Um diploma digital , se trata de um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

Foi investindo em mais essa inovação tecnológica, que o Ministério da Educação (MEC) introduziu o diploma digital em 2018. 

Foi feito, para promover a modernização deste documento acadêmico, que se alia às exigências da legislação educacional, e mais ainda, evitar fraudes ao reforçar a segurança para os registros e emissão dos diplomas digitais.

A visão do projeto é que, até 2022, todas as instituições de ensino superior do Brasil acabem com o diploma em papel e comecem a adquirir o documento digital. 

O objetivo nada mais é do que modernizar o processo, garantir a interoperabilidade e a integridade dos dados, garantindo maior transparência e flexibilidade no processo e evitar fraudes de títulos.

Apesar dos benefícios esperados com essa inovação, as mudanças podem ser um grande passo para as universidades, especialmente por causa das mudanças tecnológicas e regulatórias na nova situação.

Este post lhe dirá o que você precisa saber e lembre-se de manter o novo formato a partir de hoje!

Caso você esteja lendo o artigo “Conheça o que é o diploma digital” e queira comprar diploma online, acesse o site comprardiplomaonline.com.br.

O que é um diploma digital?

O diploma digital basicamente se trata de uma iniciativa do Ministério da Educação para promover a transformação digital na educação brasileira.

Este é o novo formato em que todas as faculdades emitirão um certificado de graduação acadêmica tradicional a partir de 2022.

Ao contrário da versão anterior em papel, este é um documento 100% digital, que é criado, armazenado e entregue totalmente digital.

Foi regulamentado pelo Decreto nº. 330/2018 e pelo Decreto nº. 554/2019 e Nota Técnica nº. 13/2019/DIFES/SESU/SESU. 

Quando lançado, espere maior flexibilidade nos processos de emissão e assinatura, melhor integração e interoperabilidade de dados e maior transparência e prevenção de fraudes.

Como o diploma digital funciona?

Diferentemente da emissão do diploma em papel, que exige que o aluno forneça seus dados e assine o documento, a versão digital permite que o aluno solicite seu diploma via smartphone ou computador.

Isso reduz significativamente o tempo de emissão, que segundo o MEC, antes isso poderia levar até 120 dias, com o novo formato, isso muda para até 15 dias, ou seja, o aluno poderá receber o seu documento em muito menos tempo.

Conheça as vantagens de se obter um diploma digital

Abaixo, conheça os principais benefícios que se podem esperar com a introdução do diploma digital:

  • Desburocratização do processo: Estando com o diploma digital, o aluno não necessita fornecer seus dados pessoalmente, ele pode solicitá-los através do seu smartphone ou computador.
  • Processo mais ágil: Conforme mencionado anteriormente, a visão é reduzir o prazo de apresentação de 120 dias para 15 dias, para também acelerar a entrada no mercado de trabalho. 

Com base na experiência da UFSC, também pode-se esperar uma redução significativa no tempo de trabalho para a criação da versão online em relação à versão em papel.

  • Prevenção de Fraudes: Por possuir recursos complexos de criptografia, o diploma digital fica protegido contra toda e qualquer fraude.
  • Redução de espaço físico: Com o novo formato é possível reduzir totalmente o espaço físico para guardar os diplomas.
  • Comodidade: O aluno não precisará se deslocar para tirar o diploma, dessa maneira evitando aglomerações, principalmente durante esse período da pandemia.
  • Economia: Espera-se uma economia de cerca de R$ 50 milhões por ano no fornecimento de diplomas digitais (considerando todas as universidades federais).
  • Paperless: A conformidade legal pode acelerar a transformação sem papel da sua universidade e ajudar a reduzir os custos com papel.
  • Sustentabilidade: A indústria do papel é o terceiro maior poluidor da água, do ar e do solo. Isso diz tudo, não é mesmo? Ao cumprir a lei, sua universidade pode reduzir seu impacto no meio ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.