Descubra a diferença entre Live Commerce X E-commerce

Descubra a diferença entre Live Commerce X E-commerce

Os inúmeros canais de venda que ganharam destaque mais recentemente, como o live commerce e o e-commerce, são grandes oportunidades para os empreendedores levarem a diferença para seus negócios.

Fica para trás quem não aderir a esses novos canais de venda, afinal, pode acabar perdendo o seu público e não conseguir recuperá-lo.

Além do fato de que, por serem canais de venda lucrativos, muitas empresas vão querer fazer parte deles, aumentando assim a concorrência.

Mas é possível enxergar essas oportunidades no momento em que se entende que novos canais podem trazer novos acessos à loja online, e assim muitos novos consumidores.

O único caminho para se manter atual no mercado seja o de venda de arame recozido bitolas ou qualquer outro produto, é se aliar a tecnologia e os novos canais de venda que ela proporciona.

O número cada dia maior de usuários na internet é a prova disso, pois através de seus aparelhos conectados à rede, eles fazem compras, pagam contas e até trabalham no modelo conhecido como home office.

Portanto, é notável o quanto a tecnologia vem se tornando cada vez mais relevante na vida das pessoas com a ajuda de canais virtuais, sejam eles de comunicação ou de vendas de divisória de pvc com porta sanfonada.

O artigo a seguir vai explicar melhor sobre dois dos mais importantes canais de vendas aliados à tecnologia da atualidade, o live commerce e o e-commerce, além de suas vantagens e principais diferenças. Confira!

Live Commerce e suas vantagens

Live commerce é um tipo de evento virtual que se popularizou muito nos dois últimos anos, e foi criado para aumentar as vendas de uma marca, reunindo artistas e influencers em plataformas de streaming ao vivo.

Seja a marca de vendas de embalagem de papelão para salgados, de distribuição de contraceptivos femininos, ou de qualquer outro segmento que possa ser vendido no formato online.

Essas live commerces tem o intuito de aproximar o seu público-alvo dos produtos da empresa que a estão patrocinando, por isso, promove uma experiência divertida e também interativa.

A fim de garantir que o seu público consiga tirar dúvidas sobre a marca, sobre os produtos que ela está oferecendo e que possa comprá-los de forma rápida.

Por muitos anos, esse tipo de divulgação em TVs abertas foi muito comum, principalmente nos anos 1990 e 2000. Mesmo que ele tenha sido quase esquecido, existem alguns motivos para ele ter sido eficaz nessas épocas.

Esse tipo mais íntimo de contato com o cliente se tornou muito eficaz e continua sendo até hoje. Por isso, o live commerce é como uma evolução tecnológica deste tipo de venda, mas no lugar da TV aberta são usados os streamings.

Além de que no lugar dos apresentadores das emissoras são usados influenciadores digitais do setor. Para efetuar a compra, basta o cliente pegar o seu smartphone e concluí-la em poucos cliques.

Sem a necessidade de ligar repetidas vezes para um número, podendo se cansar e acabar desistindo de adquirir um item como um medidor de umidade para algodão que estava prestes a comprar.

Depois de entender o que é um live commerce e como ele funciona, vamos ver algumas das principais vantagens de apostar nessa nova e promissora tendência.

Aproxima o cliente da marca

Com o fato das transmissões serem ao vivo, é maior a probabilidade de interação do público por meio de chat. Essa interação pode ajudar muito a aproximar o cliente da empresa de vendas de cadeira jantar ou outro segmento.

Isso gera uma alta audiência para a marca e aumenta a chance de espectadores que não a conhecem se tornarem novos clientes dela. Além disso, esse tipo de comércio ao vivo pode ser aprimorado para que a experiência do cliente seja cada vez mais agradável.

Aumenta a credibilidade da marca

Uma boa relação entre a marca e o cliente é essencial e pode trazer mais uma série de benefícios para uma empresa de confecção de fantasia de índio feminina.

Um desses benefícios é aumentar a credibilidade e o reconhecimento da marca perante o mercado competitivo nos dias atuais.

Esse processo pode destacar a empresa em meio aos seus concorrentes e fazê-la se tornar a primeira opção online do seu público-alvo.  

Impulsiona as vendas

Sendo a opção principal de seu público-alvo e tendo uma boa proximidade com os clientes, a conversão de vendas dentro do negócio aumentará exponencialmente.

