9 dicas para aumentar as conversões de venda do seu e-commerce

9 dicas para aumentar as conversões de venda do seu e-commerce

Fazer conversões é o propósito de qualquer empresa, uma vez que isso significa aumentar as vendas e os lucros. As missões da organização têm um propósito e é esse objetivo que dá sentido a cada ação e decisão.

É muito importante saber qual é o propósito das estratégias de marketing e o negócio pode alcançar várias coisas, como gerar leads, conquistar clientes novos e até mesmo educar o mercado.

O mais importante não é o alvo primário da estratégia, mas o quanto a companhia está perto de alcançá-lo e medir as taxas de conversão é fundamental, por isso, não se deve abrir mão desse acompanhamento.

Mais do que isso, esse indicador não deve ser usado de qualquer forma, pois se houver alguma falha no cálculo, o negócio pode ser muito prejudicado. Mesmo assim, não é raro encontrar gestores com dúvidas sobre o assunto.

Também existem muitos que nem mesmo sabem como melhorar as conversões, algo que pode parecer um pouco mais complicado quando se trata das plataformas e-commerce.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai mostrar como aumentar a taxa de conversão da plataforma de vendas e algumas dicas que podem ser aplicadas no negócio para alcançar esse propósito.

Como aumentar as conversões no e-commerce

Um dos maiores desafios das plataformas e-commerce é aumentar as conversões em vendas, tendo em vista que não existe um vendedor que possa intermediar a negociação com o cliente.

No entanto, existem algumas práticas que melhoram o site de vendas, ajudam a atrair visitantes e facilitam a venda de produtos e serviços. São elas:

1.    Usar imagens

As imagens dos produtos à venda fazem muita diferença porque são capazes de aguçar os desejos e transmitir confiança para os consumidores em relação à qualidade da oferta.

Um fornecedor de detergente procura maneiras de mostrar seu produto porque sabe que poder visualizá-lo faz toda a diferença.

Os sites de vendas possuem fotos dos produtos, mas isso não é o suficiente. As imagens precisam ter qualidade para que as pessoas possam enxergar as soluções.

Existem recursos que ajudam nesse sentido, como opções de zoom, visão 360° ou fotos de ângulos diferentes.

2.    Mostrar avaliações de outros compradores

Um critério muito importante para as compras na internet é poder ver avaliações de outras pessoas que já adquiriram mercadorias na plataforma.

É uma maneira interessante até mesmo para expor marcas pouco conhecidas pelo público. Tanto as avaliações positivas quanto as avaliações negativas precisam ser mostradas para transmitir segurança e transparência.

3.    Criar conteúdos relevantes

Empresas dos mais variados setores, como um fabricante de guarda corpo de aço galvanizado, sabem que é fundamental criar conteúdos ricos e relevantes para se comunicar com a audiência e criar autoridade no mercado.

O blog é uma das plataformas mais poderosas para essa estratégia, visto que é nele que as publicações serão postadas e ainda traz vários benefícios, como:

  • Aumenta o tráfego;
  • Influencia os compradores;
  • Aumenta o engajamento;
  • Aumenta o poder da marca.

Lembrando que esses materiais precisam ter qualidade e falar sobre assuntos relacionados à área de atuação da plataforma e do interesse da audiência.

4.    Otimizar o site para dispositivos móveis

Os dispositivos móveis fazem parte do dia a dia das empresas e para criar boas experiências de compra, é necessário considerar essa realidade.

Cada vez mais as pessoas usam o smartphone para pesquisar informações sobre produtos e serviços e muitas compras são feitas dessa forma.

O canal precisa estar preparado para receber esse tipo de visita e garantir uma boa experiência ao visitante, caso contrário, o consumidor vai procurar o concorrente para que possa finalizar suas compras.

Existem diversas opções para otimizar, como investir em design responsivo ou criar um aplicativo de vendas, de qualquer forma, o que realmente importa é que o canal esteja pronto para trabalhar com mobilidade.

5.    Mostrar selos de segurança

Ao acessar o site de um fabricante de regua de tomadas profissional, os selos de segurança são fundamentais para assegurar o visitante de que o ambiente é seguro e vai proteger seus dados.

As plataformas de venda também precisam desse recurso e usá-lo apenas no rodapé não é suficiente. Ele também precisa aparecer em páginas estratégicas, como carrinho de compras e outras páginas do processo de checkout.

