Designer Gráfico: Criando a identidade visual do seu negócio

Designer Gráfico: Criando a identidade visual do seu negócio

A identidade visual de uma empresa representa um dos primeiros contatos que o cliente vai ter com uma marca, por isso, é importante que ela seja visualmente agradável ao público-alvo que irá atender e também que possa cativar outros clientes em potencial. 

O profissional responsável por essa criação é o designer gráfico, que participa do processo criativo desse projeto visual. É necessário atender as ideias do dono, compactuando com os meios que possam atender tanto às expectativas da empresa quanto dos usuários que irão buscar por um produto ou serviço. 

Processo de criação de uma identidade visual

Saber quais cores, frases, logos, tipografia e outras são melhores para compreender valores e pensamentos que uma empresa aborda são itens necessários para um designer gráfico quando se está construindo uma identidade visual. 

Para isso, confira alguns meios de construir essa identidade visual com mais facilidade: 

Logotipo

A construção de uma logo faz com que a sua marca seja facilmente reconhecida em qualquer local. Por exemplo, se uma empresa de calibração tem um logo chamativo e que contemple exatamente o que a marca passa, é mais fácil para que o cliente entenda a credibilidade que ela passa, fazendo com que esse negócio ganhe mais destaque entre outras empresas que vendem o mesmo serviço. 

Cores

Para que seja construída uma logo, é preciso que as cores que irão compor ela estejam definidas. Geralmente são usadas as que possuem significados semelhantes aos ideais propostos pela empresa. 

Tipografia 

As letras, semelhantes às cores, vão passar as emoções e sentimentos almejados pelo dono da empresa. É importante se atentar que as letras vão influenciar no fator psicológico do conteúdo que está sendo lido, afinal, se for uma letra de difícil leitura pode complicar na captação do cliente. 

Frases

Chamar a atenção com frases de efeito tendem a ajudar a segurar o usuário por mais tempo, fazendo com que ele possa vir a desenvolver interesse de compra em uma mangueira de incêndio, por exemplo. 

Engajamento de conteúdo 

Com uma identidade visual bem feita e atrelada aos seus significados, é mais fácil captar usuários dispostos a conhecer sua marca melhor. É sempre o primeiro contato que terá que passar confiança e credibilidade suficiente para que ele possa saber se vai voltar ou não. 

Por exemplo, uma empresa que vende câmaras de refrigeração, precisa cativar o cliente no primeiro contato que tiver com ele. Atrelada a uma boa identidade visual, a melhor estratégia para “fisgar” esse usuário, é por meio de uma estética visual que atraia ele, que o deixe interessado em saber mais sobre o produto demandado. 

Deste modo, ter um bom engajamento virtual, principalmente, ajuda esse buscador a saber que a empresa escolhida vai oferecer um bom serviço por demonstrar, visualmente, que tem credibilidade e responsabilidade. 

Por isso que a atuação de um designer gráfico é tão importante para sempre estar fazendo melhorias nesta identidade visual, mas sem perder o ponto de partida dela que sempre deve ser mantido, que são as cores e algumas alterações no logotipo, para que os usuários sempre possam identificá-las, independente das mudanças que forem feitas. 

Este artigo foi produzido por Maria Eduarda, criadora de conteúdo do Soluções Industriais


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