Como resultado da credibilidade que foi passada pela organização, tendo em vista que ela mostrou ao cliente ser especialista no nicho em que está atuando, seja ele de venda de toldo e cobertura ou móveis de escritório.

E-commerce e seus benefícios

O e-commerce, que também pode ser chamado comércio eletrônico, é uma forma de fazer a realização de transações comerciais 100% pela internet, na maioria das vezes usado por lojas online.

Todo o processo, desde a seleção do produto até a forma de pagamento, todo o processo de negociação é realizado de forma digital.

A única etapa que é realizada no meio físico é a da logística de entrega do produto aos clientes, fora ela, nenhuma outra etapa é feita fisicamente.

O e-commerce se baseia em alguns processos para ter um bom funcionamento, são eles:

  • Divulgação;
  • Promoção;
  • Qualidade;
  • Convencimento.

Tendo bons processos para esses e outras obrigações de um comércio, será mais fácil conquistar clientes online e realizar as vendas pela internet.

A aposta no e-commerce traz mais algumas importantes vantagens aos donos de empresas, como ficará claro a seguir.

Baixo investimento inicial

Quando comparado a montagem de um negócio físico, os custos para começar um e-commerce são visivelmente menores.

Até porque gastos como aluguel de um lugar, reformas e compra de equipamentos não essenciais são eliminados em um primeiro momento, pois não fazem diferença para o bom andamento do negócio.

Assim é possível investir o capital disponível em outras áreas, como em um bom volume de estoque, na criação de boas estratégias e campanhas de marketing, entre outras.

Mais flexibilidade

Diferente das lojas físicas, no e-commerce não existe horário comercial de funcionamento, os produtos podem ficar disponíveis 24 horas por dia e serem comprados a qualquer hora.

Assim o lojista pode lucrar mais e ter uma rotina de trabalho mais flexível, podendo estar disponível a hora que quiser do dia e usando ferramentas de atendimento automatizado no restante dele.

Maior alcance

O e-commerce traz também um grande diferencial das lojas físicas, que é o alcance, a tecnologia permite que o mundo inteiro tenha acesso aos produtos de uma loja de película jateada branca, por meio da Internet.

Com a disponibilização de ferramentas de logística cada vez mais otimizadas, é possível fazer entregas de produtos em vários lugares, por mais distantes que eles sejam.

Principais diferenças entre as modalidades

Antes de começar a falar sobre as diferenças desses dois meios de comércio, vale lembrar que na verdade o live commerce é uma vertente do e-commerce.

Ou seja, é também um e-commerce, portanto, tem muitos pontos similares, mas tem também alguns pontos diferentes.

A principal diferença a se destacar sobre ambos os tipos de comércio é o fato do e-commerce ser feito totalmente online, sem contar com conversas por vídeos ou telefones, podendo muitas vezes ser feito por ferramentas de atendimento automático.

Em contrapartida, o live commerce busca ter um contato mais direto e humanizado com o cliente através de lives em plataformas de streaming como o YouTube, que podem conter músicas ou quadros interativos que chamem a atenção do cliente ao produto.

Outra diferença importante que vale destacar é o fato do e-commerce não precisar ter um alto investimento inicial, tendo em vista as questões citadas anteriormente.

Por outro lado, o live commerce pode sim ter um baixo custo também, mas para chamar mais a atenção do público, é normal a contratação de famosos ou influencers para apresentar o produto e ajudar a convencer mais pessoas a comprá-lo.

A última diferença que vale ressaltar é o fato do e-commerce buscar fazer uma venda mais direta através das lojas virtuais, o cliente pode acessar a loja e ir direto ao produto que deseja.

Já em uma live commerce existe todo um roteiro de apresentação do produto, onde alguém irá falar sobre ele, na maioria das vezes mostrar a sua eficiência, entre outras questões.

Considerações finais

Depois de entender exatamente o que é live commerce, e-commerce e algumas das suas vantagens mais relevantes, além das suas diferenças, apesar de um ser uma vertente do outro, resta apenas selecionar a melhor opção para as estratégias do seu negócio.

Vale lembrar que as duas opções também podem ser consideradas, uma vez que ambos os meios de venda aliados a um bom plano de marketing podem ajudar a trazer inúmeros novos clientes e aumentar muito as vendas do negócio.

Até porque, no final das contas, o objetivo principal é exatamente esse: agradar o público e aumentar o número de clientes fiéis da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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