6.    Investir em canais de ajuda

Enquanto a pessoa tiver alguma dúvida, pode adiar a compra ou simplesmente desistir. Para evitar que isso aconteça, é necessário que a plataforma esteja sempre à disposição para esclarecer dúvidas.

Mostre quais são os canais de ajuda, como chat online, redes sociais, telefone e e-mail para que o cliente possa fazer suas perguntas e pedir ajuda.

Um fabricante de cortina de vidro retrátil presta um bom atendimento porque isso pode fazer o cliente se sentir seguro e até mesmo aumentar o ticket médio.

7.    Analisar o desempenho do canal

Também é fundamental analisar métricas de indicadores de desempenho para saber se os resultados estão melhorando ou se a estratégia está trazendo retornos.

Atualmente, é possível contar com ótimas ferramentas que fazem essa análise de maneira robusta e simples, como no caso do Google Analytics.

8.    Fazer vídeos curtos

Além de usar boas imagens, também vale a pena fazer vídeos para mostrar detalhes sobre o produto exposto na vitrine.

Esses materiais não precisam ser longos com avaliações e música de fundo, muito pelo contrário, o ideal é que sejam simples e capazes de mostrar a qualidade do item.

9.    Fazer descrições detalhadas

É um erro usar apenas a descrição do fabricante porque isso pode fazer com que a loja perca oportunidades de despertar o desejo de compra em seus potenciais clientes.

Persuasão é algo indispensável para aumentar as conversões e isso está diretamente relacionado com a descrição do produto.

Por exemplo, se a plataforma estiver vendendo churrasqueira de parede inox, deve falar sobre as medidas, cores, materiais de fabricação, entre outros elementos importantes.

É fundamental dar detalhes para que o visitante possa esclarecer todas as dúvidas, lembrando que elas podem deixar o computador inseguro, principalmente na internet, visto que se trata de um espaço onde o cliente não pode ver a mercadoria pessoalmente.

Dicas para aplicar no e-commerce

Para potencializar ainda mais as conversões, existem alguns recursos que podem ser aplicados nas plataformas e-commerce para aumentar ainda mais as vendas.

Um deles é saber organizar as vitrines virtuais de maneira estratégica, e isso é importante porque nas lojas físicas, o vendedor se responsabiliza pela conversão. Ele faz isso quando recomenda produtos, de acordo com as necessidades da pessoa.

O consumidor tem dúvidas sobre tudo o que deseja comprar, desde perícia cautelar automotiva até uma simples peça de roupa. No caso das plataformas e-commerce, as recomendações podem ser feitas por meio de tecnologia.

Um dos melhores recursos é a vitrine virtual que organiza e apresenta as mercadorias de maneira inteligente, o que facilita o comprador para que encontre opções alinhadas.

Facilitar o check out também é outra prática fundamental porque de acordo com uma pesquisa realizada, cerca de 87% das pessoas abandonam o carrinho de compras quando essa etapa é muito complexa.

Nenhuma loja quer que o cliente desista de comprar porque simplesmente não consegue finalizar o processo. As etapas finais do funil de vendas são delicadas e exigem muita atenção na hora de criar facilitadores e eliminar barreiras.

Uma confecção de uniforme cozinha industrial que vende pela internet também pode melhorar as opções de frete. Se o preço estiver acima do esperado, muitas pessoas podem simplesmente desistir da compra.

É recomendável fazer parcerias com transportadoras e usar o frete grátis como argumento de vendas. Outro ponto fundamental é prestar atenção ao prazo de entrega, pois se for muito longo, também pode desestimular o comprador.

Ao trabalhar com estratégias de marketing e vendas dentro da plataforma, recomenda-se o uso de gatilhos mentais, recursos que estimulam a ação por parte do visitante.

Um dos gatilhos mais usados é o princípio de escassez, muito comum em chamadas que destacam os produtos com estoque limitado.

Também existe o gatilho de urgência, usado por um fabricante de carretel de plástico para limitar o período em que a oferta fica disponível.

Considerações finais

As plataformas e-commerce estão em seu auge no mercado, mas ao mesmo tempo em que as pessoas estão cada vez mais interessadas em comprar pela internet, a concorrência também é cada vez maior.

Isso pode dificultar as conversões e a melhor forma de reverter essa situação é por meio de estratégias aplicadas diretamente no site de vendas. Por meio das dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil vender pelo site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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