Para muitos uma estratégia ultrapassada, para outros uma verdadeira mina de ouro, se você é daqueles que considera o e-mail marketing algo obsoleto, recomendamos que comece a rever seriamente seus achismos porque acredite: essa é sem dúvidas, uma das melhores e mais utilizadas estratégias de marketing digital. 

Por mais que muitos acreditem que o e-mail se tornou algo do passado, essa ferramenta ainda é muito utilizada no dia a dia de grande parte das pessoas, ao redor do mundo são mais de 4,3 bilhões de usuários de e-mail, sendo que 92% das pessoas usam com frequência esse recurso, sendo 61% de forma diária. 

Além disso, o e-mail é o queridinho para muitas pessoas na relação empresa-consumidor, cerca de 72% dos usuários preferem manter o contato através do e-mail do que por outros canais de comunicação, essa é uma estratégia presente ainda em 46% das empresas brasileiras, o problema é que grande parte delas só usam esse conceito com uma finalidade: disparar campanhas promocionais. 

É claro que o e-mail marketing é ótimo para promover um novo Carrinho de supermercado, por exemplo,  porém, essa é uma estratégia intimista, que estabelece uma conexão direta e pode ser usada de uma forma ainda mais eficiente: gerar aproximação com os clientes. 

No texto de hoje, iremos dar algumas dicas e mostrar o impacto que o e-mail marketing tem em relação à aproximação dos clientes, bora conferir como usar essa ferramenta para fidelizar seus consumidores? Então vamos lá!

E-mail marketing e fidelização: uma combinação assertiva!

O e-mail é conhecido por ser um canal de comunicação extremamente direto, certo? Afinal, ele funciona praticamente como um chat onde a mensagem sai de um local e chega diretamente ao consumidor de forma eficiente, sendo assim, é claro que essa acaba sendo uma ferramenta essencial quando falamos de fidelização e aproximação de clientes. 

Essa é a melhor ferramenta para aproximar a empresa do seu público justamente por ter esse contato mais próximo entre a marca e o seu consumidor final, receber um e-mail é sinal de proximidade, e isso faz com que o contato entre ambos seja cada vez mais estreito. 

Dessa forma, é possível deixar o cliente a par de tudo que acontece na sua empresa, enviando conteúdos altamente personalizados e até exclusivos até ele, trazendo um senso de pertencimento enorme, aumentando assim, as chances de fidelização. 

É como se você estivesse fazendo um tour dentro de uma empresa de Painel Eletrônico de tão próxima que é a comunicação. Bom, no meio de tantos pontos positivos, para que esse conceito funcione, é preciso que ele seja bem feito, dessa forma, separamos algumas dicas para você desenvolver campanhas de e-mail marketing que te ajudem exclusivamente na aproximação e fidelização de clientes, confira!

Ofertas exclusivas

Uma das formas mais eficientes de desenvolver campanhas de e-mail marketing voltada para a aproximação dos clientes é a realização de ofertas exclusivas, você pode anunciar um produto ou serviço em primeira mão bem antes do seu lançamento. 

Ou até mesmo realizar algo exclusivo e único para determinados consumidores, como preços promocionais e até mesmo, um lote novo de produtos só para eles, isso sem dúvidas, ajuda não só a aproximar e gerar confiança como também pode ser crucial para as suas vendas. 

Vantagens para clientes VIPs

Se você não quer realizar uma oferta direta, também é possível oferecer algumas vantagens para clientes considerados VIPs, crie uma lista com os consumidores que você considera como principais dentro do seu negócio. 

Busque trazer algumas vantagens para eles, como uma visita a sua sede, descontos progressivos, participação em eventos gratuitos, e por aí vai. 

Abordagem altamente personalizada

Saindo das ofertas e indo para uma linha de proximidade mais simplificada, o e-mail marketing permite que você construa uma abordagem que seja altamente personalizada, através dele, você pode criar uma comunicação e um conteúdo específico para cada tipo de consumidor de acordo com seus interesses e gostos pessoais. 

Sendo assim, o e-mail é uma das únicas plataformas na qual você pode agir de forma direta, enviando novidades sobre sua nova linha de  Caixa De Papelão apenas para os interessados, além de falar com o público de maneira individualizada, muito mais próxima e íntima. 

Tudo isso acaba gerando uma aproximação maior, afinal, o consumidor percebe que ele não é só mais um, e acaba tendo uma relevância maior dentro do seu negócio, o que gera confiança e aproxima demais sua marca de seu público. 

Comunicação frequente e conteúdos informativos

Outro fator que ajuda bastante a aproximação com os clientes é a comunicação frequente e os conteúdos ricos e informativos, procure manter um envio constante de e-mails, variando entre as ofertas citadas acima e é claro, conteúdos altamente informativos, o consumidor não pode se sentir jamais esquecido ou deixado de lado, então priorize-o. 

Monte um cronograma completo de pelo menos um envio diário, também não exagere para não sufocá-lo, vale destacar que os conteúdos devem ser ricos e apresentar valor para aquele que está o consumindo, então se esforce, e crie algo que realmente chame a atenção e cative o usuário. 

Lembrete de pontos, recursos e agradecimentos

Quem não gosta de ser lembrado? Como citamos acima, todo cliente quer saber que existe para aquela empresa e quer que ela também vá atrás dele indo além das ofertas, sendo assim, é sempre importante registrar alguns lembretes falando sobre fatores específicos. 

Crie lembretes para lembrar de pontos acumulados no seu programa de fidelidade, recursos disponíveis para o consumidor mais ativo e é claro, faça sempre agradecimentos por ter aquela pessoa dentro da sua base de consumidores. 

Tudo isso gera um sentimento especial, um carinho a mais seja você um agricultor ou um dono de uma empresa de Cabo multiplexado, isso gera gratificação e acima de tudo, aproximação entre a sua marca e o seu público. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.