excessos, a saúde física e bucal não são completamente comprometidas pelo consumo de carboidratos.

  1. Profissionais dentistas

O papel do dentista também é fundamental para aqueles que almejam ter uma saúde bucal em dia.

Isso porque, ele é o único profissional capaz de avaliar e perceber sinais, mesmos que discretos, sobre possíveis problemas, além de poderem indicar melhores tratamentos e formas de evitar sintomas. 

Portanto, para evitar a necessidade de usar uma prótese dentária devido a extrações causadas por doenças bucais, é necessário visitar o dentista a cada 6 meses para avaliação e acompanhamento.

Além disso, nessas visitas é possível realizar procedimentos como aplicação de flúor e limpezas. 

Como manter hábitos de higiene bucal pode ajudar a aumentar a sua confiança?

Manter a higienização bucal é tão importante quanto buscar a cotação de um aparelho de porcelana preço e se preparar para o procedimento. 

Isso acontece pois, além de evitar o surgimento de doenças e o sofrimento de sintomas como as dores de dente, ter uma saúde bucal em dia também é benéfico para o bem-estar como um todo.

A manutenção de um sorriso estético pode ajudar uma pessoa a manter a saúde mental, com elevação de sua autoestima, por exemplo. 

O sorriso é uma parte fundamental para que a pessoa possa gerar autoconfiança e se sentir consigo mesmo, já que não é a toa que o ditado afirma que o sorriso é o cartão postal de qualquer pessoa. 

Assim, cuidar do sorriso e mantê-lo agradável para si mesmo é cuidar também de sua saúde mental e se manter bem consigo mesmo, questão extremamente fundamental para que possa ter uma boa qualidade de vida. 

Em suma, seguindo as dicas acima, é possível garantir que terá dentes fortes e estéticos para toda a sua vida. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.